TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação a Distância

Por:   •  16/6/2022  •  Artigo  •  11.436 Palavras (46 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 46

[pic 1]

[pic 2]

Artigo Científico

UNIDADE - Elaboração de Artigo Científico


[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

 [pic 8]

de maneira ativa para que os governantes,  diretores pedagógicos, coordenadores e demais autoridades busquem novos subterfúgios educacionais baseados na complexa trilogia: flexibilidade educacional, tecnológica e formação/capacitação profissional, suscitadas pelas novas perspectivas do trinômio conhecimento/educação/tecnologia, (Alves e Nova, 2003, p. 6), de modo que esse trinômio traduza as reais possibilidades de aplicabilidade das habilidades de aprendizado, redesenhando um novo norte para o ensino a distância na contemporaneidade.

A educação a distância mostra-se, em parte,  como uma modalidade de ensino que possibilita a autoaprendizagem, a responsabilidade social e a melhoria educacional, estreitamente vinculada à preparação dos quadros profissionais da educação.

Devido a essa posição, o entendimento é de que a formação desse profissional deva ser em nível de ensino superior, em que novos rumos educacionais são evidenciados pelas atuais tecnologias da informação e da comunicação.

Essas tecnologias, ao romperem as fronteiras do tempo e do espaço, nos acenam com imensas possibilidades que se abrem para o futuro da humanidade. Centrada na democratização, no desdobramento e na continuidade de um ensino que não seja somente baseado nos recursos instrumentais herdados, a EAD, hoje, busca a interação entre os setores acadêmico, industrial de informática e tecnologia, gerando inovações educacionais que, ao contribuir para a modernização do conceito de EAD, incentivem mais e maiores investimentos para pesquisas nessa área.

É interessante observar que o conceito de valoração da educação a distância embasou-se em diferentes juízos à medida em que, estando situado em variados contextos históricos, políticos e sociais, avançava, descortinando inúmeros caminhos para a introdução e aplicabilidade de uma nova maneira de se fazer essa particularidade de educação, contextualizada e coerente com a concepção de homem, sociedade e instituição educacional que evidenciasse a composição do momento. Devemos então estar preparados para conviver com uma educação com um design distinto (ALVES; NOVA, 2003).

Por considerarmos a relevância do curso de pós-graduação em "Educação a Distância: Elaboração de Material, Tutoria e Ambientes Virtuais" disponibilizado pela Universidade Cruzeiro do Sul, para a especialização de profissionais interessados no aprimoramento de suas habilidades frente à realidade educacional contemporânea, e o acelerado avanço tecnológico.

Vivenciamos o envolvimento de todos, no período de estudos, numa conexão compartilhada de aquisições de novos conhecimentos, encontramo-nos em uma nova jornada acadêmica, só que desta vez buscando a especialização profissional como professor-tutor, mas com as expectativas e ansiedades de um aluno. Há que se ressaltar, aqui, que a complexidade que ora se apresentava, se refletia em momentos alternados de ansiedade e insegurança.

Como que desordenados pelo inesperado e não encontrando uma solução imediata, muitas vezes nos sentíamos inabilitados, o que nos dava uma sensação de vulnerabilidade frente aos desafios, desacertos e às contradições, entre o que pensávamos sobre o posicionamento assumido como sendo o certo, e o que, realmente, nos era solicitado.

E nos perguntávamos quais as metodologias que assumiam para resolvê-las?

Quais métodos eram utilizados na busca de subsídios tanto teóricos pedagógicos quanto metodológicos para solucionar as questões conflitantes com as quais certamente se deparavam os professores-tutores no seu fazer cotidiano?

2. DESENVOLVIMENTO DO ARTIGO

À medida em que fomos progredindo, nos aprofundando no conhecimento de uma prática tutorial que ainda se desenvolve de forma apática, em vista do vertiginoso avanço das tecnologias da informação e da comunicação.

As preocupações com relação ao papel desenvolvido, as funções executadas e realizadas pelo professor-tutor, assim como as competências que eram assumidas frente às posições adotadas, geravam, em nós, questionamentos, dúvidas e indagações também com relação aos sentimentos e posicionamentos que assumiam os professores-tutores das outras instituições de ensino superior e da educação básica.

A busca de respostas para essas e outras indagações, através dessa conexão interativa com profissionais de diferentes áreas, nos impulsionaram  na construção da nossa história pedagógica e profissional.

Assim é que temos buscado acompanhar as mudanças ocorridas no universo educacional, pois o vertiginoso avanço tecnológico impõe aos educadores novos modos de relacionamento com o saber, com o conhecer, com a cultura e com as pessoas.

Como profissionais que somos, preocupados em promover a educação das futuras gerações, enfrentamos também um dilema crucial. Se levarmos em consideração que devemos educar para uma sociedade do futuro, temos que estar conscientes de que, certamente, essa sociedade será diferente, em muitos aspectos, tanto do passado quanto do presente, pois ninguém pode prever com exatidão como ela será.

Em relação à formação dos educadores, diante dos avanços científicos e tecnológicos, concordamos com Ribas (2000, p. 35)  quando assim afirma:

Considerando-se o avanço científico e tecnológico e as transformações sociais daí decorrentes, se for mantida a mesma formação, a ação docente não será a mais adequada para formar as gerações atuais. A simples transmissão do conhecimento não justifica o trabalho do professor. O momento histórico exige outra mentalidade, outro modo de ser e agir.

Assim sendo, não podemos nos afastar do entendimento de que esse modo de ser e agir, necessário à prática pedagógica,  perpassa por uma formação que seja favorecida por um ambiente inovador, facilitador da socialização e favorecedor de movimentos significativos do saber iluminado nos conhecimentos científicos e nas experiências trazidas pelos professores.

Isso se tornará efetivamente, parte integrante do processo para a aquisição de capacidades e habilidades intelectuais-práticas, exigidas pela sociedade educacional-tecnológica atual e futura. Focalizando a relevância desse cenário e a importância do envolvimento institucional na provocação de significativas mudanças num curso de especialização e formação de professores, é que buscamos as contribuições de Chermann e Bonini (2000, p.14) pois, ao discutirem sobre a importância da instituição formadora como espaço de socialização e favorecedor das inter e extrainterações, complementam nossa abordagem,  destacando que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (81.6 Kb)   pdf (683.9 Kb)   docx (322.1 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com