TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Para Todos

Por:   •  21/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO ENSINAR BRASIL

FACULDADE DOCTUM DE ADMINISTRAÇÃO E EDUCAÇÃO DE VITÓRIA CURSO DE PEDAGOGIA

ADRIANA MATOS

DANIELA BORGES DOS SANTOS

DEBORA GUIMARÃES

MARIA ALBIA F. PEDROSO

MARILE MARQUES

VANESSA NASCIMENTO

RELATÓRIO REFERENTE A ANALISE DAS METAS NÃO ALCANÇADAS PELO BRASIL NO MONITORAMENTO GLOBAL DA UNESCO 2015

VITORIA/ES

2015

ADRIANA MATOS

DANIELA BORGES DOS SANTOS

DEBORA GUIMARÃES

MARIA ALBIA F. PEDROSO

MARILE MARQUES

VANESSA NASCIMENTO

RELATÓRIO REFERENTE A ANALISE DAS METAS NÃO ALCANÇADAS PELO BRASIL NO MONITORAMENTO GLOBAL DA UNESCO 2015

Trabalho acadêmico apresentado à Faculdade Doctum de Administração e Educação de Vitória - DOCTUM, curso de Pedagogia, 4º período, como requisito para avaliação da disciplina de Politicas Publicas para a organização da Educação Básica I. Professora: Maria Aparecida Bussular

VITÓRIA / ES

2015

O presente relatório trata-se de uma discussão referente as metas mundiais para a educação que não foram alcançadas pelo Brasil, divulgada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), no último relatório de monitoramento do Marco de Ação de Dakar, Educação para Todos: Cumprindo nossos Compromissos Coletivos, firmado em 2000 por 164 países. De acordo com a UNESCO apenas um terço dos países cumpriu as metas.

Segundo Irina Bokova, diretora-geral da Unesco, o Marco de Dakar compreende seis objetivos e suas respectivas metas a serem alcançadas, além de 12 estratégias com as quais todas as partes envolvidas deveriam contribuir.

Segundo esse Relatório de Monitoramento Global de EPT (Educação Para Todos) dessas seis metas da agenda, o Brasil conseguiu cumprir duas: universalizar o acesso à educação primária, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e cumprir a meta referente à inclusão de meninos e meninas na escola, independentemente do gênero. As metas que não foram alcançadas são:

 Educação e cuidado na primeira infância, que visa a expandir e melhorar educação e cuidados na primeira infância, principalmente para as crianças mais vulneráveis e em situações desfavorável, no Brasil a primeira infância abrange a educação de 0 a 5 anos, ou seja, creche e pré-escola.  De acordo com a UNESCO o Brasil se encontra dentre os 80% dos países que não atingiram essa meta.

Habilidades para jovens e adultos, que se refere a garantir acesso igualitário de jovens e adultos à aprendizagem e a habilidades para a vida. Unesco diz que o Brasil não se encontra entre os 46% dos países que atingiram a meta.

Ainda segundo a UNESCO

No Brasil, o programa de jovens e adultos é dirigido a pessoas a partir de 15 anos de idade que não completaram a educação formal. Em 2012, mais de 3 milhões de alunos foram registrados, incluindo migrantes, trabalhadores rurais e pessoas em situação de pobreza ou provenientes de famílias da classe trabalhadora.  No entanto, a qualidade da educação obtida é deficiente e as taxas de abandono são altas.

Alfabetização de adultos que tinha como objetivo alcançar, até 2015, aumento de 50% no nível de alfabetização de adultos. Principalmente entre as mulheres, e o acesso igualitário a educação básica e continuada para todos os adultos. Apenas 25% dos países alcançaram. O relatório descreve a causa desse atraso, “quatro fatores podem ajudar a explicar esse lento progresso: O grau de compromisso político global, a eficácia de programas de alfabetização em língua materna e a capacidade de resposta de programas á demanda por alfabetização.” (Relatório de Monitoramento Global de EPT 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com