TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação de Jovens e adultos

Por:   •  12/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

1 PROJETO DE INTERVENÇÃO 6

1.1 Tema do projeto 6

1.2 Nome da escola. (Fictício) 6

1.3 Público alvo 6

1.4 Nome da empresa parceira. (Fictício) 6

1.5 Nome do pedagogo responsável. (Fictício) 6

1.6 Objetivos. 6

1.7 Relevância do desenvolvimento do projeto. 6

1.8 Breve fundamentação teórica 6

1.9 Encaminhamento metodológico 6

2. DESCRIÇÃO DA PALESTRA 8

3. DESCRIÇÃO DA PRÁTICA VIENCIANDO PROFISSOÕES. 10

CONCLUÇÃO 12

REFERÊNCIAS 13

INTRODUÇÃO

Neste trabalho relataremos a importância de uma educação de qualidade para o futuro dos jovens e adultos que evadiram as escolas precocemente, Jovens que não teriam muita facilidade de ingressar no mercado de trabalho. Faremos um passeio, uma visita a J.A. Organização que assim esses jovens poderão vivenciar algumas profissões que a empresa oferece.

Receberemos um palestrante o Sr. Claudio de Moura Castro que fará uma palestra e falará de algumas profissões que os jovens demonstraram interesse.

1 PROJETO DE INTERVENÇÃO

.1 A educação e o mudo do trabalho; (Este projeto será para ingressar jovens e adultos no mercado de trabalho ).

.2 Construindo saberes;

.3 Jovens e adultos que evadiram da escola ainda no primeiro (1°) ano de ensino fundamental e que retornaram à escola para ingressarem ao mercado de trabalho;

.4 J.A. Organizações;

.5 Cirlene;

.6 – Alfabetizar os jovens e adultos que evadiram sem estar alfabetizados;

-Demonstrar o quão importante é o seu retorno à sala de aula e como influenciará no seu futuro;

- Desenvolver nos mesmos o interesse em novas profissões;

- Motivar os alunos a ingressar no mercado de trabalho;

-Ampliar a visão dos alunos acerca do mercado de trabalho;

-Estudar as profissões mais emergentes na sociedade brasileira e levar o aluno a ter uma visão mais objetiva sobre o mercado de trabalho;

-Promover palestra com o profissional qualificado com foco nos fatores que interferem na escolha das profissões e no atual mercado de trabalho.

.7 O mercado de trabalho abrange muitas opções de emprego, porém muitas vezes não temos mão de obra qualificada para tal profissão.

Muitas vezes os jovens abandonam a sala de aula muito cedo, e por vários motivos, dentro deles, o auxílio de mão de obra em casa (principalmente no interior), falta do interesse dos pais em manter seus filhos na escola, desinteresse dos mesmos, entre outras.

Observando tais fatos, se fez de suma importância trabalhar com os alunos do E.J.A. sobre o mercado de trabalho e suas oportunidades.

.8 Reconhecemos que é de suma importância o papel do educador, onde eles devem buscar mecanismos de ensino onde eles incentivam esses jovens e adultos que evadiram prematuramente da escola. Encaminhando-os ao mercado de trabalho.

“ Não há razão para se envergonhar por desconhecer algo, testemunhar a abertura dos outros, a disponibilidade curiosa a vida, e seus desafios são saberes necessárias a prática educativa.” ( Paulo freire)

Defendendo a tese de que não só o aluno aprende, mas sim o professor também aprende com seu aluno; Uma troca mútua de ensino; priorizando ao aluno a importância da sua visão diante o mundo, discutindo suas expectativas e suas formas de pensar.

“ Ler o mundo” (Paulo Freire

Falando em E.J.A. a orientação da UNESCO perante alguns países tinha como propósito acabar com o analfabetismo através de programas de alfabetização. Em 1947, o governo apresentou a 1° Campanha Nacional de Educação de Adultos:

“A Campanha de Educação de Adultos pretendia-se numa primeira etapa, uma ação extensiva que previa a alfabetização do curso primário em dois períodos de sete meses. Depois seguiria uma etapa de “ação em profundidade” voltada à capacitação profissional e ao desenvolvimento comunitário.” (SCORTEGAGNA; CONCEIÇÃO 2006, p. 4).

.9 Fazer um teste de nível aplicando em todos, para ter noção em qual nível eles se encaixam, se é pré-silábico, silábico ou alfabetizado;

Conversar sobre a volta ao mercado de trabalho; Quais seus desejos e suas vontades;

Passeio com os alunos à J.A. Organizações;

Palestra com tópicos sobre o que eles mostraram interesse, e o que foi passado no passeio;

Fazer uma dinâmica usando um teste vocacional como assunto principal;

2. DESCRIÇÃO DA PALESTRA

Passo 2: Pode ser efetuada em tópicos ou em tabela. (Não é mais necessária a confecção em Power point, contanto, quem já iniciou seu projeto em Power point e quiser finalizar desta forma, cole os slides na forma de imagem, cada slides uma imagem).

Neste passo apresentaremos um projeto de intervenção, para que consigamos ingressar jovens e adultos na escola e juntamente ao mercado de trabalho. Pois muitos deles evadiram prematuramente da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com