TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação é um direito social

Por:   •  7/11/2017  •  Seminário  •  1.941 Palavras (8 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

3        CONCLUSÃO        7

4      REFERÊNCIAS....................................................................................................8



  1. INTRODUÇÃO

Queremos através deste, mostrar a relevância do direito a educação e a importância da inclusão social e das tecnologias Assistivas na área da educação. Quando falamos de educação especial ela se torna quase obrigatória, uma vez que muitas pessoas dependem desse meio para ter acesso ao aprendizado e adquirir as competências básicas, que são de direito de todo cidadão e aliar tecnologia à educação especial é garantir o direito de acesso ao conhecimento, dando ao indivíduo uma chance de mostrar seu potencial como qualquer cidadão considerado 'normal' perante a sociedade.


  1. DESENVOLVIMENTO

               educação é um direito social de todas as pessoas que buscam a participação em espaços comuns de ensino independente de sua origem, raça, idade, sexo ou cor. O direito à educação de qualidade igualitária entre as pessoas segue o reconhecimento feito pela Constituição Federal de 1988, onde o Estado possui o dever e a responsabilidade de promover a educação para todos. No Art. 5 do Estatuto da Criança e do Adolescente destaca que “Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer negligencia, descriminação, exposição, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”

Hoje com a inclusão social, bate em nossas portas a necessidade cada vez maior de colocarmos em ação as frequentes palavras muitas vezes ditas e poucas praticadas como solidariedade, direitos iguais, amor, fraternidade, etc. Chegou o momento das novas tecnologias serem os instrumentos de trabalho, estudo e lazer das pessoas com necessidades especiais, oferecendo conhecimentos, autonomia e diversão, tornando possível com a utilização dessas tecnologias o acesso a uma liberdade que até então não passava de sonhos.  A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à idéia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola, e as contribuições relacionadas à idéia das interações sociais como fator significativo no desenvolvimento da criança. Em passos lentos a sociedade, em sentido geral a escola, vêm se modificando para incluir a todos os alunos em seus espaços, por esse motivo é possível constatar uma quantidade significativa de instituições escolares preocupadas em adequar e repensar tanto sua estrutura física com a construção de salas, rampas, banheiros adaptado como também seus regimentos internos e as formas de organização do trabalho pedagógico.

        Compreendemos que se torna necessário que as instituições escolares estejam dispostas a mudar e reestruturar seus currículos, desenvolvendo ações não somente com pais, alunos e professores, mas com toda a comunidade escolar. Parece ser relevante, ainda, a disponibilização de oportunidades e possibilidades para que o processo de inclusão se efetive na escola, para o que se torna necessário á viabilização de maiores espaços de formação continuada para os professores.   Diante do exposto, entendemos que há muito que ser investigado pelos pesquisadores da área da educação sobre a atuação do pedagogo no contexto da inclusão escolar, de modo que práticas sejam analisadas e sistematizadas, apontando novas demandas e/ou alternativas para o processo inclusivo. O professor como agente mediador no processo de formação de um cidadão apto para atuar nessa sociedade de constantes inovações, tem como desafios incorporar as ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem, buscando formação continuada, bem como mecanismos de troca e parcerias quanto à utilização destas, pois estamos vivendo em uma sociedade em constantes mudanças, onde o conhecimento é atualizado e reelaborado a todo instante e a escola enquanto formadora do cidadão crítico devera oportunizar estratégias inovadoras utilizando as mais diversas ferramentas disponíveis a fim de torná-lo capaz de atuar de maneira a resolver situações problema nessa sociedade de mudanças. As concepções de aprendizado baseadas na retenção, memorização e repetição de informações, que referenciam os paradigmas escolares tradicionais, perdem cada vez mais o sentido no mundo atual. Com as novas tecnologias, as mudanças e avanços ocorrem hoje de forma muito rápida fazendo com que as informações e os novos saberes se tornem rapidamente superados e ultrapassados, as transformações são necessárias na escola tradicional, no sentido da reformulação do seu discurso e das suas práticas, em direção a um maior diálogo com o que ocorre no mundo de hoje, tornam-se condição indispensável para a retomada da relevância do seu papel social e para a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva, diante dos fatos do dia a dia, o uso da Tecnologia na Educação Especial é além de importante, necessário. Investir em estudos ou projetos nessa área é antes de tudo garantir que o direito básico à educação seja cumprido, sem nenhum tipo de discriminação. No atendimento educacional especializado, o professor fará, junto com o aluno, a identificação das barreiras que ele enfrenta no contexto educacional comum e que o impedem ou o limitam de participar dos desafios de aprendizagem na escola. Identificando esses "problemas" e também identificando as "habilidades do aluno", o professor pesquisará e programara recursos ou estratégias que o auxiliarão, promovendo ou ampliando suas possibilidades de participação e atuação nas atividades, nas relações, na comunicação e nos espaços da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (192.5 Kb)   docx (304.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com