TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Intercultural

Por:   •  26/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

Cecília de Oliveira Luna Kirchmeyer – RA: 8065878

Portfólio ciclo 2

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Atividades em educação e Diversidade, como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora: Ana Maria Tassinare

Batatais (polo)

2019

A diversidade está presente tanto na escola como na sala de aula, deve-se levar em consideração que cada aluno possui uma cultura diferente.

Os professores tem dificuldades para lidar com as diferenças culturais de cada aluno. No entanto cabe ao professor saber respeitar essas diferenças entendendo que cada aluno possui seu conhecimento próprio, e que deve-se trabalhar isso na sala de aula, explorar esse conhecimento e levar para sala o cotidiano de cada um.

O processo de inclusão racial, social e cultural deve acontecer, porém de maneira que ninguém perca seus valores e sua identidade, esse processo deve ocorrer de forma natural, com respeito e tolerância às diferenças e adversidades.

Não deve ser feita uma comparação de culturas, deve-se trabalhar o que cada um possui de melhor, a escola pode fazer projetos onde ocorra uma interdisciplinaridade, onde cada professor apresenta uma atividade baseada no mesmo tema.

A escola deveria se preocupar em preparar os alunos para aprenderem a conviver com culturas diferentes, pois nos dias de hoje nos deparamos cada vez mais com o preconceito e discriminação.

Mas para que tudo isso aconteça é preciso que ocorra não somente um envolvimento dos professores como também do Estado e do Ministério da Educação, para que os professores sejam estimulados, preparados e orientados a fazer esse trabalho de forma correta e segura para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (29.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com