TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação à Distância

Por:   •  17/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

a) Analise as motivações e contextos políticos, sociais e culturais que levaram ao surgimento de experiências de ensino e aprendizagem a distância, ao longo da história, em vários países do mundo, e aponte as semelhanças e diferenças entre essas experiências que estão diretamente relacionadas com os contextos em que elas surgiram.

b) Destaque quais os princípios e objetivos que nortearam as experiências de educação a distância no Brasil ao longo de sua história.

c) Que princípios e objetivos levaram o Estado Brasileiro a investir em cursos de pós-graduação, na modalidade de Educação a Distância, possibilitando a você e a outros brasileiros cursarem, gratuitamente, uma especialização lato sensu de qualidade e totalmente gratuita?

A - Vários são os motivos que desencadearam a origem do ensino à distância no mundo.

Pessoas de baixo poder aquisitivo não continuavam seus estudos devido ao alto custo. No entanto, a sociedade da época que passava por um processo de industrialização sentia a necessidade de qualificar melhor as pessoas para consolidar essa fase.

Dentro deste contexto, vários foram os países que iniciaram suas atividades de Ensino a Distância.

Entre esses países está o Brasil, que a utiliza como meio de democratização do Ensino.Em 1904, foram criadas as Escolas Internacionais, que eram por correspondência, Já na década de 30, com avanço do Rádio, surge a fundação do Instituto Rádio Monitor e logo em seguida o Instituto Universal Brasileiro. O objetivo era formar profissionais nas áreas de eletrônica, contabilidade, língua inglesa e outros.

Em Portugal, foi criado o Instituto Português de Ensino a Distância que tinha como foco a população distante dos centros universitários além de qualificar o professorado.

A China, por ser um país de grande extensão territorial e bastante populoso instalou um único sistema integrado de Ead fazendo assim um uso extensivo de tecnologias via satélite em vários pontos do país.

Nos Estados Unidos, já no final do sec XIX, foram criados cursos por correspondências para capacitar em diversos ofícios. No século XX esses cursos se expandiram por Universidades de todo país e até mesmo em curso primário.

O modelo americano também expandiu-se pela América Latina.

Conclui-se que, basicamente os motivos que levaram muitos dos países a desenvolverem programas de cursos à distância estão ligados às condições de poder aquisitivo, dificuldade de acesso à universidade e a necessidade da sociedade de qualificar melhor a mão de obra.

B – De acordo com o texto “Educação a Distância”, Unidade 3 – Cenário Nacional, os princípios que orientaram a EaD no Brasil são bastante distintos mas caracterizam sempre com o intuito de democratizar o ensino. Através deles estão uma Educação Conscientizadora, incentivo à produção cultural popular, atingir as classes populares através de meio de comunicação de massa com o rádio, e para isso foi dividido os programas em três áreas:

1) Destinado à formação tradicional – apanha a aprendizagem dos cusrsistas por meio de tutorias presenciais e formação de professores, sem esquecer de respeitar o contexto dos participantes.

2) Destinado à formação de professores – valorizar o contexto e o dialogo reflexivo. A ideia era à atualização e aperfeiçoamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com