TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Intercultural

Por:   •  26/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

FELIPE DOS SANTOS PINTO

8096706

ATUALIDADES EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

PORTFÓLIO CICLO 2

Volta Redonda

2019

Objetivo: Refletir sobre o papel que a educação deve representar nos processos de inclusão de alunos das comunidades indígenas.

Descrição da atividade -  Leia o texto: "Educação Intercultural" e avalie como as diferenças culturais são trabalhadas na escola e na sala de aula, colocando suas considerações no Portfólio.

Educação Intercultural

Costuma-se dizer que o Brasil é o país das diversidades. E de fato possuímos uma pluralidade cultural muito grande, que se traduz nas tradições, nos sotaques e gírias regionais, no modo de se vestir, na culinária e nas manifestações religiosas, tudo isso aliado ao nosso extenso território. Assim fica claro e emergente a adoção de posturas e políticas que valorizem a interculturalidade.

Mas afinal, o que vem a ser a interculturalidade? Segundo Freitas (2012), uma educação é intercultural quando numa educação multicultural (com várias culturas) ocorre diálogo, troca e aprendizado entre elas.

É o que tentam os professores Chilenos apresentados no texto “Educação Intercultural”, apesar das divergências de ideias entre eles. O conteúdo vai descrevendo aos poucos, a opinião de cada um, desde o mais experiente até o mais novato, sobre o papel da educação na inclusão de crianças indígenas, mais especificamente os mapuches.

Apesar de toda a retórica em torno do que pode ser ou não a melhor conduta na condução da educação e na maneira de incluir os indígenas à sociedade, o texto não é conclusivo em relação ao assunto, deixando no ar a ideia de que a interculturalidade é um processo difícil, cabendo ao leitor fazer suas próprias reflexões.

Trazendo essa discussão para a realidade brasileira, também podemos intuir, a priori, que é um processo difícil. Aliás dificílimo, dada a nossa conhecida realidade multicultural, herança do nosso processo de colonização e intensos movimentos migratórios internos e externos desde então.

A respeito da discussão apresentada no texto sobre o respeito e a valorização da cultura alheia, os textos do Ciclo 2 se aproximam muito dessa ideia. Em linhas gerais: o texto de Nilma Lilo Gomes discorre sobre a Lei nº 10.639/03 que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileiras e africanas nas escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio, sua aplicabilidade e contextualização histórica; o trecho em destaque do livro de Educação Sexual na Sala de Aula de Jimena Furlani trata mais das reflexões históricas, conceituais e políticas à educação de respeito às diferenças; e por fim, o trecho em destaque do livro A diversidade cultural como prática na educação de Fátima e Silva Freitas trata da questão do multiculturalismo, interculturalidade e educação escolar.         Como ponto em comum nesses textos podemos apontar a ideia do respeito às diferenças, assunto caro à atualidade. Quando se trata de interculturalidade, as questões são múltiplas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (89.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com