TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação profissional e educação em ambiente não escolares

Por:   •  3/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.037 Palavras (9 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 9

           UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
                      Centro de Educação a Distância
[pic 1]

Disciplina: Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares

Polo:Padrão
Curso: Pedagogia
Turma: N70
Polo: Padrão
Prof. Tutor presencial: Masc.. Letícia C.S.P. Oliveira
Prof. EAD: Professora Kate Oliveira Kumada

NOME:
Joelma dos Santos, RA 382835,
mel_joelma@hotmail.com
Vaneska Marquetti, RA367992,
vaneskamarquetti@hotmail.com
Viviane Balbuena Benites, RA 372009,
viviane.hendrick@hotmail.com 

                                         Campo Grande

                                             15/04/2015

O que é educação não- formal? Qual a função e o que trás de interessante?

Ao falarmos da educação não- formal a comparação com a educação formal é de imediata, e o termo não- formal vem sendo usado por alguns investigadores como sinônimo de informal. Mas antes de tudo vamos aprendera diferenciar os conceitos de cada um deles.

Educação Formal- Aquela que é desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados pela instituição de ensino. Sempre é repassada pelos professores.

Educação Informal- Aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização na família, bairro, clube, amigo e etc. esta sempre vem carregada de valores e culturas próprias, de heranças familiares.  Nesta educação sempre os mediadores são os pais, vizinhos, amigos, colegas de escola, igrejas, meios de comunicação e vários outros meios.

Educação não- formal- É aquela que se aprende no mundo da vida, através de compartilhamentos de experiências, vividas no cotidiano, nesta educação o mediador do conhecimento é aquele com quem interagimos e nos integramos. Geralmente a participação nessa educação é optativa, mas às vezes poderá ocorrer por forças de certas circunstâncias vivenciadas na história de todos os indivíduos.

Há na educação não- formal uma intenção de ação, no ato de participar, fazer com que a pessoa envolvida participe da atividade. Ela capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo têm por finalidade abrir janelas de conhecimentos sobre o que circula no mundo, com relação ao que os rodeiam e suas relações sociais.

Uma das metas é a transmissão de informação e a formação política e sociocultural do individuo. Nela se prepara os cidadãos, educa o ser humano para a civilidade, em oposição á barbárie, ao egoísmo, individualismo, etc.

Na educação não- formal o principais atributos são: o fato de que ela não é organizada por séries, idades ou conteúdos , atua sobre aspectos subjetivos do grupo; trabalha e forma a cultura política de um grupo. Desenvolvem laços de pertencimento, ajuda na construção da identidade coletiva do grupo, ela pode colaborar para o desenvolvimento da autoestima e do empowerment do grupo.

Os principais resultados da educação não- formal é:

  • Consciência  e organização de como agir em grupos coletivos;
  • A construção e reconstrução de concepção (ões) de mundo e sobre o mundo;
  • Contribuição para um sentimento de identidade como uma dada comunidade;
  • Forma o individuo para a vida e suas adversidades (e não apenas capacita-o para entrar no mercado de trabalho);
  • Quando presente em programas com crianças ou jovens adolescentes a educação não- formal resgata o sentimento de valorização de si próprio( o que a mídia e os manuais de auto- ajuda denominam, simplificadamente, como a  autoestima); ou seja dá  condições aos indivíduos para desenvolver sentimentos de autovalorização, de rejeição dos preconceitos que lhes são dirigidos, o desejo de lutarem para ser reconhecidos como iguais ( enquanto seres humanos), dentro de suas diferenças (raciais, étnicas, religiosas, culturais, etc.);
  • Os indivíduos adquirem conhecimento de suas próprias práticas, os indivíduos aprendem a ler e interpretar o mundo que os rodeiam.

O aprendizado da diferença, aprender a conviver com os outros, a socializar e respeitar os direitos um do outro, aprender a lidar com as diferenças culturais, construção da identidade coletiva e entendimento das regras e leis e como respeita-las, são as principais características da educação não- formal.

O que é Associativismo e qual sua relação com os projetos sociais?  

É o meio de organização que tem interesse econômico autossustentável, é a base que liga a consciência e direito individual, a necessidade de agregação e conjugação de esforços, base de organização da sociedade. É a união de um grupo de pessoas, de empresas, de comerciantes, etc. A expressão associativismo designa por um lado a pratica social da criação e gestão democrática: assembleia geral, direção conselho fiscal e, por outro lado a defesa dessas pratica de associação, enquanto processo não lucrativo de livre organização de pessoas para a obtenção de finalidade comum. 
Portanto, o fenômeno da ação coletiva institucionalizada PR meio de associações civis pode ser interpretado a partir de diversas perspectivas teóricas. O que interessa destacar é que na construção dessas perspectivas está embutida a ideia de um modelo de sociedade que luta por igualdade, sustentabilidade, por indivíduos livres, emancipados, verdadeiros donos de seus destinos. Por isso, a participação em associações e organizações civis, como o associativismo, é salutar para gerar solidariedade social, diminuir os custos políticos e econômicos da vida em sociedade. 
Estes evidenciam que primeiro o desenvolvimento deve atingir o ser humano. O individuo é o centro de todo o desenvolvimento, ele é quem busca meios, caminhos que possam levá-lo a conquista a melhoria das condições de sua vida, primeira condição para se atingir o desenvolvimento social e consequentemente o local. Pois o local só pode ocorrer mediante a emergência da sustentabilidade do ser humano e do meio ambiente que está inserido. 
O desenvolvimento local envolve favores sociais, culturais e políticos que não se regularam exclusivamente pelo sistema de mercado uma vez que é marcado pela cultura do contexto em que se situa. Este está associado a iniciativas inovadoras e mobilizadoras  da coletividade, articulando as potencialidades locais nas condições dadas pelo contexto. 
As estratégias e as iniciativas de desenvolvimento local propõem-se a estimular a diversificação da base econômica local, favorecendo o surgimento e a expansão de empresas. 
Nas discussões da Zapata (2001), pode-se inferir que a estratégia de apoio aos desenvolvimentos local/territorial tem como eixos a construção de capital social, o fomento adequado aos micro e pequenos empreendimentos e o fortalecimento da governança local, através da cooperação da construção de parcerias e da pactuação de atores por um projeto coletivo de desenvolvimento com mais equidade.
O associativismo, assim como outras formas de movimentos sociais possui suas especificidades e características, pois existem diferenças regionais, no grau de seu desenvolvimento, de sua compreensão, organização e planejamento, o que denota falta de educação formal para que se alce no Brasil o desenvolvimento deste tipo de ação. 
Os caminhos percorridos permitem perceber que a adesão ao associativismo, embora consistente, ainda se mostra insuficiente para conter as desigualdades sociais e econômicas. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (297.3 Kb)   docx (487.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com