TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DO EDUCADOR EM PINDOBAÇU

Por:   •  6/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO:  FORMAÇÃO PELA ESCOLA

MODULO: CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

CURSISTAS: MARIA EDSONETE OLIVEIRA COSTA

                    JUCELMA CONSTANTINO DA SILVA

                        LUCICLEIDE CONSTANTINO DA SILVA

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DO EDUCADOR EM PINDOBAÇU

PINDOBAÇU-BA

2017

CURSO:  FORMAÇÃO PELA ESCOLA

CURSISTAS: MARIA EDSONETE OLIVEIRA COSTA

                    JUCELMA CONSTANTINO DA SILVA

                        LUCICLEIDE CONSTANTINO DA SILVA

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DO EDUCADOR EM PINDOBAÇU

Trabalho final de conclusão do Curso Censo Escolar da educação bàsica no âmbito do Programa Formação pela Escola.

PINDOBAÇU-BA

2017

ATIVIDADE FINAL DO MÓDULO DE COMPETÊNCIAS BÁSICAS

O presente relato de aprendizagem tem como finalidade apresentar o curso censo escolar e o que foi fixado durante esse estudo, pois antes do mesmo nosso conhecimento sobre o educacenso era muito superficial, por não estar diretamente ligado à nossa prática de sala de aula.

O nome censo determina do latim census, e quer dizer “conjunto dos dados característicos dos habitantes de uma localidade ou país, para fins estatísticos”. (houaiss, 2014). Assim, através desse estudo das características do processo, de seus conceitos, objetivos e das funcionalidades do sistema educacenso, servira de norteio, para melhor preparação para nós como profissionais da educação, está devidamente disposto para colaborar, deliberativamente, para o sucesso do censo escolar. O Educacenso é uma radiografia particularizada do sistema educacional brasileiro, que visa coletar, organizar, transmitir e disseminar os dados. É um utensílio que admite alcançar dados particularizados de cada aluno, docente, classe e escola do país, públicas e privadas. Todo o processo de levantamento é feito através da internet. Logo após com dados do Educacenso, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e esquematizada a classificação de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, entre outros. O sistema além disso coopera para a análise do nível da educação, e por meio dos resultados é inserido políticas para progresso de ensino. Pois, o mesmo proporciona explicações a respeito de todas as etapas do censo escolar e do funcionamento do sistema de inclusão de dados.

Entretanto, alguns espaços escolares ainda enfrenta problemas no momento de repassar os dados a quem insere no educacenso por conta de não dá tanta importância ao ato ,de não treinar a pessoa para que desde a matriculas se preocuparem com os dados pois todos são fundamentais para que faça com a maior transparência, sendo assim oferecemos uma proposta que a pessoa da escola responsável pelos recolhimentos dos dados tenha feito esse curso, para um bom entendimento, tenha um ambiente de trabalho apropriado na escola, equipado com internet para que no transcorrer do ano escolar possa estar em constante comunicação com a técnica responsável pelo educacenso que trabalha na escola, logo aprimorando a coleta de dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com