TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Entrevista Com a Pedagoga

Por:   •  4/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

Entrevista com a pedagoga

Centro de Ensino Vinho Novo

Para complemento da minha experiência dentro da escola atuando como estagiária na educação infantil. Fiz uma entrevista com a pedagoga da escola Centro de Ensino Vinho Novo, para conhecer melhor sua formação acadêmica, sua visão profissional e o que mudou desde o início de sua jornada na profissão. A pedagoga e diretora da escola chamam-se Elizabeth Aguiar Rodrigues, ela é formada em pedagogia e pós-graduanda em educação infantil e neuropsicopedagogia. Leciona desde os 19 anos de idade, foi funcionária pública através de contrato na SEMED e há apenas há dois anos ela abriu a escola Centro de Ensino Vinho Novo e é diretora e pedagoga da instituição desde então.

Segundo ela o coordenador pedagógico é um profissional dinâmico que orienta o trabalho coletivo e está sempre em busca de alternativas, reunindo ideias, alavancando recursos e sugerindo modos para renovar e inovar a prática escolar, o trabalho do coordenador pedagógico é de suma importância e deve ocorrer de forma organizada, pois ele atua no auxílio direto aos professores na sua prática escolar e faz a mediação entre família e escola fazendo assim seu cargo ser de extrema relevância para a escola. Quando perguntei sobre o que havia mudado entre a expectativa e a realidade ela refletiu e respondeu: “O coordenador muitas das vezes é visto como um ditador de regras, mas a realidade é bem diferente, pois ele tem o papel de transformar a escola em um espaço de formação dos cidadãos, acredito que isso foi o que mais teve impacto pra mim quando comecei a exercer o cargo de coordenadora na escola”. O maior desafio da coordenação pedagógica é gerenciar as dificuldades do dia a dia e ter autonomia para realizar suas funções, além de relacionar-se com diferentes públicos mantendo uma postura profissional independente da situação, organizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo e escolher os materiais necessários para o processo de ensino aprendizagem pensando em todos os aluno e em seus déficits individuais.

A relação com os professores e a pedagoga da escola é ótima, há reciprocidade entre a equipe, e foi o que ela respondeu na entrevista quando perguntei como era a relação com os professores: “Sempre procuro ouvir e guiar os professores estimulando o engajamento com projetos coletivos e individuais, eu costumo manter uma linha direta com todos e me mantenho aberta a ouvir ideias, críticas e opiniões, creio que isso facilite e ajude a equipe a se manter estimulada e produzir de maneira leve e sem pressão”.

Em relação aos recursos didáticos que a escola utiliza são apostilas, livros, projetos políticos pedagógicos da educação infantil, planos anuais, mensais, semanais entre outros. Os meios que a escola utiliza para se comunicar com a família são as agendas escolares dos alunos, reuniões de pais e mestres, um grupo apenas com os pais e a equipe pedagógica no WhatsApp, ligações individuais e conversas formais pessoalmente, quando solicitado. De acordo com a entrevista as maiores carências que você acredita ter na escola participação dos pais e o déficit na freqüência dos alunos, além de prejudicar o aluno em si, ainda deixa um atraso na escola e no planejamento das professoras quem tem q reforçar o conteúdo várias vezes quando o aluno raramente aparece. Para realizar o plano anual ela faz uma distribuição dos conteúdos pela grade de horários, organiza uma definição de turmas, prepara a elaboração do calendário escolar juntamente com o corpo pedagógico da escola, pois o planejamento escolar é a participação de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, então é organizada uma reunião pedagógica que é muito importante para o planejamento escolar, ambas as professoras trabalham a união da equipe, ideias são demonstradas nestes momentos para realizar atividades teóricas e práticas para sala de aula, mediante a isso os resultados são os planos de ação para resolver os possíveis problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com