TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação do Movimento Corporal

Por:   •  9/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTANCIA DA CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO

Para compreender a importância da cultura corporal do corpo é importante destacar que é preciso conhecer o próprio corpo, as características mudanças e desenvolvimento que ocorrem na ótica do movimento; tais como forma de controle e práticas corporais. O corpo é alvo de inúmeros estímulos que vai de o lazer, cuidados com a higiene alimentação saudável e exercícios físico.

Podemos apontar a ginastica como ferramenta importante da cultura do movimento que influenciou a práticas do exercício sob o enfoque educativo; para ser introduzido no âmbito escolar a educação física tem sido de suma importância na vida do aluno, pois a mesma introduze integra o aluno na cultura corporal do movimento, facilitando e promovendo a educação do corpo e movimento para diversidade que vai formando cidadão.

As atividades corporais expressam e comunicam com influência da ludicidade, da estética do misticismo e conotação artística. A cultura corporal do movimento é importante no nosso cotidiano porque ela engloba tudo aquilo que o “homens e mulheres acrescentam a natureza com finalidade de expressar sentimentos emoções e desejos, aquilo que ultrapassa os determinados físico e biológico’’. (GAYA, p. 44)

A cultura corporal do movimento, especificamente de uma importante área, abre a possibilidade de uma nova configuração de educação física, uma vez que se orienta para a diversidade cultural e ainda, para concepções que superam a visão esportista e tecnicista da educação física.

Nesse texto tem-se como discussão central abordar a cultura corporal do movimento como conhecimento especifico da educação física escolar e verificar até que ponto ela pode se traduzir em um práxis inclusiva por meio de esporte, danças, jogos ginasticas lutas e por meio de atletismo que são manifestações da cultura corporal do movimento e portanto necessárias ao desenvolvimento integral do ser. (GAYA;GAYA, 2013).

Ressaltamos que é importante o desenvolvimento na cultura do movimento no âmbito da cultura da educação física que vão desde o brincar funcional dos bebes, passando pela exploração de movimentos primordiais como andar, saltar, correr dentre outros, até a sistematização de gestos esportivos, atividades lúdicas, vivencias terapêuticas, ou seja, em sociedade ou individualmente, através de atividades que englobam o fazer artísticos, cultural, intelectual e filosófico.

A IMPORTANCIA DAS BRINCADEIRAS E JOGOS NA INFANCIA.

A ludicidade é essencial ao desenvolvimento humano, uma vez que as atividades são observadas como primeiro plano da vida de uma criança. O brincar leva a criança a se deparar com situações colocam em confronto suas categorias físicas e fantasiosa, bem como os objetos envolvidos nesse processo, o que toma o jogo uma atividade muito prazerosa.

O jogo proporciona uma assimilação a partir da reprodução e funcionalidade importantes para o desenvolvimento do indivíduo (PIAGET,1975).A Utilização do jogo e brincadeiras como ferramenta de aprendizagem visa contribuir para o desenvolvimento, conhecer e aprimorar habilidades e competências .Segue alguns exemplos de jogo para fase de desenvolvimento da criança; jogo de exercício, jogo com regras e jogo simbólico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com