TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação primitiva

Por:   •  29/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 2

Educação primitiva:

A maior parte da vida humana transcorreu na fase primitiva ou pré-histórica. Nesta vida primitiva há duas divisões: homem caçador no paleolítico e homem agricultor no neolítico. O homem caçador pouco a pouco foi se tornando agricultor e passando a viver em povoados e casas rudimentares. A base da vida destes grupos sociais era a família. Ou seja, os primeiros professores foram os chefes de família e em seguida os sacerdotes. Inferindo de restos, produtos pré-históricos e vida dos primitivos atuais percebemos que a educação primitiva era uma educação natural, espontânea, adquirida na convivência de pais e filhos, aprendendo as técnicas  essenciais para manter a sua vida: caça, pesca, agricultura. Ou seja, uma educação por coparticipação ou imitação. Seus instrumentos educativos incluíam os usos e costumes da tribo, canto, dança, rituais, uso das armas e da linguagem.

A educação assim como a fase primitiva pode ser dividida em duas: para o homem caçador onde a educação dos filhos era de forma mais de liberdade. Nos povos agricultores e pastores os jovens deviam aprender sobre os fenômenos metereológicos, o cultivo das plantas e o cuidado com os animais, contavam com mais disciplina e um preparo para guerra usando as lanças e arcos. É nesse tempo também que alguns especulam que havia um tipo de educação profissional voltado para a ferraria e o fabrio de armas.

A educação oriental:

As primeiras sociedades civilizadas (que possuem Estado ou cidade que ultrapasse a vida do clã) são chamados de orientais: China, Índia, Egito e outros. Nestes já havia classes sociais diferenciadas, surge a escrita e a educação passa a ser determinante, de forma sistemática  e intencional, surgindo então escolas e professores.

A educação chinesa era mais ligada a cultura do que à vida política, com sensibilidade para a natureza, arquitetura, pintura, poesia e invenções técnicas como a pólvora. A educação chegou até mesmo  a aparecer nos livros sagrados que colocavam ideais de conduta.

Na época Imperial a educação chinesa se viu frente a um dualismo onde havia a massa do povo e a dos funcionários, na qual para a massa do povo era dada no lar ou em escolas particulares aprendendo somente o alfabeto chinês e para o segundo grupo uma educação superior, preparando-os para exames mandarins com preceitos morais, jurídicos e históricos de Confúcio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com