TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação e Diversidade

Por:   •  7/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

Prof. Marcio Fraiberg Machado

Diversidade e respeito às diferenças

A miscigenação étnica e cultural predominante em nosso país, constroem os indivíduos, especialmente os de tenra idade. A construção do sujeito dar-se-á a partir de suas vivências, partindo de onde nasce, em seu contexto socioeconômico, desembocando na escola e nas vivências que vai adquirindo.

Possui-se todos os tipos de lares, desde aqueles onde carinho e afeto existem e são compartilhados, até aqueles em que alguma forma de brutalidade é praticada (GALLO; WILLIAMS, 2005). Esses ambientes, (des)constroem o indivíduo, obrigando-o a confrontar o dilema de traçar seu destino de acordo ou não com o seu passado. São as atividades educativas que permitem ao indivíduo ampliar sua noção de cidadão, ampliando também sua tolerância às diferenças individuais. Assim, é fundamental a importância da escola no desenvolvimento socioemocional dos educandos em sua relações com os outros (MARTURANO; LOUREIRO, 2003; GRESHAM, 2009). É a escola que permitirá uma possível mudança, que precisa ser de respeito e afeto para com o educando e de valorização de suas vivências.

O respeito à diversidade, especialmente no ambiente escolar, facilita o trabalho e angaria mentes as atividades em grupo. O contato desde cedo, com reforçadores proativos ajuda na construção de um indivíduo atuante. Busca-se como ideal, que todo professor tenha como meta construir um ambiente de respeito e valorização, na construção de cidadãos que possam opinar sobre sua realidade e se proponham a modificá-la, num espírito de coletividade e respeito aos demais.  

Situação marcante:

Tive uma aluna branca de olhos muito claros, identificada como "alemoa" pelos colegas, e única na sala. Após as aulas de ciências, foi re-apelidada de "albina". Seus maiores acusadores eram as meninas de etnia negra e morenas, onde diziam que ela não se encaixava na "comunidade" das colegas.

O trabalho foi intenso no sentido de inserir a menina "diferente", por não ser do grupo a que as outras desejariam que fosse. Confesso que trabalhei com a orientadora da escola, pois estamos "meio" que preparados para o contrário, a aceitação do negro, mas não a situação que vimos. Somente após um trabalho de conscientização que teve o título de: Faça aos outros o que deseja que eles façam a você! Que logramos êxito. Nas aulas de ciências, usava imagens de seres humanos sem a pele, apenas com os tecidos aparentes, e questionava de que cor era essa pessoa?

Essas discussões se ampliavam quando questionava por que a cor da pele é mais importante do que a essência do humano, com trabalhos que precisam esquecer a pele e focar nas conquistas.

Referências:

GALLO, A. E.; WILLIAMS, L. C. A. Adolescentes em conflito com a lei: uma revisão dos fatores de risco para a conduta infracional. In: Psicologia: teoria e prática, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 8195, 2005.

GRESHAM, F. M. Análise do comportamento aplicada às habilidades sociais. In: DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. (Org.). Psicologia das habilidades sociais: diversidade teórica e suas implicações. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 1756.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com