TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação está presente a todo o momento na vida do ser humano

Por:   •  8/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

A educação está presente a todo o momento na vida do ser humano, A escola e um espaço privilegiado que vem contribuindo para o desenvolvimento de praticas e ações  de projetos que articulem saúde e educação e proporcionando

De acordo com Moura (2005), no século XX, campanhas e ações educativas em saúde encontrou nas escolas o suporte necessário para o desenvolvimento dos programas de saúde.     É um espaço de convivência e de intensas interações sociais, podendo vir a ser, portanto, um terreno fértil para implantação de propostas, estratégias e ações que envolvam promoção de saúde.

 O trabalho de educação em saúde constitui ferramenta poderosa para se alcançar a saúde, se considerar a população escolar como um grupo favorável para trabalhar estas práticas precocemente, O ambiente da creche pode propiciar também a aquisição de comportamentos saudáveis pela criança, ajudando-a a estabelecer e conscientizar bons padrões e mudanças  de hábitos na vida adulta.

Para Melo1, “a educação e a saúde são práticas sociais que sempre estiveram articuladas”, tendência que tem sido retomada nas últimas décadas como parte do trabalho do médico e do educador2, 3.

A junção da saúde e educação constitui um grande potencial para estabelece desafio por parte dos gestores, profissionais de saúde e educação e sociedade, ainda se pode avançar nas parcerias efetivas entre esses setores, juntamente com a família. Para efetivar esse trabalho  através da Estratégia de Saúde da Família, é fundamental a inclusão dos escolares nas ações da equipe e que os profissionais de saúde estejam abertos para trabalhar em rede e construir estratégias de intervenção de forma articulada .

 

Plano de aula:

Tema da aula: Higiene e saúde bucal

Nível de ensino: 9 A 10 ANOS, 4º ANO,

Duração das atividades: 240 minutos – cinco (5) aulas de 45 minutos e 15 minutos de recreação.

Objetivos: estimular para a prática correta de tomar banho, escovar os dentes, cortar a unha e cabelos.

*conscientizar da importância de manter a dentição e a boca saudável.

Conteúdos: Higiene do corpo, cuidados com os dentes e boca.

Metodologia: Realizar uma roda de conversa, onde o professor deve iniciar explorando os conhecimentos prévios dos alunos sobre os hábitos de higiene, e questiona-los como cuidar da higiene pessoal e bucal?

Como são os hábitos de higiene em sua casa?

E na escola qual a importância de manter a higiene pessoal?  

O que posso fazer para conservar o meu corpo limpo?

Que cuidados deverão ter com meus cabelos, unhas e dentes?

Como deve estar à roupa que vou todos os dias para a escola?

Qual e a melhor maneira de limpar as orelhas?

Como devo conservar os meus pés? Por quê?

Como escovar?

Quais as doenças que podem causar por falta da higiene?

Falar sobre a importância e cuidados dos hábitos de higiene corporal e bucal para a saúde, Para leva-los a refletir sobre suas atitudes higiênicas.

2º aula

Em seguida convidar os alunos para confeccionar um mural retratando hábitos de higiene corporal é necessário que o professor auxilie  os alunos orientando-os a respeito das figuras que deve ser utilizada na confecção, as figuras vão ser recortadas de livros velhos, revistas ou jornais. Após o termino o mural será exposto na sala.

3ª aula

Assistir o vídeo educativo a turma da Clarinha: higiene e saúde. E Tom em missão saúde bucal.

4ª aula

Realizar a leitura do livro: porque devo me lavar?   Mostrando as imagens ilustradas. Em seguida abrir espaço para a discursão dos alunos, sobre o que cada um entendeu, depois o professor ira realizar uma dinâmica onde o todos os alunos iram receber uma plaquinha de um lado fala serio e do outro com certeza, quando o professor fizer a pergunta eles irão responder levantando a plaquinha. Ex: Professor: lavo as mãos antes de todas as refeições? Resposta: Aluno: com certeza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com