TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação de jovens e adultos

Por:   •  6/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.567 Palavras (11 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA 3º SEMESTRE

ANA BETRIZ DO ESPIRITO SANTO LIMA   RA : 1392513403

ANDRESA DE PAULA CANDIDO RA:1388693703

EDICÁSSIA RODRIGUES  DA  CRUZ BENTO RA : 146014603

RITA DE CASSIA MONTEIRO DE MOURA RA: 1354468603

ROBERTA  SILVA  SOUZA  RA :1385374102

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

São José dos Campos

2018


ANA BETRIZ DO ESPIRITO SANTO LIMA   RA : 1392513403

ANDRESA DE PAULA CANDIDO RA:1388693703

EDICÁSSIA RODRIGUES  DA  CRUZ BENTO RA : 146014603

RITA DE CASSIA MONTEIRO DE MOURA RA: 1354468603

ROBERTA  SILVA  SOUZA  RA :1385374102








EIXO TEMÁTICO: A ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


Trabalho de pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Metodologia Científica, Educação de Jovens e Adultos, História da Educação; Educação Formal e não Formal, Didática, Práticas Pedagógicas: Gestão da Sala de Aula.

Profs: Thiago Viana Camata, Vilze Vidotte Costa, Mari Clair Moro Nascimento, Jacqueline Rodrigues Gonçalves, Natália Gomes dos Santos, Okçana Battini/ Renata de Souza F. D. Almeida

Tutora eletrônica: Suzy Gomes Fenimam Borges

Tutora de sala: Janine Lara Pereira de Almeida







SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2018

SUMÁRIO

Sumário

Introdução  3

Proposta de atividade5

Considerações finais8

Referências..............................................................................................................9








1.Tema:

A GRANDE VALIA DA EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTO.

2. INTRODUÇÃO*

Os objetivos específicos da nossa disciplina Educação de Jovens e Adultos: fundamentos e metodologias estão voltados à análise do percurso histórico dessa modalidade de ensino e seus desdobramentos como conquista de um direito do cidadão brasileiro, tema que se tornou importante para a nação brasileira quando o analfabetismo foi considerado uma doença nacional, aparecendo na pauta das políticas públicas a partir de então. Estudaremos os movimentos sociais que se voltaram ao atendimento dos analfabetos, as campanhas de alfabetização, o trabalho desenvolvido em parceria pela sociedade civil e poderes públicos, que resultou na movimentação com ramificações em todo o território nacional por essa Educação.

A presente disciplina aborda a Educação de Jovens e Adultos, que é definida e caracterizada como uma modalidade de ensino de acordo com a Lei nº 9394, de 1996, que versa sobre as diretrizes e bases da educação nacional. Essa modalidade de ensino é também conhecida como ensino supletivo, nome atribuído pela antiga LDB (Lei de Diretrizes e Bases) nº 5.692/71.

.    A Educação de Jovens e Adultos tem como referência uma educação que promova a relação, sem hierarquização e sem preconceito ou discriminação entre pessoas com diferenças de cultura, etnia, cor, idade, gênero, orientação sexual, ascendência nacional, origem e posição social,profissão, religião, estado de saúde, opinião política ou qualquer outra

questão. De acordo com o texto acima, a Educação de Jovens e Adultos tem

como princípio no entanto ,Resgatar as funções reparadoras, equalizadoras e qualificadoras da educação é muito importante e de grande valia para os jovens e adultos no mundo atual contemporâneo.

             

A educação de jovens e adultos é um campo de praticas e reflexão que inevitavelmente transborda os limites da escolarização em sentido estrito, pela seguinte razão, Porque abarca processos formativos diversos, onde podem ser incluídas iniciativas visando a qualificação profissional. Uma breve retrospectiva da trajetória da EJA, no Brasil, permite observar que a escolarização de jovens e adultos , e tornou-se objeto de atenção dos governos brasileiros a partir do momento em que os altos índices de analfabetismo passaram a ser divulgados internacionalmente.A educação jovens e adultos(EJA) ainda e vista por muitos como uma forma de alfabetizar quem não teve a oportunidade de estudar na infância ou aqueles que por algum motivo ee outro tiveram o desprazer de abandonar a escola .

3. DESENVOLVIMENTO

Paulo Freire , no texto educação jovens e adultos ,vem transformando a compreensão que tínhamos dela , porem a compreensão critica dos educadores do que vem ocorrendo na cotidianidade do meio popular e que influencia o cotidiano das atividades pedagógica, e os próprios conteúdos a serem ensinados não podem ser estranhos a essa cotidianidade. Porem a capacidade e curiosidade do educador  frente ao alunos da educação jovens e adultos , reveladas pela observação cuidadosa de quem são seus alunos.

Alfabetizar jovens e adultos tem sido um desafio para o sistema educacional brasileiro, pois ainda constatamos a existência de pessoas adultas pouco ou não alfabetizadas. Essa constatação fere um dos principais princípios do direito à cidadania, que é o direito à Educação Básica, em qualquer idade e para toda a vida

Como por exemplo: A problematizarão das realidades do camponês e do índio é condição para se iniciar a alfabetização, colocando-os assim como sujeitos do processo.

 Ninguém é analfabeto por livre escolha,mas como conseqüência das condições de dominação em que se encontra no mundo social em que vive , e tem certa situações o que faz com que passa despercebido muita oportunidade e que o deixa passar sem se quer ver.

Vale ressaltar que a função social da escola é a formação de indivíduos críticos e criativos que possam exercer plenamente a cidadania, participando dos processos de transformação e construção da realidade.

5. Objetivos *

 

O objetivo específico é apresentar a Educação de Jovens e Adultos  que necessitam da freqüência regular à escola para a formação intelectual e para a socialização.e esse é o intuito da educação jovens e adulto a contribuir para a melhoria na educação e preparatória para o mercado de trabalho., no entanto o objetivo da escolas do EJA  é sempre ter o melhor para os jovens a ter o desenvolvimento intelectual e com a ajuda do gestor educacional a impor disciplinas para o processo de alfabetização muitas vezes a capacidade de interpretar e aprender com os textos está diretamente ligada àquilo que o indivíduo conhece antes do ato da leitura como por exemplo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (275.8 Kb)   docx (127.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com