TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação para Jovens e Adultos

Por:   •  9/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

O texto nos conta sobre a EJA (Educação de Jovens e Adultos) que é a modalidade de Educação sobre à qual muito se tem discutido nos últimos tempos por diversos educadores e pesquisadores.

Impõem-se direitos e igualdade a todos e a todas por meio de legislações, as quais todas as pessoas que não receberam educação primária ou não concluíram o ciclo da educação básica devem ter acesso a esse direito. Apesar desse direito, as desigualdades permanecem, pois agir com igualdade é tratar as pessoas nas suas diferenças e especificidades, ou seja, tratar igualmente. Então, favorecer o acesso à escola a pessoas que viveram uma trajetória escolar complicada, que ao retornarem à escola devem contar com a sua própria força de vontade, não é o suficiente para garantir esse direito.

A autora defende ainda que, mesmo com a generalização do atendimento, o acesso não é o suficiente para dar conta do aprendizado do ler e escrever e que os fundamentos das práticas pedagógicas permanecem reproduzindo modelos culturais de classes sociais diferentes dos alunos, produzindo o fracasso escolar e a chamada “evasão” (retirada), fazendo com que, ainda hoje, mesmo que cheguem ao final, não dominem a leitura e nem a escrita. Nesse sentido, deve oferecer a esses alunos, jovens e adultos, uma educação de qualidade, de forma que atenda às necessidades de aprendizagem para que os conhecimentos adquiridos na escola possam facilitar uma visão libertadora, com o objetivo de vencer tudo aquilo que os impede de crescer.

Com isso, concluí-se que independente das leis impostas para esse modelo de educação para jovens e adultos, ainda está distante de ser o que deveria, pois além de não encorajar essa parte da população a concluir seus estudos, não proporciona qualidades para que realmente seja realizado de forma adequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com