TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação pode libertar o ser humano

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.062 Palavras (13 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 13

R: A educação pode libertar o ser humano, ela sempre existiu dentro dos contextos históricos da sociedade.

É um meio onde as formas criticas se revelam forma ativa, contribuindo para a participação da cidadania, se revelando de formas e posturas diferentes, que contribui para a formação do individuo, ora fazendo parte da formação popular das classes.

Ela contribui para o exercício de cada cidadão que se transformam em cobranças e ações políticas, ela ocorre no tempo e no espaço e no tempo, entre os homens, uns com outros. Por isso é um fenômeno humano.

Escolarização acontece dentro da escola, os professores fazem escolarização.

Não devemos confundir educação com escolarização , pois a escola não é o único lugar onde a educação acontece

4. Leia o texto: “Joãozinho da Maré” (ANEXO 1):

a) Cite dois exemplos em que a professora desconsiderou o conhecimento prévio da turma de Joãozinho, ao ensinar seu conteúdo.

R: Logo no primeiro diálogo entre a professora e Joãozinho, quando ela pergunta se existe apenas um ponto leste, ela não da importância ao que ele já sabe em relação ao nascimento do sol e desconsidera sua fala.

Outro momento é quando Joãozinho questiona a professora ao perguntar como é possível fazer frio e calor ao mesmo tempo em dois lugares diferentes do mundo, a professora mais uma vez desconsidera o que ele já sabe quando estavam conversando sobre as estações e perde a oportunidade de explicar, didaticamente, a semelhança entre a terra e uma bola.

b) Relacione a frase a seguir com as leituras que vocês já fizeram sobre escola, ensino, aprendizagem:

Não é à toa que se diz da escola (ou “ex-cola”?): um lugar onde as cabecinhas entram “redondinhas”, e saem quase todas “quadradinhas”. R:O aluno quando chega a escola, ele possui um conhecimento deferente daquilo a ser apresentado na escola, logo fica um pouco perdido diante de tantas informações opostas a sua realidade, que leva um tempo para que se relacione e se habitue.

Acredita-se que a escola se tornou um lugar onde muitos alunos estão entusiasmados a aprender sempre mais e acabam muitas vezes interrompidos por meio de falta de motivação ou créditos pelo seu conhecimento já adquirido.

Unidade 2

R:Um bom professor com uma boa didática precisa ter:

Um bom método de ensino, ou seja, não basta ter apenas conhecimento do conteúdo, mas sim saber ensinar, levando o aluno o conhecimento; ser um mediador do conhecimento e não como um redentor do saber, sabendo aproveitar o conhecimento que o aluno já pré- possui, adequar os conteúdos considerando que cada aluno é único, portanto cada um tem sua maneira de aprender e buscar dessa forma desenvolver a aprendizagem com atividades diferenciadas, de acordo com a realidade do aprendiz, pois com certeza o aluno se tornará mais motivado à aprender, induzir o aluno a pensar, visando prepará-lo para atuação da vida na sociedade, para que possa agir como cidadão atuante, ter objetivos a atingir, pois se tiver objetivos, metas a serem atingidas, seu trabalho não será por acaso, pois não ensinará por ensinar, que tenha uma boa comunicação, pensando na origem dessa palavra, que vem do latim, communis, que significa comum. Então buscando o papel a qual se está desempenhando, algo comum entre professor e o educando, maior será a troca.

Motivação: o professor sabe que será mais eficiente seu ensino se o aluno se sentir motivado.

2. O conceito de didática sofreu mudanças ao longo da história da educação, conforme pontuado no material. Sobre esse assunto, responda:

a) Qual é a função da Didática e a importância dela no processo de ensino e aprendizagem?

R:É a técnica e arte de bem orientar a aprendizagem e de conseguir que o aluno queira aprender.

Ao aplicar essesprincípios na ação docente, torna-se técnica. E, à medida que o professor utiliza a imaginação, a criatividade para elaboração dessas atividades discentes, a didática é arte.

Desta forma, a didática pode ser considerada como conjunto de princípios e técnicas destinadas a dirigir o ensino, portanto a didática preocupa-se com o “que” e “como” será aplicado.

b) Qual é o objeto de estudo da Didática?

R:É o processo de ensino, que pode ser definido como uma consequência de atividades do professor e dos alunos, tendo em vista a assimilação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, por meio dos quais os alunos aprimoram e desenvolvem as capacidades cognitivas.

Portanto, a didática é o estudo da situação instrucional, isto é, do processo de ensino e aprendizagem, e, neste sentido, ela enfatiza a relação professor- aluno.

c) Você concorda que a didática na atualidade não se restringe ao ensino de métodos e técnicas ao futuro educador? Justifique sua resposta e escreva qual deve ser o papel da Didática na atualidade.

R:Não. É necessário ter uma boa técnica certa para a didática.

Ao apontar o núcleo dos estudos didáticos, ou seja, o ensino, com a intenção de produzir aprendizagem, sem delimitação da natureza do resultado possível e de desenvolver a capacidade de aprender e compreender é fácil entender que suas fronteiras devem ser fluidas. A fluidez é qualidade, pois permite a aproximação da didática com conhecimentos psicológicos, sociológicos, políticos, antropológicos, filosóficos entre outros.

3. Segundo o material, as fronteiras da Didática devem ser fluidas, que significa quedevem transitar em várias áreas do conhecimento. Explique essa afirmação, pontuando quais áreas do conhecimento podem ser aproveitadas e qual é a importância dessa aproximação.

R:Ao apontar o núcleo dos estudos didáticos, ou seja, o Ensino, com intenção de produzir aprendizagem, sem delimitação da natureza do resultado possível (conhecimento físico, social, artístico, atitudes morais ou intelectuais), e de desenvolver a capacidade de aprender e compreender. Essa fluidez é qualidade e não defeito, pois permite a aproximação da didática com conhecimentos psicológicos, sociológicos, antropológicos, fisiológicos, entre outros.

4. Elabore um quadro em que fique clara a diferença entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com