TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Infantil é uma etapa inclusa na Educação Básica a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Por:   •  30/12/2017  •  Artigo  •  3.918 Palavras (16 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 16

#TAMOJUNTO: O Eu e o Outro nas relações entre os alunos do 1º período do Centro de Educação Infantil Pequeno Polegar

Micheli Oliveira Fraga dos Santos

Rosirene Ribeiro Oliveira dos Santos[1]


Susane Martins Castro
[2]

RESUMO: A Educação Infantil (E.I.) é uma etapa da educação básica que se propõem a potencializar o desenvolvimento e aprendizados das crianças de 0 á 3 anos (em creches) e de 3 á 6 (em pré-escolas). Dentro desse espaço-tempo, as relações humanas são potencializadas, e como argumenta Vygotsky (2002) é a partir das relações de interação que a criança desenvolve as linguagens e suas aprendizagens. Assim, a compreensão de como se desenvolvem as relações afetivas entre os alunos do 1º Período do Centro de Educação Infantil Pequeno Polegar localizado no munícipio de Bom Jesus da Lapa - BA tornou-se o objeto de pesquisa desse trabalho, pois a sociabilidade é uma das bases para o desenvolvimento dos projetos pedagógicos da E.I., e é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento humano. Esse projeto buscou promover a interação entre as crianças, e teve como efeito das ações desenvolvidas uma árvore de respeito às diferenças.

PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Sociabilidade. Desenvolvimento.

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A Educação Infantil (E.I) é uma etapa inclusa na Educação Básica a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB): nº 9394/96, que a regulamenta enquanto obrigatória tal como o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, todavia, a história da Educação Infantil anteriormente a regulamentação perpassou por assistencialismos e preparo para o Ensino Fundamental, o que ainda acarreta ranços nos trabalhos pedagógicos desenvolvidos nos anos atuais.  

        A sociabilidade, ou seja, a sensação de pertencimento á algo por parte da criança, mostra-se através das relações que a mesma estabelece com seus colegas e professoras.  Todavia, ainda na fase de desenvolvimento do egocentrismo e por vezes, nas imitações de modelos não positivos para a construção de sua personalidade, constroem relações com seus colegas e com os outros, um tanto quanto conturbadas, que influenciam no desenvolvimento de suas aprendizagens e na construção de sua identidade. Sendo a escola o espaço onde se constroem cidadãos emancipados e participativos, compreender como ocorre esse processo de desenvolvimento das relações afetivas entre os alunos do 1º período do Centro Educacional Infantil Pequeno Polegar, torna-se relevante, pois, a Educação Infantil é o primeiro espaço de sociabilidade para além da família, é aonde as crianças vão aprendendo uma rotina sistematizada, a assimilação do multiculturalismo e a compreensão do outro. Assim, elas aprendem valores como o respeito, a compreensão, e o perdão, podendo se tornar um dos espaços que potencializam o desenvolvimento à tolerância ao outro por respeito.

        Para a compreensão desse objetivo, estruturaram-se três ações: a de identificar que tipo de relações os alunos do 1º Período do Centro de Educação Infantil Pequeno Polegar desenvolvem; a de analisar os preconceitos embutidos nessas relações e como desmitificá-los; e a de potencializar o desenvolvimento de relações com base em valores positivos para o desenvolvimento das aprendizagens infantis.

        As ações desenvolvidas são pertencentes à abordagem qualitativa dentro da pesquisa-ação que segundo Severino (2007, p. 120): “[...] além de compreender, visa intervir na situação, com vistas a modifica-la. [...]”, buscou-se o desenvolvimento de dez planos de aula, voltados a temas que interlaçam-se os objetivos com metodologias lúdicas ligadas a rotina já desenvolvida pelas professoras regentes, ao passo que o trabalho desenvolvido seja menos impactante e mais prazeroso para as crianças, e que alçassem os objetivos propostos nesse projeto.

        A escolha do lócus para a pesquisa foi orientada pela proximidade das pesquisadoras e acessibilidade com a área pesquisada. Assim, optou-se pelo Centro de Educação Infantil Pequeno Polegar Katiuscia II, situado na Rua São José, no bairro João Paulo II, pertencente ao município de Bom Jesus da Lapa – BA. A escola atende 220 crianças nos turnos matutino e vespertinos, divididos em cinco turmas. Duas turmas de maternal (3 anos), uma de 1º período (4 á 5 anos) e duas de 2º período (5 á 6 anos). A turma do 1º período tem como regentes do trabalho pedagógico as professoras Ney Regina Maria de Jesus Santos e Joseneide Barbosa desenvolvendo as atividades com vinte e quatro crianças, sendo vinte e três frequentes, que foram observadas no período de cinco dias para a compreensão de suas problemáticas e necessidades, e principalmente, para serem ouvidas. A escolha do lócus por esse período deu-se pela faixa etária de quatro anos da maioria dos alunos, de ainda pertencerem à fase final do egocentrismo e por estarem iniciando a construção de sua personalidade, e principalmente, por serem aqueles que estão em período privilegiado, nem iniciantes e nem finais de percurso na Educação Infantil.

2  O ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Desafios e possibilidades

A história da Educação Infantil inicia-se na perspectiva assistencialista com as mães mercenárias na Antiguidade, onde estas, através de uma determinada quantidade de dinheiro destinavam cuidados às crianças pequenas. Durante a Idade Média, foram criadas as rodas dos expostos (cilindros giratórios) nos muros da Igreja Católica ou de Hospitais de Caridade mantidos pela mesma, que destinavam cuidados a crianças abandonadas (em sua maioria, crianças tidas fora do casamento ou por mulheres que ainda não eram casadas). Com as revoluções durante a Modernidade, as concepções de sociedade se transformaram ligadas a lógica industrial do capitalismo, assim, as mudanças nos cuidados com as crianças foram providenciados para que as mães pudessem trabalhar e seus filhos ficassem em instituições que os cuidassem durante esse período (OLIVEIRA, 2010).

A Constituição Federal de 1988 garante a qualquer cidadão brasileiro o direito a educação de qualidade. Assim, é com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei de nº 9394/96, e a inserção da Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica, que o trabalho desenvolvido com crianças de 0 á 5 anos nos Centro de Educação Infantil começam a ganhar reforços de caráter educacional com um financiamento mais apropriado para a complexidade da Educação Infantil. A E.I. torna-se um desafio, pois, leva educadores a refletir: como construir um trabalho pedagógico a partir do brincar com as crianças que os auxiliem nos seus processos de construção de identidade e não os escolarizem antes do tempo valorizando suas infâncias?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (393.7 Kb)   docx (171.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com