TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação de 9 Anos

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

Anhanguera Educacional  

Curso de Pedagogia 4º/5º AM

Disciplina: Metodologia do Ensino de nove anos

 Adriana Pinho                   7423662990

                                      Débora Pereira                 6695327989

                                      Fernanda Alvarenga         9977024141

 Neutia Maia                       6444304269

                                      Rita de Cássia Luiz           6403301282    

Título: Plano de Aula

Orientador: Profª Marinês Menegueti

São Bernardo do Campo

 2015

CONCEITO DE INTERDISCIPLINARIDADE 

A interdisciplinaridade surge para desenvolver uma interação entre duas disciplinas ou mais, desenvolvida a partir de um tema central partindo do principio dos espaços vivenciados pelos alunos. 

As disciplinas são interligadas para que os alunos tenham mais interesse aos conteúdos apresentados. 

No Brasil esse método ainda é pouco desenvolvido, começou a partir da LDB5692/71 ganhando mais força com a nova LDB9394/96 e pelos PCNs. 

A interdisciplinaridade permite que conteúdos convencionais sejam seguidos de forma que façam mais sentido para o aluno, envolvendo-os em um novo universo rico em aprendizagem onde se pode aprender de forma coletiva e prazerosamente. 

Porém é preciso tempo e disciplina para sua realização onde os detalhes das disciplinas são fundamentais para essa interligação. 

Através de estudos dirigidos pelos professores combinados com os saberes e capacidade dos alunos é possível essa integração, complementado as disciplinas superando suas fragmentações. 

Com a interdisciplinaridade o aluno tem uma visão globalizada do conhecimento, tendo uma nova postura diante do aprendizado, e aprendendo de acordo com seu limite, pois se trabalha com bases em pesquisas e com o cognitivo das crianças. 

Para que isso aconteça os professores devem preparar-se diariamente através de muito estudo, leituras e formação continuada. 

A coordenação escolar tem fator fundamental na mediação das ações a serem tomadas, facilitando o diálogo e parceria entre os professores e aos professores cabe-lhes a postura de oferecer os conhecimentos com uso de didáticas e metodologias adequadas para cada faixa etária e essa nova forma de ensino- aprendizagem.  

 

 

PLANO DE AULA: O MEIO AMBIENTE

Área de conhecimento: Ciências, Estudo do Meio, Geografia e Artes.

Conteúdo:

- Relação homem-natureza.

- Preservação do ambiente.

- Responsabilidade social.

- Meio Ambiente.

Objetivos:

- Conhecer, experimentar e explorar elementos do meio ambiente.

- Valorizar e respeitar a natureza.

- Conscientizar os alunos que devemos cuidar do meio ambiente.

- Conhecer os espaços da escola.

Metodologia: Mostrar aos alunos fotos de locais onde se encontra acumulo de lixo e comparar com locais limpos, para que possam ter noção de que se cada um jogar o lixo no lugar certo este acumulo não irá mais acontecer. Entregar papel e lápis para os alunos anotarem a localização da escola e as áreas abrangentes, fazer um passeio pelo colégio após o recreio, para observem se tem muito lixo no chão, e propor a coleta. Ir à horta do colégio, para mostrar as minhocas que tiram seu alimento da terra, e explicar que se o ser humano continuar jogando lixo em local indevido a minhocas, as plantas e os homens irão ficar sem alimentos. Em sala de aula confeccionar painéis sobre o mundo ideal para cada um e um mapa mostrando os espaços da escola e os locais onde estavam mais sujos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (175.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com