TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Era Vargas Revolução de 1930

Por:   •  12/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 5

Era Vargas

Revolução de 1930

A partir da década de 1920, começaram a surgir no cenário nacional alguns fatores sociais e políticos que contribuíram decisivamente para o declínio e derrocada da República Velha.

O agravamento da crise econômica, a eclosão de revoltas e levantes militares, o crescimento das camadas sociais urbanas, além do acirramento dos conflitos políticos devido à progressiva divisão das oligarquias dominantes, fatores esses que promoveram a Revolução de 1930.

A Revolução de 1930 foi uma revolta armada, organizada pelas oligarquias de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba contra o governo vigente. Dando início a Era Vargas e pondo fim a primeira República.

Assim, no dia 24 de outubro de 1930 Washington Luís foi deposto, e a sucessão presidencial para Júlio Prestes foi interrompida. Uma junta do governo provisório assumiu o comando do Brasil e dia 3 de novembro de 1930 transmitiu o poder para Getúlio Vargas como presidente provisório do Brasil. Tinha início então a Era Vargas.

A década de 1930 é reconhecida como o marco referencial da modernidade na história do Brasil, esse período intensificou as mudanças nas relações entre Estado e sociedade fortalecendo a centralização do poder e facilitando a criação de um Estado forte, que predominou até meados de 1940. A recente modernização capitalista no Brasil nos anos de 1930 trouxe a expansão de novas camadas sociais e abril possibilidades de mobilidade social na estrutura de classes da sociedade brasileira, com a ampliação de trabalho e do mercado consumidor.

Em 1930 foi criado o ministério da educação e saúde para cuidar dos assuntos relacionados a essas áreas, como também a gratuidade e obrigatoriedade do ensino elementar. Nessa época houve mudanças formais e substanciais na educação do país.

No campo econômico, Vargas deu continuidade à política de valorização do café.

Vargas visando atrair os trabalhadores para o mercado de trabalho com o intuito de expandir o capitalismo, colocou em vigor projetos educacionais que atendiam aos seus próprios interesses.

Primeira Reforma educacional

Reforma Francisco Campos

Primeira reforma educacional de caráter nacional realizada no início da Era Vargas (1930-1945). Essa reforma de 1931 foi marcada pela articulação junto aos ideários do governo autoritário de Getúlio Vargas e seu projeto político ideológico implantado sob a ditadura conhecida como “Estado Novo” algumas das medidas da reforma, foi à criação do conselho nacional de educação e organização do ensino secundário e comercial. Este último foi destinado à formação do homem para todos os grandes setores da atividade Nacional, construindo no seu espírito todo um sistema de hábitos e comportamentos. O curso secundário foi dividido em dois ciclos de cinco e dois anos, respectivamente, o primeiro fundamental e o segundo complementar.

A Reforma Francisco Campos representou a concretização do ensino secundário desejado por alguns grupos sociais desde o final do século XIX. Ela teve a marca de seu idealizador na medida em que realizou uma centralização e homogeneização do ensino secundário inédito em nível Nacional.

Governo Constitucional

A oligarquia paulista encontrava-se insatisfeita com a perda de poderes sofrida com a ascensão de Getúlio Vargas, por isso, em 1932, iniciou-se o processo de exigência da constitucionalização do país com a finalidade de restituir a centralidade política e econômica de São Paulo. No Estado de São Paulo foi instaurada a guerra civil que militarmente foi derrotada, mas politicamente influenciou na convocação da assembleia nacional constituinte (1933).

Em 1934, uma nova constituição consolidou uma significativa gama de propostas que fomentaram ideologicamente a Revolução de 1930. Um novo código eleitoral legitimava o voto secreto e concedia esse mesmo direito a todos os cidadãos maiores de 21 anos, incluindo as mulheres. Paralelamente, os trabalhadores foram agraciados com uma série de direitos entre os quais se destacavam a jornada de oito horas de trabalho diário, a paridade de salários entre os sexos, a proibição do trabalho de menores de 14 anos, férias remuneradas e indenização sem justa causa.

Valendo-se da manutenção dos setores que o apoiavam e o vazio político ainda gerado pela Revolução de 1930, Vargas alcançou mais um mandato presidencial (eleição indireta).

Ao contrário do seu outro governo Vargas encarou a formação de duas tendências políticas que marcaram essa época:

• A Aliança Nacional Libertadora (congregava membros de esquerda, militares e outros simpatizantes de suas ideias voltadas para o âmbito da justiça social);

• A Ação Integralista Brasileira abraçava o discurso totalitarista que tomava espaço na Europa e logo abraçou algumas alas militares, grupos conservadores e setores políticos de esquerda.

Os membros da ANL, ao criticar mais claramente o governo Vargas, foram colocados na ilegalidade pela lei de segurança Nacional, nesse instante os membros do partido comunista brasileiro encabeçaram um movimento que manteria a ANL na clandestinidade. Em pouco tempo foi organizado um golpe frustrado contra Vargas conhecido como Intentona Comunista. Getúlio aproveitou o pretexto para decretar Estado de Sítio e reprimir as atividades de esquerda. Nesse governo a democracia estava seriamente ameaçada.

Estado Novo

Como forma de se perpetuar no poder,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com