TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Entrevista com a Coordenadora Pedagógica

Por:   •  11/7/2019  •  Relatório de pesquisa  •  5.035 Palavras (21 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 21

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 4

2. DESENVOLVIMENTO 5

2.1 Caracterização da Instituição 5

2.2. Atividades desenvolvidas no estágio 6

2.2.1 Análise dos documentos oficiais da escola 6

2.2.2. Entrevista com a Coordenadora Pedagógica 7

2.2.3. Observação de aula na Educação Infantil 7

2.2.3.1 Observação do Berçário 7

2.2.3.2 Observação do Microgrupo 9

2.2.4. Auxílio na elaboração de plano de aula e proposta de intervenção 11

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 16

REFERÊNCIAS 19

ANEXOS 20

1.INTRODUÇÃO

Este relatório final de Conclusão do Estágio Supervisionado em Educação Infantil aqui apresentado foi realizado no Centro de Educação Infantil Céu Estrelado 3, pelo período de 50 horas compreendido entre os dias 02/05/2019 e 14/06/2019.

O estágio em Educação Infantil é essencial, pois é através dele que nós, formandos em Pedagogia, estabelecemos relação entre a teoria e a prática, bem como temos a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional de Educação Infantil em sua ação pedagógica.

A teoria apresentada durante as aulas do curso de Pedagogia proporciona um enfoque científico da verdadeira realidade vista na escola, podemos ver assim, a complexidade que há entre a teoria e a prática no trabalho de um professor da Educação Infantil.

O Estágio Supervisionado é uma oportunidade concreta da vivência e exercício da profissão. Ele nos prepara para o mercado de trabalho, fazendo com que realizemos uma atuação transformadora na realidade escolar, ajudando no desenvolvimento integral do aluno.

Os objetivos deste estágio são: aprimorar a prática em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho e promover o aprendizado de competências próprias da atividade profissional à contextualização curricular.

É no estágio que temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos nas vídeos-aulas, de refletir sobre quais práticas vamos escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças da educação infantil. É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão mencionadas teoricamente. Com o estágio, é possível também, que nós, alunos, aprimoremos nossas escolhas de sermos professores, a partir do contato com as realidades de nossa profissão.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Caracterização da Instituição

Fui apresentada ao Centro de Educação Infantil Céu Estrelado 3 com acolhimento feito pela coordenadora e professores. O estágio supervisionado em educação infantil teve como supervisora a Coordenadora Claudia Martins Solamine. Trata-se de uma creche conveniada ao poder público municipal em atividade na zona urbana da cidade de São Paulo, como dependência administrativa privada (filantrópica), regulada pelo órgão municipal que oferece alimentação, possui ensino regular e também atendimento em período integral às turmas.

A instituição funciona em um prédio de dois pavimentos, situado na Rua Eloá do Vale Quadros, 716 Conj. Hab. Santa Etelvina II, São Paulo/SP, CEP: 08485-130. O primeiro pavimento constitui-se de recepção, sala da Direção e Coordenação, pátio interno, refeitório, cozinha, despensa, quatro salas de aula (duas salas de Minigrupo II e duas salas de Minigrupo I), dois banheiros infantis, banheiro adulto, almoxarifado, pátio externo (área gramada) e área de serviço. O segundo pavimento constitui-se de refeitório, brinquedoteca, seis salas de aula (quatro salas de Berçário II, uma de Berçário I e uma de Minigrupo II), dois banheiros adulto e um solário. Há um ambiente de afetividade e respeito entre todos, que proporciona às crianças acolhimento e segurança ao se sentirem amadas e respeitadas. As salas são organizadas em espaços diversificados e flexíveis, pois permitem modificações no decorrer do ano, essa organização propicia espaço de convivência, oportunidades para que assumam pequenas responsabilidades, tomem decisões, discutam seus pontos de vista, façam escolhas, expressem seus pensamentos através de diversas linguagens.

A parceria com a Prefeitura da Cidade de São Paulo visa o desenvolvimento pleno da comunidade atendida. O Centro de Educação está preparado para atender crianças entre zero e três anos, e tem como principal objetivo destacar a função da entidade que é cuidar e educar. Solidifica desta forma, seu papel social, possibilitando às crianças o sucesso educacional, preservando seu bem-estar físico, e estimulando aspectos cognitivo, emocional e social.

O convenio com a prefeitura permite atender 233 crianças e estas são organizadas em grupos da seguinte maneira:

Sala 01 – Micro Grupo II A e B – 36 crianças com três anos de idade – Professoras Responsáveis: Edja e Elisangela;

Sala 02 – Micro Grupo I A e B – 24 crianças com dois anos de idade – Professoras Responsáveis: Eliene e Maria Sueli;

Sala 03 – Micro Grupo I C e D – 24 crianças com dois anos de idade – Professoras Responsáveis: Eliene e Maria Sueli;

Sala 04 – Micro Grupo II E - 25 crianças com três anos de idade – Professora Responsável: Francisca;

Sala 05 – Berçário II D - 09 crianças com um ano de idade – Professora Responsável: Maria e Nazaré;

Sala 06 – Berçário II A, B e C - 27 crianças com um ano de idade – Professoras Responsáveis: Gislaine, Maria Aparecida e Roselene;

Sala 07 – Micro Grupo II C e D - 37 crianças com três anos de idade – Professoras Responsáveis: Eleana e Nívea;

Sala 08 – Berçário II E e F - 16 crianças com um ano de idade – Professoras Responsáveis: Claudete e Silvia;

Sala 09 – Berçário I A, B e C - 21 crianças com zero a onze meses de idade Professoras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com