TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação na Roma Antiga

Por:   •  19/4/2021  •  Resenha  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

A Educação na Roma Antiga – Momento Assíncrono (11/02/2021)

 aspectos característicos dessa sociedade, das práticas educativas, modelos pedagógicos e formas de organização da escola.

Roma veio elaborando um modelo próprio de civilização, economia, Estado e de cultura, com características originais e dotado de grande capacidade expansiva. A civilização de Roma era marcada por uma cultura altamente tradicionalista, pelo intercâmbio de mercadorias agrícolas, pela constituição de latifúndios, por um estilo de vida frugal e por uma religiosidade ligada à terra, às estações e à produção agrícola.

Foram criados modelos de pedagogia estreitamente ligados ao saber que se manifesta como mais universal e mais autônomo, o saber universal. São pedagogias ligadas ao estoicismo, à Paidéia retórica, à concepção enciclopédica do saber.

As escolas são apenas de gramática-retórica, da classe dirigente e funcional para o seu papel de domínio social e escolha política e militar. Para os grupos inferiores, as escolas eram técnicas e profissionalizantes

A todo momento o próprio texto faz um paralelo entre as experiencias dessa sociedade e a sociedade anteriormente estudada. Com relação a educação, o autor traz que o modelo de Roma tem forte influência da Grécia quando destaca que “não são vozes originais, já que retomam amplamente temas e aspectos culturais greco-helenisticas” (p. 111)

O texto também nos traz que em Roma a escola é apenas de gramática-retórica, dirigente e funcional para o seu papel de domínio social e escolha política e militar. Para os grupos inferiores, as escolas eram técnicas e profissionalizantes. Na Grécia, o trabalho manual havia sido desprezado e por isso, confiado aos escravos. Já em Roma, os artesãos foram homens livres  

Frugal, estoicismo, estóica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com