TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação e Diversidade

Por:   •  22/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.564 Palavras (11 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA –

UNIDERP DE SERTÃOZINHO

Centro de Educação a distância

Curso – PEDAGOGIA

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras: Educação E Diversidade, Estrutura E Organização Da Educação Brasileira, Desenvolvimento Pessoal E Profissional, Leitura E Produção De Texto, Tecnologias Aplicadas À Educação.

Aluna:    

Orientadora:

SERTÃOZINHO

SETEMBRO, 2017

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA –

UNIDERP DE SERTÃOZINHO

Centro de Educação a distância

Curso – PEDAGOGIA

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras: Educação E Diversidade, Estrutura E Organização Da Educação Brasileira, Desenvolvimento Pessoal E Profissional, Leitura E Produção De Texto, Tecnologias Aplicadas À Educação.

Aluna:   Alessandra Cristina Rigler R.A. 9375338255

Atividade realizada nas disciplinas norteadoras: Educação e Diversidade, Estrutura e Organização Da Educação Brasileira, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Leitura e Produção De Texto, Tecnologias Aplicadas À Educação, do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora à Distancia: Professora: Raquel A. S. RAYSARO – Tutora Ead e Presencial: Professora: Patrícia Alves B. Ancheschi.

Orientadora: Patrícia Alves B. Ancheschi

SERTÃOZINHO

SETEMBRO, 2017

3

 

Sumário

Introdução ..................................................................................................................03

Reflexão e descrição sobre os desafio enfrentados na atualidade referente à diversidade étnica-racial ............................................................................................04

Proposta de intervenção para a situação descrita no item anterior...........................05

Conclusão...................................................................................................................07

Referencias ...............................................................................................................08

Anexo I – E-mail escrita a ser enviado à Secretaria de Educação do Municipio.......09

INTRODUÇÃO

        O presente projeto irá contribuir de forma direta na formação dos estudantes da rede municipal de ensino. Sendo assim, colaborando com ações e orientações sobre a inclusão dessa temática nas práticas curriculares, além de criar vínculos com as escolas.

        De acordo com a história, a diversidade étnico-racial e cultural tem se mostrado como um elemento acentuado do povo brasileiro, lembrando o início do nosso país. Ainda que toda a diversidade étnico-racial e cultural, nem sempre foi reconhecida e tomada como uma característica positiva da sociedade brasileira. Tanto nas relações sociais cotidianas quanto na vida política e nas relações escolares, as dificuldades de convívio com a diversidade são inúmeras. Por vezes, tal diversidade se transforma em um dos principais motivos de discriminação, hierarquização e segregação, interferindo de modo direto na socialização, na sociabilidade e nas identidades de crianças, jovens e adultos.

         O multiculturalismo é um tema extremamente atualizado e conexo, tanto na sociedade, como dentro do contexto escolar. É o educador que terá o papel mais importante o de exercer neste âmbito intercultural, pois a sua maneira, prática e formação influenciam no processo educativo, podendo favorecer ou mesmo criar barreiras ao desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos como também ao desenvolvimento de competências e capacidades de cada um.

REFLEXÃO E DESCRIÇÃO SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA ATUALIDADE REFERENTEA À DIVERSIDADE ÉTNICA-RACIAL

Como resultado do processo histórico de lutas e conquistas que o Brasil carrega, torna-se obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas instituições de ensino fundamental e médio, regida pela Lei n. 10.639/20032.

Somente a lei, não é capaz de mudar as relações étnico-raciais dentro da sociedade brasileira, mas, iniciamos a mudança daí. Surge da própria Lei, o resultado de uma disputa politica que acaba na configuração da realidade e pode suscitar a discussão sobre a temática, tornando mais próxima uma mudança profunda. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicos-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004, p.13), a publicação da Lei pode amparar o conceito, a valorização e a asseveração de direitos da população negra na área educacional:

O sucesso das políticas públicas de Estado, institucionais e pedagógicas visando a reparações, reconhecimento e valorização da identidade, da cultura e da história dos negros brasileiros depende necessariamente de condições físicas, materiais, intelectuais, afetivas favoráveis para o ensino e para aprendizagens; em outras palavras, todos os alunos negros e não negros, bem como seus professores precisam sentir-se valorizados e apoiados. Depende também, de maneira decisiva, da reeducação das relações entre negros e brancos, o que aqui estamos designando como relações étnico-raciais. Depende, ainda, de trabalho conjunto, de articulação entre processos educativos escolares, políticas públicas, movimentos sociais, visto que as mudanças éticas, culturais, pedagógicas e políticas nas relações étnico-raciais não se limitam à escola.

Quando se torna obrigatório à inserção desta temática não se pode reduzir a simples acréscimos de conteúdos aos currículos. Resulta em repensar as relações Étnicos-Raciais, sociais, pedagógicas, procedimentos de ensino, condições oferecidas para a aprendizagem, objetivos tácitos e explícitos da educação realizada nas escolas: “É importante destacar que não se trata de mudar um foco etnocêntrico marcadamente de raiz europeia por um africano, mas de ampliar o foco dos currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira [...] ” (Diretrizes  Curriculares  Nacionais   para  a  Educação  das  Relações  Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, 2004, p.17). Dentro deste contexto, as instituições de ensino são provocadas ao ato de repensar os seus currículos para a devida inclusão desta temática, planejando as práticas curriculares que já são válidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (224.7 Kb)   docx (187.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com