TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO DO HOMEM SEGUNDO AS CONCEPÇÕES DE ROUSSEAU

Por:   •  28/10/2018  •  Artigo  •  1.848 Palavras (8 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 8

A FORMAÇÃO DO HOMEM SEGUNDO AS CONCEPÇÕES DE

ROUSSEAU

Acadêmica: Ákilla Wanessa Batista Rodrigues

Instituto Aphonsiano De Ensino Superior

AWBR23@GMAIL.COM

Resumo:

Este artigo faz uma pequena ressalva as concepções do filosofo JEAN-JACQUES ROUSSEAU sobre a educação;

Positiva e Negativa, No Campo e na Cidade, O Homem Natural VS Civil, Convívio Maternal, dentre outros como a importância da educação para o homem e a sociedade.

Palavras-Chave: Educação, Sociedade, Homem, Preceptor

Abstract:

 This article makes a small proviso as conceptions of. tem filosofia JEAN-JACQUES ROUSSEAU um education;

Positive and Negative, In the Countryside and in the City, Natural Man VS Civil, Maternal Life, Natural and Civil Man, Man and Society.

Word-Key: Education, Society, Man, Mentor  

Introdução

O que é uma concepção de educação? É uma compreensão sistematizada e formação de projetos desenvolvidos a fim de ter aproveitamentos e resultados acarretando uma melhor interação dos indivíduos. Ditos cujos como professor e aluno, e que também pode ocorrer de forma conjunta com outros profissionais das instituições de ensino, ambos com o intuito análogo de propiciar uma educação por excelência. Tais resultados de analises e pesquisas evidenciam onde há uma educação de qualidade a sociedade só tem a auferir, este artigo foi direcionado com pesquisas de dados contundentes e relevantes em bancos de dados de teses e dissertações e será priorizado o livro “Emílio, ou da educação”

        

Desenvolvimento

O homem não é mal por sua natureza, mas o convívio em sociedade transforma e deteriora, Rousseau acredita no homem natural e o homem civil;

Homem Natural VS Homem Civil  1

 Homem Natural (“Bom Selvagem”) [pic 1]

Homem Social (“Civilizado”)

Tinha Liberdade

Vive sob costumes, leis e normas

Não possui noções do bem ou do mal

Domesticado

Vive Isolado

Autoconservação

Instinto de Piedade

Tem um pacto social, para garantir a ordem social

Desigualdades não naturais: Ricos e

Pobres. Robusto

Subsistência como

Única preocupação

Governantes “Poderosos”

Desigualdades naturais: Idade, Sexo, Força e etc.

Governados “Escravos”

Desigualdade Economica e Finaceira

Ou seja, o homem Natural é puro, mais o mundo o deteriora após o contato com a diversidade da sociedade, O jovem Emílio, filho de um homem abastado, é bem-educado por um preceptor no convívio com o campo abrigado dos acanhamentos da sociedade. Emilio representa classe humana em sua potencialidade de virtude, ensinado para ser alguém que viva afetuosamente consigo, com sua porvindoura companheira Sofia e com os diversos, em uma sociedade livre e democrática. Rousseau entendia a infância como uma forma peculiar de ser humano diferente da idade amadurecida. O aprendizado era acarretado pelos empenhos do próprio principiante, em uma educação de dificuldades grandiosas, lúdicas e interativas que evolviam naturalmente do sentido ao íntimo, em uma série natural de exercício da vida, sem alvoroços ou determinações.

“[...] Tudo é certo em saindo das mãos do Autor das coisas, tudo degenera nas mãos do homem. Ele obriga uma terra a nutrir as produções de outra, uma árvore a dar frutos de outra; mistura e confunde os climas, as estações; mutila seu cão, seu cavalo, seu escravo; transtorna tudo, desfigura tudo; ama a deformidade, os monstros; não quer nada como o fez a natureza, nem mesmo o homem” (ROUSSEAU, 1995, p. 9),

 Rousseau ainda comenta sobre a educação negativa, constitui em preservar o coração sem vícios, sem maldade da sociedade, em modo geral tudo que corrompesse o Indivíduo:

“[...] A educação primeira deve, portanto ser puramente negativa. Ela consiste, não em ensinar a virtude ou a verdade, mas em preservar o coração do vício e o espírito do erro.” (ROUSSEAU, 1995, p. 80

O escritor destaca algumas atributos para um bom preceptor, a primeira delas é ele não ser um homem subornável. O preceptor deve ser escolhido com muita cautela. É permitido também que ele escolha seu educando. Essa escolha não é através do gênio ou do caráter desse aluno, pois isso só se saberá ao final da obra.

Essa preferência acontece antes mesmo da criança passar a existir. Esse preceptor deve resguardar a criança a perpetuamente, porém não deve atalhar que ela viva. O discípulo de Rousseau estudará a se adaptar a todos os climas.

O escritor fala que se fosse possível ensiná-lo a voar como águia, ele o faria. Deve ser um exemplo para seu educando, pois quando pequeno, o ser humano se reproduz o que as pessoas fazem. Não há como ensinar bem se não foi bem ensinado. O professor é sempre muito notado e vigiado.

Saindo de minhas mãos, ele não será, concordo nem magistrado, nem soldado, nem padre; será primeiramente um homem. Tudo o que um homem deve ser, ele o saberá, se necessário, tão bem quanto quem quer que seja; e por mais que o destino o faça mudar de situação, ele estará sempre em seu lugar. (ROUSSEAU, 1995, p. 15)

Conclusão

Conclui-se então que para Rousseau é imprescindível que o homem deve abster-se do mal de preferência distante da sociedade, para que ele não venha a corromper-se, e que as mães geralmente abandona os filhos, os preceptores devem dar uma liberdade que não seja ilimitada, que você de liberdade mais acompanhe os passos de seu aluno de perto sem que ele te veja, e adquira a confiança, e que seja um com equilíbrio emocional, psicológico e em outros departamentos bem resolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (185.5 Kb)   docx (956 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com