TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação de Jovens e Adultos

Por:   •  19/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.330 Palavras (14 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: PEDAGOGIA

JULCIMARA DE FÁTIMA SCARIOT LAU

MARIA TATIANI RODRIGUES

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

PASSO FUNDO - RS

2015

JULCIMARA DE FÁTIMA SCARIOT LAU

MARIA TATIANI RODRIGUES

ATPS da disciplina de Educação de Jovens e Adultos

Trabalho desenvolvido para o curso de Pedagogia da disciplina de Educação de Jovens e Adultos, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na ATPS do 1º bimestre 2015 - 02, sob orientação da Profª – Tutora Presencial Marilaine Silveira.

PASSO FUNDO-RS

2015

SUMÁRIO 

INTRODUÇÃO        4

DESENVOLVIMENTO        5

1.        Importância da Educação de Jovens e Adultos na Sociedade Atual        5

2. Características do Educando da Educação de Jovens e Adultos        7

3. Diretrizes Curriculares Nacionais da EJA        8

I – RELATÓRIO E VOTO DO RELATOR        8

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), em seu artigo 37º § 1º diz:        9

4. Contribuições da Pedagogia de Paulo Freire para a EJA        10

5. Andragogia – O que é e em que se baseia        11

6 PLANO DE AULA        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERÊNCIAS        16

INTRODUÇÃO

 O presente trabalho tem infoque principal em torno  da  Educação de Jovens e Adultos (EJA), no qual eles realizam leituras influenciados pela história e pela cultura em que estão inseridos na sociedade, onde o conjunto de processos de aprensidazem, formal ou não formal, desenvolvem suas capacidades de enriquecerem os conhecimentos, tanto para sua vida profissional como suprir suas proprias necessidades perante a sociedade.

A EJA é uma modalidade de ensino que atende educandos trabalhadores que não tiveram acesso ao ensino na idade própria.Proporciona subsidios para que o jovem possam ser mais ativos, críticos e democraticos.

O acesso e permanencia desses jovens na escola é fortalecida por politicas públicas que garantem o seu atendimento.

Por isso ao longo desse trabalho, pretende-se analisar, revisar e refletir sobre as caracteristicas do individuo da Educação de Jovens e Adultos.

DESENVOLVIMENTO

  1. Importância da Educação de Jovens e Adultos na Sociedade Atual

A importância da Educação de jovens e adultos na sociedade atual se dá perante a busca em minimizar a distância de indivíduos jovens e adultos, que de certa forma perderam a idade da escolarização. A bagagem de vida que as pessoas levam são vivências de suas experiências. São vários os motivos que levam o jovem a adiar seus sonhos para ingressar em uma sala de aula. A partir daí os adultos geralmente são pessoas migrantes, que vieram de outros estados que não conseguiram ter acesso à escola na idade adequada, também possuem alguns jovens e adultos que vem marcado na sua vida pela exclusão, perdas e esperanças.

A EJA é uma modalidade da educação básica, reconhecida na LDBEN  Nro 9.394/1996, que no art. 37 destaca: “Ä educação de jovens e adultos será destinada àqueles não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria.”

Entende-se que a nossa tarefa e compreender a trajetória do EJA no Brasil, sua legislação educacional e a diretrizes curriculares. Também é nosso dever saber que existem movimentos nacionais e internacionais que debatem as experiências educacionais e as políticas aplicadas no EJA.

Algumas perguntas são lançadas para introduzir o EJA no Brasil como: Quem são os sujeitos do EJA? O que buscam? O que podemos afirmar são que nos dias atuais o sujeito EJA vivência uma vasta bagagem cultural e que tudo se envolve em torno de sua realidade e experiências. Antigamente se tinha a mentalidade que não precisava o individuo ter estudos, pois no seu dia a dia de trabalho rural, não precisaria ter cultura.

Como afirma a pesquisadora Kleiman (2000,p17): “O adulto que não sabia ler e nem escrever era considerado deficiente e incapaz de aprender “. Essa foi uma percepção seguida nos primeiros anos do  século XX que deixou de existir a partir da década de 1950, quando os acadêmicos desse período deixaram de aceitar. Mas como revela a autora, “esse preconceito não sumiu do imaginário nacional e continua influenciando o trabalho de muitos professores, os quais justificam  o fracasso de seus alunos.

Deve ser atribuído ao aluno nem sempre o fracasso escolar, e sim considerar fatores com que fizeram a exclusão desses jovens, como aqueles que ingressam tardiamente na escola e consequentemente acontece de repetir várias vezes o mesmo ano, as condições sociais de desigualdade social, no qual contribuem para o analfabetismo, entre outros mais.  São vários motivos que levam o aluno do EJA a procurar esse programa, geralmente são jovens de 15 e 29 anos, no qual alguns buscam a expectativa de melhorar as condições de vida, através de um futuro emprego, outros apenas a obtenção do diploma escolar.

Como afirma Arroyo (2007, p 6) “Parece-me que ao longo desses últimos anos, cada vez mais a juventude, os jovens e os adultos populares estão mais demarcados, segregados e estigmatizados [...] a juventude popular esta cada vez mais vulnerável, sem horizontes, em limitadas alternativas de liberdade “. Ë essa a juventude que tem sido o sujeito central das salas do EJA.

Sendo assim várias perguntas surgem em relação ao que esta sendo feito para melhorar nossa educação, o que a escola pode fazer para incluir mais esses jovens? Qual o apoio dos governamentais em relação a isso? Afinal alguma atitude política de valorização do segmento social poderia ser revisto. Outro questionamento é a quem interessa a EJA politicamente? O Plano nacional, foi a partir do século XX que começaram a ser criados programas governamentais e campanhas populares a cenário nacional. Há algum tempo foi colocado a EJA como o fato de superar o atraso daqueles que não sabiam ler e escrever, sem levar em conta suas experiências de vida dos trabalhadores, onde haviam muitos interesses políticos. Paulo Freire foi um dos educadores comprometidos com a mudança social, no qual sistematizou uma concepção de educação com o objetivo de dar outra intencionalidade política a educação da EJA. Hoje em como se registra outros tempos a educação da EJA está em projetos, municipais e federais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (165.4 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com