TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR SURPEVISIONADO DA EDUCAÇÃO INFANTIL ETAPA --V

Por:   •  25/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.109 Palavras (13 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 13

ESCOLA MUNICIPAL DOM BOSCO

UNIVERSIDADE DE UBERABA

PRISCILA MAURÍCIO DA SILVA

Ponte Nova MG - 2016

ESTÁGIO CURRICULAR SURPEVISIONADO DA EDUCAÇÃO INFANTIL ETAPA --V

    Relatório de Estágio Curricular do Ensino da

Educação Infantil do Curso de Pedagogia na

Universidade de Uberaba – UNUBE Pólo de PONTE NOVA MG-2016, turma 40

Este relatório é com objetivo de ser habilitada na quinta etapa do curso.

Orientador: Faraides Maria Sisconeto de Freitas

Mensagem

A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores.

A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo o que elas propõem.

       (Jean Piaget)

Sumário

Introdução 1

Orientações de desenvolvimento de aditividades- o espaço da sala de aula 2

Planejando  o exercício da docência 3

Pensando a avaliação da docência 4

Conclusão final 5

Referencias biográfica 6

Anexo.........................................................................................................................................7

INTRODUÇÃO

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Constitui-se em um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o aprendido, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico.

Orientação de desenvolvimento de atividades

  1. O espaço da sala de aula

A sala de aula é organizada com carteiras e mesas em círculos de frente a porta tem o quadro de giz e a mesa do professor que fica de frente da janela a sala é toda decorada com cartazes coloridos, calendários de aniversario, alfabetos e numerais.

Os jogos interativos fazem parte do cotidiano escolar, tem a “hora da rodinha”, onde eles podem se expressar. Nas salas têm mesas e cadeiras pequenas de acordo com as idades, armários e prateleiras com material e brinquedos pedagógicos, cartazes de “combinados” da turma, que promovem o respeito, a convivência.

Os alunos sentam em mesas iguais em circulo que ficam as mesas e cadeiras de frente para o outro.

A sala é toda decorada com cartazes coloridos. O trabalho dos alunos em sala de aula são com massinhas eles colorem desenhos e trabalham com tinta guache. Com esses trabalhos é possível percebermos todo o desenvolvimento do aluno.

Os brinquedos pedagógicos são dispostos na sala para cada aluno brincar e usar a sua imaginação com as massinhas e quebra cabeça. Os brinquedos ficam guardados dentro dos armários. Às vezes tem os dias certos das crianças terem acesso a eles. Esses tipos de brinquedos são os jogos pedagógicos industrializados pelos professores. Os brinquedos que são os jogos pedagógicos são usados de forma que os alunos vão se desenvolvendo e freqüentemente as crianças fazem o uso dos mesmos.

O aluno tem liberdade para transitar, mas sem fazer bagunça e quando querem levantar eles pedem permissão à professora. Essa permissão é com naturalidade, mas tem alguns que ficam com medo da reação do professor. Os alunos têm toda a liberdade de dirigir a palavra ao professor.

A relação que o professor tem com o conhecimento são de estimula e ativa o interesse do aluno e oriente o seu esforço individual para aprender.Ela gosta de ler , estudar e pesquisar para poder se aprofundar mais em seus aprendizados e poder passar tudo aquilo que sabe para os alunos .Demonstra interesses pelas diferentes áreas do conhecimento com as quais lida e que formam sua identidade profissional e seu saber docente com a prática cotidiana e a experiência vivida.

Através da identidade do corpo e da fala e da postura olhando toda essas expressões que a professora tem a gente percebe que ela passa todos os conhecimentos em relação à vida e, além disso, ela apresenta um olhar de dureza emocional e passa para os alunos toda a sua rigidez porque os alunos e os pais ver essas expressões todas que a professora tem podemos ver que ela  tem toda a sua capacidade para o exercício de sua profissão .

A professora e carinhosa às vezes mais são muito rígidas porque ela coloca todo o respeito e disciplina na sala de aula ela fica muito brava com as inquietações dos alunos. Eles a chama de tia.

Sim às vezes é possível perceber que as atividades desenvolvidas na sala de aula fazem parte do projeto pedagógico da escola a professora trabalha normal com o projeto pedagógico da escola porque alem que não estavam previstas em seu planejamento ela procura passar esses projetos para os alunos.

O processo de ensino-aprendizagem é as atividades que ela faz com os alunos como ler livros de historia e eles contarem o que entenderam e as atividades criativas e lúdicas no espaço de sala de aula eles se interessam pelas atividades e conseguem aprender o que é proposto às vezes tem alunos que demonstra dificuldade no entendimento de aprender o que a professora faz quando acontece isso ela tenta ajudar o aluno de uma forma paciente e ensina com tranqüilidade para o aluno possa aprender e não ter mais dificuldades. O projeto que a escola tem é o projeto pedagógico que eles usam.

Na sala a onde eu fiz o estagio não tinha nenhuma alunos com necessidades especiais. E se tivesse alem de ela dar atenção para os outros alunos ela iria procurar uma forma para dar toda atenção para o aluno com necessidades especiais. No momento ela não fez nenhum curso o único curso de formação que a professora conceição Hypólito chegou a fazer foi o magistério para dar aula.

A equipe pedagógica da escola atua tentando ajudar a professora em tudo o que ela precisa com as atividades e passa os seus conhecimentos para a professora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (244.2 Kb)   docx (125.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com