TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação de Jovens e Adultos

Por:   •  16/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 2 – 2018.1

Disciplina: Educação de Jovens e Adultos

Coordenadora: Professora Andrea da Paixão Fernandes

Polo: Três Rios                                  

1ª questão: (valor: até 5,0 pontos)

Atenção: Utilize, para resposta, um espaço de 15 a 20 linhas.

Assista o documentário “Paulo Freire Contemporâneo”, de Toni Venturi, que está disponível no youtube em: https://www.youtube.com/watch?v=y6_1vRCANLk

A partir do que foi apresentado no documentário, considere na redação da resposta os seguintes aspectos: biografia de Paulo Freire, alfabetização e aprendizagem da leitura e da escrita, a experiência de Angicos, educação como formação humana.

Paulo Freire nasceu em 19/09/1921, na cidade de Recife – Pernambuco. Um ser, acima de tudo, humano e muito pensante. Não gostava de ser visto como um especialista em métodos e técnicas em alfabetização de adultos, pois sempre buscou muito mais do que isso, fazia uma análise critica a educação Brasileira.

Tudo começou em Angicos-RN, com uma proposta de autentica reforma de base  que repercutiu por todo o Brasil.Defendia o direito a educação para todos, mostrando que o analfabetismo não pode ser ignorado. O plano de alfabetização e educação de adultos em Angicos visava a mudança de situação local. Foi realizado um levantamento do universo vocabular local para selecionar as palavras geradoras, e a partir destas iniciou-se o processo alfabetizador. A classe de alfabetização era chamada, neste momento (Angicos), de Ciclo da Cultura, para quebrar a idéia de educação bancária, onde o professor “deposita” o conhecimento na cabeça do aluno. Trabalhava-se paralelo a alfabetização a conscientização política. Por isso, em 1964 – com o Golpe Militar – foram realizadas prisões de diversos envolvidos, afastando os alunos. Com isso interrompeu-se brutamente esta atividade.

Concepção antropológica: o ser é curioso; inacabado, portanto precisa do outro; está em constante transformação; A Teoria do Conhecimento de Paulo Freire tem como principio fundamental a leitura de mundo, em seguida a tematização – palavras geradoras – partir da realidade do povo e descobrir o significado, e por fim, a problematização, momento culminante do processo.

“Paulo Freire colocou o oprimido da história”(Moacir Gadotti)

2ª questão: (valor: até 2,0 pontos)

O direito à educação para todos e todas está assegurado por lei, conforme estabelecido na Constituição Federal de 1988, na LDB nº 9394/96 e no Parecer CNE/CBE nº 11/2000. Diante desse preceito legal, conceitue o direito público subjetivo à educação para pessoas jovens e adultas.

A referência ao que apresenta esses três documentos legais deve estar explícita em sua resposta. 

A Educação de Jovens e Adultos está baseada no que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB - 9.394/96, no Parecer - CNE/CEB Nº11/2000. Sendo este um direito público subjetivo à educação.

• Constituição Federal de 1988, que em seu artigo 208, assegura a educação de jovens e adultos como um direito de todos: “O dever do Estado com a educação será efetivado mediante garantia de: I – ensino fundamental, obrigatório e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (149 Kb)   docx (67.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com