TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação de Jovens e Adultos

Por:   •  6/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1 – 2015.1

Disciplina: Educação de Jovens e Adultos Coordenadora: Professora Andrea da Paixão Fernandes

Aluno (a): Rita de Cássia dos Anjos Coutinho              Matr.: 13212080255

Polo: Belford Roxo

Caro/a Estudante,

Nosso objetivo com a Avaliação a Distância é possibilitar a você desenvolver suas respostas a partir de pesquisas e leituras que possam ser feitas utilizando-se para isso o livro da disciplina, os textos indicados na disciplina e que se encontram postados na plataforma, além de outros materiais que possam fazer parte de sua pesquisa. Sugerimos, mais uma vez, entendê-la como um trabalho de pesquisa.

Bom trabalho!

1ª questão: (valor: até 3,0 pontos)

1.1 – Assista ao vídeo “Vida Maria”.

Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=rcCAOUur2mg

1.2 – Elabore uma análise crítica, relacionando o contexto com a EJA.

        O vídeo “Vida Maria” retrata o ciclo educacional de famílias de baixa renda no interior do Brasil. Nesses locais, não há interesse por parte das famílias em proporcionar uma educação para seus filhos, assim como também não há incentivo do governo para modificar esta situação. O foco se dá todo no trabalho braçal, para sustento da família, tanto para os homens, quanto para as mulheres. A alfabetização e a vida escolar acabam se tornando segundo plano, em muitos casos inexistente, sendo vista como uma brincadeira, algo sem futuro, que não modificará em nada a atual situação da família. Com isto, com esse pensamento, o processo se repete de geração em geração, limitando cada vez mais as perspectivas de crescimento e emancipação da população, aumentando desta forma, o número de jovens e adultos analfabetos no Brasil.

2ª questão: (valor: até 1,5 pontos)

Leia o trecho a seguir, referente ao Período Colonial.

[pic 2][pic 3][pic 4]

“A parte da população escolar que não seguia carreira eclesiástica encaminhava-se para a Europa, a fim de completar os estudos, principalmente na Universidade de Coimbra, de onde deviam voltar os letrados” (ROMANELLI, 1997, p. 35).

[pic 5]

  1. – Aponte quem eram os responsáveis pela educação naquela época. (0,5 pontos)

Os responsáveis pela educação nesta época eram os padres jesuítas.

  1. – Elabore um pequeno texto considerando (a) quem tinha acesso à escolarização no Brasil Colônia; (b) que tipo de educação era oferecida a essa parcela da população. O texto deverá ter de 5 a 7 linhas. (1,0 ponto)

        Na época do Brasil Colônia, a educação era oferecida pelos padres jesuítas, que ministravam, a princípio, educação elementar para a população indígena e branca em geral (excetuando as mulheres); educação média para os homens de classe dominante, parte da qual continuou nos colégios preparando-se para o ingresso na classe sacerdotal, e educação superior religiosa só para esta última. A parte da população escolar que não seguia carreira eclesiástica encaminhava-se para a Europa, a fim de completar os estudos, principalmente na Universidade de Coimbra, de onde deviam voltar os letrados.

3ª questão: (valor: até 2,5 pontos)

[pic 6][pic 7][pic 8]

“O esforço que vem se fazendo no Brasil e a repercussão no seio da população mais carente de educação sistemática têm sido o testemunho desse despertar da consciência coletiva para a importância da escola.

Por outro lado, a oferta não tem sido pequena, apesar de ainda insuficiente, em termos de demanda. É assim, por exemplo, que, segundo dados oficiais, nos últimos anos o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) conseguiu progressos notáveis

(...)”. (ROMANELLI, op. cit., Petrópolis: Vozes, 1997, p. 75).

[pic 9]

Para responder a essa questão você deverá recorrer aos seus estudos sobre o MOBRAL.

  1. – Cite quando foi criado o Movimento Brasileiro de Educação. (0,5 ponto)

O MOBRAL foi um projeto do governo brasileiro, criado pela Lei nrº 5.379, de 15 de Dezembro de 1967.

  1. – O MOBRAL teve a duração de um importante período da história do nosso país. Cite e explique o contexto histórico e político vivido no Brasil no momento de sua criação. (1,0 ponto)

Ele foi criado e mantido pelo regime militar, época em que a ditadura estava instaurada no Brasil. Neste período, a preocupação com “a ordem e segurança” e o temor do “fantasma do comunismo” levaram de imediato à intervenção em propostas de educação desenvolvidas anteriormente. Professores e alunos foram perseguidos e presos. Toda a sociedade brasileira tornou-se vítima do autoritarismo que, por 21 longos anos, instalou-se no país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (147.5 Kb)   docx (55.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com