TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação e Diversidade

Por:   •  12/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

A educação assim como um todo sofre transformações, por se tratar de pessoas e vidas do mundo inteiro, a História através dos tempos obteve superação em direção à modernidade, viviam em contraposição ao predomínio das ideias religiosas, das ideias laicas inspiradas no iluminismo tendo como base a razão. Nos dias de hoje a história da educação se faz presente na formação do futuro pedagogo?

A História da Educação é um instrumento fundamental na formação do futuro pedagogo, e tem como objetivo principal estudar o passado e compreendê-lo, formando assim uma visão crítica acerca dos problemas, das mudanças, métodos e reformas aplicadas no processo educacional, não é algo isolado, está relacionada com a sociedade, religião e cultura vivida em cada época, desta forma, possibilita uma visão ampla não apenas no ambiente escolar mas na sociedade, reforçando a coesão social atuando de forma conservadora na reflexão do passado, cada geração recebe uma herança cultural dos antepassados, pois estamos inseridos no tempo em que o presente adquire sentido pelo passado e pelo futuro desejado.

O futuro pedagogo partirá do princípio do nascimento da arte de ensinar, ao longo da História aprendemos que o processo de ensino aprendizagem se dá pela interferência do professor aliada ao interesse do aluno em aprender, para que isso aconteça surge o diálogo entre os homens desde os primórdios, seja por sinais, pela fala ou escrita, é de suma importância que entendamos o passado para que consigamos entender e resolver os problemas atuais. É preciso conhecer as propostas educativas e, principalmente entendê-las no seu tempo, assim se tornam aliadas no cotidiano para que sejam estimuladas, formando uma visão crítica e definitiva.

Sendo assim, o educador verá a escola como parte da sociedade e no que pode ser afetado. Percebemos então a importância de se preservar fatos históricos para a pedagogia, com eles sabemos e aprendemos quem somos, de onde viemos, e que se consiga analisar para onde iremos. História é memória, sem ela não haveria estudo, conhecimento, nem mesmo a razão, motivo pelo qual a sociedade caminha, sem ela não há conhecimento de passado, consciência do presente e nenhuma perspectiva de futuro, e embora não seja possível afirmar com certeza o que ouvimos de nossos antepassados, toda aprendizagem que temos hoje seria em vão e viveríamos como povo primitivo se não fossem preservados os acontecimentos e mantida nossa cultura, enriquecida e viva. O passado nunca estará morto, pois é nele que firmam as raízes que vivemos atualmente, não permitindo que a História tenha um fim.

REFERÊNCIAS:

http://brainly.com.br/tarefa/1658493>.acesso em: 28 mar 2015.

www.catolicaonline.com.br>. acesso em:27 mar 2015.

http://www.infoescola.com/pedagogia/historia-da-educacao/>.acesso em: 29 mar 2015.

www.pedagogia.com.br/historia/oriental.php>.acesso em: 29 mar 2015.

http://www.ricardocosta.com/artigo/historia-e-memoria-importancia-da-preservacao-e- da-recordacao-do-passado>.acesso em: 29 mar 2015.

https://www.youtube.com/watch?V=VoTX8_pPrQE>.acesso em: 28 mar 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com