TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade

Por:   •  13/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.482 Palavras (6 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA – OSASCO(SP)

PEDAGOGIA – LICENCIATURA

7º SEMESTRE

ADRIANA CARVALHO DE A. ROQUE – RA: 5544123902

CARLA MOURA CANDIDO – RA: 9040011245

EMILAINE FABÍOLA DA S. XAVIER – RA: 5544119524

GRAZIELA OLIVEIRA F. DE ASSIS – RA: 5544123644

HUMBERTO FIRMINO DA SILVA – RA: 5594137458

DESAFIO PROFISSIONAL

Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade

OSASCO

2015

SUMÁRIO:

Introdução ....................................................................................................................3

Desenvolvimento ......................................................................................................4-8

Considerações Finais ..................................................................................................9

Referências Bibliográficas .........................................................................................10

INTRODUÇÃO:

O crescimento econômico, globalização, tecnologia traz grandes assuntos para o bem estar da educação no século 21.

Dentro destes assuntos o multiculturalismo e a diversidade cultural abordam uma questão muito pertinente, o olhar para o próximo, não somente na sua forma física, mas também na sua essência, sua etnia, crença, hábitos, costumes, praticas, gênero. Pessoas tão próximas e tão diferentes ou pessoas tão distantes e iguais.

A escola tem este poder de agregar pessoas tão diferentes, poder este no sentido pedagógico da pesquisa sobre diversidade de descrever, relatar e entender a importância do outro em nossa vida cotidiana nos lugares mais simples possível.

Cultura e diversidade traz um olhar de cumplicidade e empatia com o próximo.

Tarefa difícil, mas quando valorizamos e respeitamos o próximo, ele nos devolve isto, o respeito.

O ambiente escolar é o melhor lugar para conversamos e entendermos a diversidade, falarmos sobre preconceito, o quanto ele é nocivo para os nossos relacionamentos com o próximo. Os próprios alunos nos ajudam a construir respostas para o nosso desafio. E cabe ao professor a parte de mediador para mobilizar as partes envolvidas.

DESENVOLVIMENTO:

1- Documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo:

Documento: Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;

IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;

A Lei nº 9394/96 – LDB - São relações imersas na alteridade e construídas historicamente nos contextos de poder e das hierarquias raciais brasileiras, nos quais a raça opera como forma de classificação social, demarcação de diferenças e interpretação política e identitária. Trata-se, portanto, de relações construídas no processo histórico, social, político, econômico e cultural.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) Pluralidade cultural

A temática diz respeito ao conhecimento e valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira e que tem o objetivo de transformar mentalidades, atitudes e formar cidadãos éticos e justos. Coloca a escola como um espaço fundamental no desempenho deste processo, onde a criança convive com a diversidade e poderá aprender com ela. Cabe à escola oferecer à criança e construir junto com ela um ambiente de respeito, pela aceitação, de interesse pelo apoio à sua expressão, de valorização, pela incorporação, das contribuições que venha a trazer.

Diretrizes Curriculares

Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana Consciência Política e Histórica da Diversidade: Princípio que conduz à análise das relações étnico-raciais através de estudo da história dos povos africanos, cultura afro-brasileira e valorização das diferentes culturas que, em conjunto, formam a história e cultura brasileira; a fim de erradicar a discriminação e formar uma sociedade justa, principalmente através da formação de professores com informações e subsídios.

Fortalecimento de identidades e de direitos, rompimento de imagens negativas contra negros e indígenas, ações educativas de combate ao racismo e a discriminações através de atividades que valorizem as aprendizagens vinculadas ás relações entre negros, indígenas e brancos no conjunto da sociedade, com a experiência de vida dos alunos e professores, criando condições para diálogos e críticas que superem discordâncias, conflitos, contestações. Participação de grupos do Movimento Negro, grupos culturais negros, da comunidade em que a escola está inserida, na elaboração de projetos político-pedagógicos que contemplem a diversidade étnico-racial.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1. Cabe ao professor a tarefa de individualizar as situações de aprendizagens oferecidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (134.9 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com