TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação de Jovens e Adultos

Por:   •  27/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O que é EJA?

EJA é a realidade das pessoas que não tiveram oportunidade de estudar na idade adequada, então pensando nessa realidade estabeleceu uma modalidade de ensino da educação básica voltado para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), essa modalidade foi regulamentada no artigo 37, da lei de Diretrizes e Bases que tratam da Educação de Jovens e Adultos, tendo como objetivo atender aqueles jovens e adultos que não puderam e não

tiveram oportunidade de estudar ou dar continuidade aos estudos na idade própria.

A escola precisa se organizar e estar apta para receber o cidadão, deve haver um espaço social, mudando o paradigma da escola com ênfase na passagem das gerações mais velhas para as gerações mais novas, centrada na pessoa que esta lá para aprender. Tem que haver uma construção da autonomia, liberdade da cidadania. E no conjunto de saberes que há construções de conhecimento, professor ensina aquele aluno os contexto que ele acha que devem ser ensinados, o professor ensina mas também aprende, o estudante aprende mas também ensina.

Caderno de Educação de Jovens e Adultos

1º Quais são os pressupostos teóricos da educação de jovens e adultos?

Os pressupostos têm por finalidade o direito de aprender, tendo-se como pilar fundamental o desenvolvimento humano e o progresso social em qualquer tempo, respeitando o curriculum de aprendizagem de cada um.

Considerando as diferentes culturas, diversidades sociais e econômicas e sua trajetória de vida, tendo os estudantes EJA como sujeitos enriquecidos com experiências e conhecimentos do saber feito, com trajetórias em suas relações sociais, respeitando o ritmo de aprendizagem desses saberes, no contexto escolar, agregando valores a esses saberes existentes.

2º Quais as perspectivas de avaliação da EJA?

Tem como perspectivas o reconhecimento das possibilidades e necessidades da aprendizagem ao longo da vida escolar, deve-se estabelecer na avaliação, relação de autonomia do estudante, possibilidades de reflexão sobre sua prática educativa, seus saberes e a significação desses saberes, compreendendo e reconhecendo os saberes adquiridos a partir de suas trajetórias de vida.

Deverão considerar-se a avaliação formal (testes, trabalhos, provas, projetos e atividades de casa) na educação informal, há auto avaliação, valores e juízos de encorajamento e formas que forem definidas no projeto político pedagógico, considerando de maneira construtivas, colaborativas, e não punitivas e excludentes.

Plano de aula relacionado às variações linguísticas.

Objetivos da aula (Quais as metas para a aula)?

Fazer com que pesquisem os diferentes sotaques de regiões do Brasil.

Conteúdos

Variedades linguísticas, comunicação e escrita, preconceitos e democracia.

Metodologia

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com