TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação e Diversidade

Por:   •  13/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.318 Palavras (10 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

BELENZINHO/SP

TUTOR (A) EAD  : SILVANA MARIA BATISSTA

CURSO :MATEMÁTICA – LINCENCIATURA

ACADÊMICO:                                            RA:

DESAFIO PROFISSIONAL

 ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

E

 EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

ABRIL  DE 2015

SÃO PAULO /SP

Dedico este trabalho a  minha mãe e aos meus professores pelo incentivo e apoios constantes .

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos professores (a)  e tutores pela dedicação e esforço que nos ensinam,  nos proporcionando o conhecimento e o aprendizado para que assim venhamos adquirir uma qualificação profissional futuramente.

INDICE

Introdução .................................................................................................. 5

Passo 1 ........................................................................................................6

Passo 2 ........................................................................................................8

Passo 3 ........................................................................................................9

Considerações  finais..................................................................................12

Bibliografia ..................................................................................................13

INTRODUÇÃO

Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião,classe social, nacionalidade e sexo. Reconhecer as qualidades da própria cultura, exigir respeito para si e para os outros. Colocar em pratica a valorização da diversidade e do multiculturalismo nas atividades extracurriculares organizadas pela escola, que somente poderão ser promovidos e protegidos se estiverem garantidos os direito humanos e as liberdades fundamentais, tais como a possibilidade dos indivíduos de escolherem expressões culturais.
Este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância do reconhecimento do multiculturalismo, especificamente, das comunidades tradicionais brasileiras para que a diversidade cultural seja preservada.
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar ”. Nelson Mandela

PASSO 1

Imagine que você faz parte da coordenação pedagógica da Escola Municipal Saber Conviver e precisa apresentar aos professores os principais aspectos relacionados a diversidade e ao multiculturalismo observados no Projeto Pedagógico Curricular da escola. Faça um levantamento dos principais pontos presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil que tratem da necessidade de observar a diversidade e o multiculturalismo nas escolas.

Segue  informações abaixo no quadro :

Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases

 (LDB  9.394/96)

 Desde a educação infantil até o ensino superior todos têm direito a aprendizagem e qualificação para o mercado de trabalho, igualdade e condições de acesso e permanência na escola, liberdade de aprender, ensinar, saber, pensar e divulgar cultura, respeito à liberdade, consideração com a diversidade étnico racial e em toda área do currículo escolar, o conteúdo referente à cultura afro-brasileira e dos povos indígena brasileiro deve ser ministrado através das aulas de educação artística, literatura e história do Brasil.

Parâmetros Curriculares

Nacionais (PCN)

Nacionais (PCN) Conhecer características do Brasil nas extensões sociais e materiais e culturais.Conhecer e valorizar o patrimônio sociocultural brasileiro como também de outros povos e nações, posicionando contra qualquer tipo de descriminação, seja ela cultural, social, crença, sexual ou étnica.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana

Essa resolução se estabelece de orientações, princípios e fundamentos para planejar a avaliação da Educação, e tem por objetivo,promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes da sociedade multicultural e das diversas etnias do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas rumo à construção de nação democrática.
O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem como alvo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, para garantia da valorização e igualdade das raízes africanas no Brasil, como também dos indígenas, europeus e asiáticos .

Referencial Curricular Nacional para Educação  Infantil, Volume 1.

Analisando e respeitando as diversas culturas brasileiras, este documento é uma proposta aberta e não obrigatória, que apresenta a necessidade de começar a trabalhar com as crianças ainda na creche e pré-escola (crianças de 0 a 6 anos), os conceitos onde deve ser incutida a diversidade e pluralidade étnica, religiosa, social nas crianças brasileira, com trabalhos pedagógicos voltados para essa faixa etária dando ênfase com movimento, música, artes visuais, linguagem oral, natureza e sociedade. A escola e os educadores tem como papel ajudar as crianças a superarem o preconceito e a discriminação, na necessidade da construção de valores que permitam o reconhecimento e a valorização da existência das diferenças étnicas e culturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (218.1 Kb)   docx (217.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com