TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação de Jovens e Adultos

Por:   •  25/4/2018  •  Tese  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]



INTRODUÇÃO

No presente relatório abordarei a formação do processo-prático educativo e sua relevância no ensino-aprendizagem de jovens e adultos de maneira a perceber teoria e pratica  nas metodologias e meios didáticos empregados nessa modalidade de ensino. Percebendo o princípio da adaptação destes a realidade cultural e subjetiva dos jovens e adultos. Levando em consideração que os jovens e adultos tem uma realidade cultural e um nível de subjetividade bem diferente em relação as crianças, entende-se a necessidade na adequação das metodologias utilizadas na EJA.

Tendo como objetivo cooperar com a reflexão do educador ativo nas salas de aula, propomos a repensar sua prática pedagógica, particularmente como contribuinte na formação de cidadãos convictos de seu papel na sociedade, além de auxiliar a reflexão na escolha dessa modalidade de ensino, tendo em vista os objetivos da EJA previstos na legislação e no pensamento pedagógico em regência.  

 Nos tempos modernos, percebe-se a importância da educação de jovens e adultos, o movimento dos educandos da EJA, que por algum motivo pessoal ou profissional interromperam seus estudos no passado, no presente necessita de informações educacionais para dar continuidade aos estudos, segundo o livro texto de Maria Antônia de Souza (Educação de Jovens e Adultos – 2.Ed. Curitiba: Ibpex,2011) a história da EJA insere-se num exercício, social e politico  que nos revela as modalidades de ensino aos nossos jovens e adultos.    

      Farei menção à formação do processo-prático educativo e sua relevância no processo ensino-aprendizagem de jovens e adultos de maneira a perceber teoria e prática nas metodologias e meios didáticos empregados nessa modalidade de ensino. Percebendo o princípio da adaptação destes a realidade cultural e subjetiva dos jovens e adultos, levando em consideração que os jovens e adultos tem uma realidade cultural e um nível de subjetividade bem diferente em relação às crianças, entende-se a necessidade na adequação das metodologias utilizadas na EJA.


JUSTIFICATIVA

            A partir do contato com a Educação de jovens e adultos nas escolas em que fiz meu estágio, surgiu o interesse em abordar esse tema e aprofundar o conhecimento, trazendo a discussão a importância da formação de jovens e adultos, quando não a fizeram em idade apropriada, analisando as competências a serem construídas para o exercício profissional.

            E também para entender a sua funcionalidade e aprofundar os conhecimentos no desenvolvimento de trabalho de suma importância na alfabetização e na erradicação do analfabetismo, conhecer as suas modalidades e justificativas de desenvolvimento, para entender como ele pode ser aprimorado e utilizado nas suas diversas funcionalidades.

          O presente trabalho objetiva reforçar a importância da educação em EJA e de um modo em geral como processo de valores sociais, culturais, morais, éticos, e espirituais do ser humano que o conduzira ao longo de sua existência, suprindo suas necessidades diante de um mundo capitalista.

          A educação de jovens e adultos possui muitas especificidades e requer um quadro de profissionais preparados para atuar de forma integral aos interesses expostos no próprio modelo pedagógico. Neste sentido, tendo em vista a formação do docente da rede pública para atender a demanda e uma avaliação constante do processo educacional como forma de não somente oferecer vagas para suprir a escolaridade perdida, mas também produzir as condições necessárias para que o cidadão esteja preparado para interagir e por meios próprios buscar melhorias na qualidade de vida pelo acesso aos bens sociais.

          É conveniente lembrar que os jovens e adultos é um grupo de alunos amadurecidos que vivenciam problemas extras escolares, muitas vezes em casa, ele passa por dificuldades financeiras, falta de emprego, moradia própria, falta tempo disponível para estudar enfrentando no cotidiano os problemas que precisam ser solucionados.

          Mais do que ler e escrever a EJA atua como construtora de cidadãos consciente e críticos nas diversas áreas da sociedade, como: na politica, na economia, na cultura, nas crenças, na justiça, etc. condições essenciais para o individuo enfrentar as exigências do mundo contemporâneo que afetam diretamente a sua vida cotidiana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (134.8 Kb)   docx (47.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com