TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Jesuítica

Por:   •  30/9/2018  •  Dissertação  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

DISCURSIVA A:

Quando se considera que a raiz da educaçao brasileira advem de uma educação jesuítica especificamente tradicional e alinhada a interesses muito distantes do aluno, sem dúvida, avançou-se. Entretanto, entre a ideia de uma Lei e a plenitude de sua execução há um abismo.

Para começar, é triste ver que embora os concursos públicos sejam evocados como fundamentais na Lei, na prática há uma legião de professores contratados por designação temporária servindo ao Estado, isso sem falar naqueles não habilitados. Falta estrutura para prover um número suficiente de profissionais, especialmente nos cantos extremos do país. Além disso, o baixo salário não atrai as “melhores” cabeças para a Educação, muitas vezes, seduzidos pelo falso encanto de carreiras mais compensadoras, porém, menos recompensadoras. Também, triste! E não há como retirar essa culpa da conta do Governo.

Contudo, o sonho é acalentador. As vitórias são produzidas por indivíduos e grupos determinados. A História da Educação precisa ser compartilhada e compreendida assim como as ideias de valorização da educação, democracia e tolerância. E o lugar para fundamentar tudo isso chama-se: sala de aula!

DISCURSIVA B:

A aprovação da LDB poucos anos após o término da Ditadura militar trouxe em seu escopo uma série de avanços pertinentes às exigências educacionais. Destaca-se a regulamentação do ensino à distancia como força propulsora da mão-de-obra educacional no país.

Em resultado disso muitas pessoas puderam estudar e, simultaneamente, cuidar de suas responsabilidades familiares no interior de suas casas. Trabalhadores podem ter um aproveitamento melhor dos estudos em resultado de programarem os seus estudos nos tempos mais convenientes. Muito melhor do que dormir no banco duma faculdade “normal” após um dia estafante. Entretanto, a Lei precisa ir além. Há de se formular um controle mais criterioso das instituições, pois, sabe-se que infelizmente ainda vendem-se “canudos” no Brasil.

O caminho da tecnologia ser utilizada em prol da educação é definitivo. Cabe agora estimular as pessoas que interromperam seus sonhos no ensino médio a avançarem em seus estudos utilizando a modalidade EAD. E há ainda aqueles que podem galgar outros cursos e a pós-graduação. A porta está aberta!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (173.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com