TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação de Jovens e Adultos

Por:   •  18/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 2 – 2018.1

Disciplina: Educação de Jovens e Adultos

Coordenadora: Professora Andrea da Paixão Fernandes

1ª questão: (valor: até 5,0 pontos)

Atenção: Utilize, para resposta, um espaço de 15 a 20 linhas.

Assista o documentário “Paulo Freire Contemporâneo”, de Toni Venturi, que está disponível no youtube em: https://www.youtube.com/watch?v=y6_1vRCANLk

A partir do que foi apresentado no documentário, considere na redação da resposta os seguintes aspectos: biografia de Paulo Freire, alfabetização e aprendizagem da leitura e da escrita, a experiência de Angicos, educação como formação humana.

R: Paulo Freire nasceu no Recife, Pernambuco onde viveu grande parte da sua vida. Formou-se em Direito, porém, o seu legado foi como um grande educador brasileiro. Criador de um método inovador no ensino da alfabetização, para adultos, trabalhando com palavras geradas a partir da realidade dos alunos. Freire tinha uma preocupação com o grande número de analfabetos na zona rural dos estados nordestinos, que formava um grande número de excluídos e como o Brasil estava num período de desenvolvimento à questão da educação era importante.

 A sua primeira experiência foi em Angicos, uma cidade do interior do Rio Grande do Norte onde 75% da população eram analfabetos. Um grupo de universitários desembarcou na localidade e começou a conversar convidando a população local, através desse diálogo inicial foi possível fazer o reconhecimento universal vocabular da comunidade e a partir daí montar projetos de aulas que seriam desenvolvidos. Esse método respeitava o analfabeto e valorizava suas experiências, portanto foi chamado de “Círculo da Cultura”, também ficou conhecido como “40 horas de Angicos”. As aulas eram todas as noites durante 1 hora, eles aprendiam primeiro todas as sílabas para depois formarem as frases, mais de 300 trabalhadores da agricultura foram alfabetizados. O sucesso do método de alfabetizar de Paulo Freire era de tornar a massa, povo, da visibilidade ao oprimido e debater questões políticas também. Mais com golpe militar de 1964, Freire foi acusado de comunista e preso por 70 dias, depois se exilou no Chile. Foi durante seu exilio que ele escreveu a sua mais importante obra a “Pedagogia do Oprimido”, o seu trabalho na área educacional foi reconhecido mundialmente, sua obra estava voltada para a formação humana, como forma de emancipar, da liberdade para o povo tomar decisões.

2ª questão: (valor: até 2,0 pontos)

O direito à educação para todos e todas está assegurado por lei, conforme estabelecido na Constituição Federal de 1988, na LDB nº 9394/96 e no Parecer CNE/CBE nº 11/2000. Diante desse preceito legal, conceitue o direito público subjetivo à educação para pessoas jovens e adultas.

A referência ao que apresenta esses três documentos legais deve estar explícita em sua resposta.

R: Após anos de opressão vividos no regime militar a Constituição Federal de 1988 teve como principal objetivo o resgate da cidadania, como diz no Art 3º e seus incisos.

     

(...)

  1. Construir uma sociedade livre, justa e solidária;
  2. Garantir o desenvolvimento nacional;
  3. Erradicar a pobreza e a marginalidade e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
  4. Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

A educação então é garantida a todos como um direito público e subjetivo. Na Constituição a Educação de Jovens e Adultos é reconhecida como modalidade de educação básica. Inicia-se no país a busca pela oferta e ampliação de vagas financiadas pelos estados e municípios, bem como a descentralização dos recursos e do poder decisório acerca das políticas educacionais como cita o Artigo 208.

Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

        I -  educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria;

        II -  progressiva universalização do ensino médio gratuito;

        III -  atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;

        IV -  educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade;

        V -  acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;

        VI -  oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando;

        VII -  atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (175.8 Kb)   docx (403.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com