TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO EMOCIONAL

Por:   •  16/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.711 Palavras (7 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – EDUCAÇÃO INFANTIL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO EMOCIONAL

NOME: MILENE CRISTINA FRANCO                 RA: 2076544

PENÁPOLIS

2022

[pic 2]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – EDUCAÇÃO INFANTIL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO EMOCIONAL

NOME: MILENE CRISTINA FRANCO                      RA: 2076544

Trabalho de intervenção pedagógica, realizado da disciplina de Projetos e Práticas de Ação Pedagógica, do Curso de Pedagogia, da Instituição Universidade Paulista – UNIP.

PENÁPOLIS

2022

Sumário

  1. Tema04
  2. Situação Problema04
  3. Justificativa e Embasamento Teórico04
  4. Público-Alvo07
  5. Objetivos07
  6. Percurso Metodológico 08
  7. Recursos09
  8. Cronograma09
  9. Avaliação e Produto Final09
  10. Referências Bibliográficas10

  1. Tema

A relevância deste projeto está no fato de compreendermos as emoções como essenciais nos processos de formação dos docente, nos espaços escolares ou nos eventos denominados formação inicial e continuada. A educação emocional é de grande relevância para que os professores reflitam, compreendam e regulem suas emoções. Fatores esses essenciais para enfrentar os desafios do cotidiano escolar, além de possibilitar a escuta das emoções dos docentes.

  1. Situação Problema

É necessária a alfabetização emocional de professores e alunos no âmbito escolar, percebe-se que atualmente os docentes estão pouco interessados na formação continua e emocionalmente desmotivados. Percebe-se também que as crianças estão sobrecarregadas com excesso de informações que os afetam tanto fisicamente e emocionalmente. Surgindo a necessidade  de profissionais preparados.

É necessário conscientizar e provocar no professor um desenvolvimento de habilidades para melhorar o processo de Ensino-Aprendizagem que ocorre no âmbito escolar.

Os professores se encontram desmotivados para suas ações no dia a dia da sala de aula, pois vêem a formação docente de forma fragmentada, descontínua e sem conexão com suas atividades pedagógicas. A formação continua permite que o professor aprimore e melhore sua ação pedagógica e a maneira como tal rever sua metodologia, criando práticas eficazes e com qualidade.

  1. Justificativa e Embasamento Teórico

O âmbito escolar se atualiza e se renova frequentemente, antes era notável mudanças comportamentais dos alunos ao longo do tempo, agora é possível notar diferenças em menor quantidade de tempo. Isso ocorre devido as mudanças sociais e culturais da sociedade.

 Percebe-se que os alunos estão inseridos em diferentes situações e muitas vezes, possuem problemas familiares, estão expostos ao excesso de informações da mídia ou gastam frequentemente seu tempo em equipamentos tecnológicos.  Consequentemente os alunos sofrem com desinteresse, falta de atenção e problemas emocionais, que muitas vezes são geradores de ansiedades, depressões e pensamentos negativos.

Diante dessa situação, surge a necessidade de elaborar um projeto de intervenção a fim de que o corpo docente e a equipe gestora possam ter o preparo adequado para lidar com a diversidade cultural, social e emocional. Para isso é necessário uma formação continua dos docentes, e um conhecimento amplo na educação emocional.

Dessa forma, ao contribuir e incentivar os docentes a adquirirem uma formação continuada, principalmente no que diz respeito a Inteligência Emocional e a formação continua, tão necessária em nossos dias, na qual auxilia nos resultados do desenvolvimento dos alunos, seja na sua autonomia e proatividade.

A Educação Emocional consiste em um processo de construção humana que se dá ao decorrer da vida, de forma integralizada, tendo em vista o bem-estar subjetivo (GONSALVES, 2015).

Atualmente, a informação e o conhecimento são compartilhados de maneira muita rápida e quase instantânea, de modo que se manter atualizado é considerado um requisito indispensável para qualquer profissional. Cabe a escola possibilitar a construção do conhecimento dos alunos por meio dos materiais disponíveis.

A formação continua dos docentes contribui para este processo, ajudando o profissional a continuar buscando novos conhecimentos e a melhorar cada vez mais suas praticas pedagógicas. Essa formação continua melhora o preparo para apoiar os alunos na sua construção de conhecimento, e não apenas no acúmulo de informação.

Esse tipo de construção é realizado após a formação inicial tendo como objetivo assegurar um ensino de qualidade é um processo constante e permanente de aperfeiçoamento.

O conceito de formação continua entrou em vigor desde 1996, implantada na lei de Diretrizes e Bases da Educação. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cita a formação continua dos professores como pauta obrigatória nas escolas, o que torna essa formação ainda mais relevante nas instituições.

A formação continua é um direito para os profissionais que lecionam em qualquer estabelecimento de ensino. Sendo de extrema importância para os docentes, quanto para os alunos desenvolverem seu conhecimento.

Segundo o autor Augusto Cury em seu livro ‘’Ansiedade, como enfrentar o mal do século- para filhos e alunos ‘’ que a criança da atualidade possui mais informação que um imperador relata romano em seu auge de Roma e um pré-adolescente de dez anos tem mais dados em sua memória do que os filósofos e pensadores da Grecia antiga.

Sendo assim, com todo esse excesso de informação, é possível o cérebro não esgotar, produzindo a construção acelerada de pensamento, gerando assim uma ansiedade crônica e constante frustrações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com