TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.596 Palavras (7 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Educação e Diversidade

Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Alessandra Figueiredo -  RA 556.914.588.0

Girlane Gomes Dutra da Silva – RA 530.895.527.4

Marli Simões de Moraes Amaro da Silva – RA 532.097.898.5

NOME DO TUTOR:

SANTO  ANDRÉ

2015

Introdução

        O Desafio Profissional visa a análise da diversidade cultural e avaliar as implicações do multiculturalismo na construção do Projeto Pedagógico Curricular das escolas.

        Será abordado os aspectos significativos  sobre a diversidade e multiculturalismo das seguintes leis: LDBNE 9394/96, dos Parâmetros Curriculares Nacionais e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

        O presente trabalho apresentará o respeito à diversidade e ao multiculturalismo respeitando as diferenças culturais de cada indivíduo.









Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)

Esta lei diz respeito aos  princípios de liberdade e aos ideais de solidariedade, os quais são citados  diretamente  e relacionados com a diversidade e multiculturalismo, onde em alguns artigos são colocados aspectos como a liberdade de aprender, de ensinar,  a valorização da pesquisa e divulgação para a cultura, onde o pensamento, a arte e o saber são valorizados, bem como  a valorização do pluralismo de ideias e o respeito à liberdade de cada indivíduo, a importância da educação escolar, com o trabalho e as práticas sociais.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

Os parâmetros Curriculares Nacionais são referenciais para os ensinos fundamentais e médios em todo o âmbito nacional, e tem por objetivo atender a todos, seja qual for   sua situação socioeconômica. Destina-se a padronizar o ensino em de maneira nacional, valorizando os alunos e oportunizando para que estes possam obter o direito de adquirir conhecimentos necessários para o exercício da Cidadania. O PCN tem como objetivo o pluralismo social, ou seja, reconhecer a existência de diversas culturas numa determinada região, tendo como o ponto forte garantir que sejam respeitadas as diferenças culturais regionais, étnicas, religiosas e políticas de cada região. O Tema Transversal foi incluído dentro da Pluralidade Cultural com o objetivo de avançar dentro de uma proposta curricular onde a diversidade e multiculturalismo seja reconhecido para a formação da cidadania baseada no respeito às  diferenças .

Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

A Lei 10630/2003 foi criada com o objetivo de reconhecer que  existem outras culturas  a serem valorizadas, bem como, a diversidade na formação do povo brasileiro.

Ficou estabelecido nessa lei que o ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira  faria parte do currículo de ensino. Visando assim, a combater a discriminação, o preconceito, o racismo, mas primordialmente  a redução das desigualdades sociais. Tendo como  objetivo, a construção de uma sociedade justa e livre de preconceitos onde negro faça parte dela e seja aceito com a sua diversidade cultural.

Sabemos que a escola é lugar de formação e tal qual deve preparar seus educandos para a formação de futuros cidadãos que valorizem a sua cultura. 

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1.

Este documento vem considerar que as crianças são diferentes entre si. Que o professor da Educação Infantil deve oferecer situações didáticas   que contribuam para o desenvolvimento do educando, considerando o grupo e as diferenças individuais, bem como, respeitar as origens socioculturais do grupo em questão.

O documento vem tratar de uma ação educativa que seja comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática, promovendo o convívio com a diversidade. Assim, fazer com que a criança aprenda  a conviver e relacionar-se com pessoas que possuem habilidades e competências diferentes dela.

Título: Escola Pingo de Gente realiza festa em homenagem ao Dia das Mães

Disponível em: http://www.doctum.edu.br:8080/portal/educacao-infantil/escola-pingo-de-gente/noticias/escola-pingo-de-gente-realiza-festa-em-homenagem-ao-dia-das-maes/view 

Acesso em: 22/08/2015

A escola proporcionou um dia de beleza as mães, mas se o intuito era proporcionar um dia juntamente aos seus filhos, não foi o que realmente aconteceu. Pois as mães tiveram um dia para se enfeitarem e apenas no final da tarde que houve uma apresentação com música onde as crianças foram ensaiadas dia-a-dia.

A festa poderia ser algo onde introduzissem a família: pais, avós, tios, padrinhos ou quem a criança convivesse. Nos dias atuais esse modelo de família patriarcal é quase um conto de fadas. A família hoje é constituída por pais e mães solteiros, homossexuais que adotam uma criança, por avós que criam seus netos nos lugares dos pais.

Essas datas comemorativas em algumas escolas estão mudando e passando a serem comemoradas como: Festa da Família. O dia da família é comemorado para que todos possam participar da vida escolar da criança.

No caso da escola acima citada, o intuito era presentear as mães com um dia da beleza, já que segundo a própria mãe de um aluno afirma que devido ao trabalho não tem tempo para se cuidar.

Essas festas muitas vezes são de grandes estresses para as crianças já que saem de sua rotina para ensaiarem exaustivamente para uma única apresentação de poucos minutos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (249.7 Kb)   docx (159.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com