TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Jesuítas

Por:   •  26/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 5

                                   

                               

                                                 

                                        EDUCAÇÃO JESUÍTICA

                                           UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

                                           CURSO: PEDAGOGIA

                                              MODALIDADE: EAD

  DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA      EDUCAÇÃO DO BRASIL

PROFESSORA: EDNÉIA REGINA ROSSI

ALUNA: ROSANGELA APARECIDA DA SILVA ESTEFANI

1:  a) A história da educação no Brasil começou em 1549 com a chegada dos primeiros padres jesuítas, durante mais de 200 anos, os jesuítas foram praticamente os únicos educadores do Brasil, e sua prioridade foi sempre a escola secundarias.

Na época da chegada dos primeiros europeus a educação dos índios e o seu conhecimento era ensinado na pratica do dia a dia com o conjunto da tribo, os mais velhos ensinavam aos mais novos e eles aprendiam fazendo.

b) A sala de aula jesuíta possuía ate 200 alunos, e a relação com cada aluno era individual, o professor falava ao mesmo tempo para todos e o aluno era como individuo na sala de aula dos jesuítas, eles podiam aprender coisas diversas e estava em níveis diferentes.

A sala de aula era divida em dois campos de batalha e em cada grupo de dez alunos existia uma organização de decúria, ou seja, um chefe que era responsável pelo seu grupo e as competições era entre todos.

Os jesuítas trabalhavam com um sistema de prêmios para os melhores alunos, em disputas orais e debates. Eles eram contra aos castigos corporais, mas admitiam em ultima instância os alunos eram divididos em pequenos, grandes, e médios, onde os pequenos podiam sofrer o castigo de forma açoites, os médios apenas podiam ser palma toada, e os acima de dezesseis anos já não podiam sofrer nenhum tipo de castigo, jamais nenhum aluno poderia ser açoitado ou palma toado por alguém da ordem jesuíta, era contratado uma pessoa de fora para dar o corretivo nos alunos para que não houvesse resentimentos entre aluno e mestre.

[pic 1]

c) Os jesuítas começam a perder força quando surgiram outras ordens que começaram a investir na ciência, também em propostas mais avançadas como os oratorianos em Portugal com laboratórios de física e química.

Em 1755 um terremoto devasta a cidade de Lisboa o rei fica desanimado e acaba delegando ao Ministro Marquês de Pombal que assume e tenta colocar o país na frente da modernidade contratando profissionais, principalmente para a modernização dos estudos.

 Em 1759 D. Jose sofreu um atentado e Marquês de Pombal esconde o rei e acaba incriminando vários segmentos que envolvem vários membros da nobreza e aproveitando o momento se livra dos jesuítas acusando de traição.  E foi publicada no ano de 1759 a expulsão dos jesuítas de Portugal e de toda a suas colônias, ou seja, os colégios foram todos extintos e a ordem abolida do país e os jesuítas foram expulsos.

2. a)  Os colégios no Brasil foram extintos, e passam a ter no Brasil aulas avulsas ou seja aulas regias que são dadas por professores régios que vieram de Portugal   que são  pagos pelo o rei, essas mudanças que houve no estudo foi somente de método pois o conteúdo era o mesmo,  o latim, o grego,e a retórica , os alunos não teria mais o espaço da escola eles se deslocavam  até  um local para receber o conhecimento.

O processo de estatização de ensino consiste sobre tudo em substituição de professores religiosos, ou controle da igreja, por professores laicos sobre o controle do estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com