TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação a Distancia

Por:   •  25/5/2017  •  Resenha  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdades Integradas de Várzea Grande

Extensão Universitária em Pedagogia

Formação do Professor a Distância

VÁZEA GRANDE - MT

ABRIL /201


POLIANA PAULA IGNÁCIO

Formação do Professor a Distância

Pesquisa Bibliográfica orientado realizada na disciplina apresentada a Faculdades Integradas Várzea grande – FIAVEC como parte dos requisitos básicos para obtenção da carga horária da extensão universitária.

Orientador(a): Profª:Elizabet C. de Paula.

VÁZEA GRANDE - MT

ABRIL /2017


CARVALHO, A.B.G. A Web 2.0, Educação a Distância e o Conceito de Aprendizagem Colaborativa na Formação de Professores. 2008. 2ºSimpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação - UFPB/UEPB.

Resenha

A Educação a Distância (EaD) vem crescendo e se estabilizando no Brasil e no mundo e se apresenta como uma ótima oportunidade para atender à demanda por uma educação superior de facilidades e de qualidade . Nesse contexto, o artigo A Web 2.0, Educação a Distância e o conceito de Aprendizagem Colaborativa na Formação de Professores, elaborado por Ana Beatriz Gomes Carvalho, aborda a questão da educação á distância para professores com a seguinte temática: Os limites e as possibilidades da aprendizagem em EAD.

No primeiro tópico, Ana Beatriz faz um breve relato acerca da facilidade de disseminação da informação, assim como apresenta os caminhos que leva aos usuários a utilização das ferramentas digitais disponíveis para o desenvolvimento de sua aprendizagem, apontando algumas lacunas existentes e apresentando as estratégias utilizadas para superar tais desafios.

No segundo tópico, a autora apresenta uma abordagem histórica acerca do conceito de web2. 0, onde o conceito foi usado pela primeira vez em 2004 para definir as mudanças que ocorriam na rede mundial de computadores. Assim também se definiu a relação com o saber que tais ferramentas podem proporcionar.

Apresentou-se como um dos principais empecilhos a esse tipo de educação, o ambiente virtual, onde os mesmos interagem com seus tutores, professores e colegas, e como alternativa para superar tal barreira, foi construído AVA’s (Ambiente Virtual) de uma forma conjunta entre alunos e professores para facilitar a compreensão dos mesmos. Outro comportamento observado foi um grande número de alunos que utilizam os AVA’s somente como uma ferramenta de distribuição de materiais e postagem de atividades.


[...] Muitos alunos ainda utilizam os AVA’s como repositório de materiais. Após o download do material desejado desconectam e só retornam ao ambiente quando novos materiais forem divulgados.

Pode-se perceber que existem dois tipos de alunos; os participativos e os que somente visualizam o que está acontecendo dentro do ambiente virtual, os chamados “silêncio virtual”, que nada mais é que o individualismo de cada um, onde todos têm particularidades, e que isso não prejudica na aprendizagem.

Outro aspecto abordado na educação a distancia é que o mesmo possibilita ao aluno uma flexibilidade de horário, onde o mesmo pode escolher quando e como estudar, o que pode levar algum tempo de adaptação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (134 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com