TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação Pedagógica

Por:   •  26/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.921 Palavras (12 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE POLIS DAS ARTES

Educação para as relações étnico raciais

Embu das Artes

2016

FACULDADE POLIS DAS ARTES

 Prática de Formação Pedagógica

[pic 1]

        

Embu das Artes

2016

SUMÁRIO

1. Introdução .....................................................................................................

2. Caminhos Investigativos .............................................................................

3. O Professor e a sua prática .........................................................................

4. Conclusão ....................................................................................................

5. Bibliografia ..................................................................................................

  1. Introdução

        O trabalho tem por objetivo compreender a formação pedagógica do professor, contribuindo com conhecimentos na área de educação, e objetivo da leitura crítica do ato educativo. Considerando a situação das escolas, professores e alunos, observamos que a inadequação está nos processos de formação. Para diminuir esse problema é necessário proporcionar aos professores uma formação diferenciada e contínua, avaliando-os como diagnóstico, a fim de permitir que os alunos se possuam um saber que lhes garanta o direito à cidadania e à inclusão social.

        A globalização do sistema econômico mundial, tem repercussões na cultura, na vida dos indivíduos e das sociedades. Temos então, a necessidade de reconstrução da identidade profissional individual e coletiva. Desta maneira, é papel da escola ter qualidade, considerar a participação das famílias e das comunidades em suas ações que digam respeito à educação.

        A educação desenvolve-se na vida familiar, na convivência humana,  no trabalho, nas instituições de pesquisa e ensino, nos movimentos sociais e nas manifestações culturais. Portanto, a educação não deve ser privilégio e sim, uma ação social. O grande problema é formar pessoas capazes de enfrentar a vida, pois é selecionada, incluindo alguns e excluindo a maioria.

        Investigar a questão da formação dos profissionais em educação, é a proposta deste estudo, a partir das práticas de professores licenciados nas escolas municipais e estaduais do município de Osasco, compreendendo a formação do professor e seu compromisso com a prática pedagógica, fazendo uma ligação com a realidade da escola, dos professores e dos alunos, contribuindo com a compreensão de conhecimentos na área de educação.

        A prática educacional está associada à existência de condições para os professores e alunos entenderem que a escola é uma esfera pública. Analisando as formas de poder, exercidas por indivíduos e grupos sociais e lutar contra práticas ideológicas e materiais que reproduzem privilégios e desigualdade social e econômica. A partir dessas discussões questionamos: "qual a contribuição em torno da qualidade da formação dos alunos advindos da prática pedagógica?".

        As mudanças da sociedade exigem, um sistema educacional renovado. O mercado de trabalho precisa de pessoas com mais instrução, criativas, que tenham domínio das novas tecnologias. Os alunos mudam sua visão de ver o mundo, exigem mais dos professores, das escolas e da sociedade. Por isso, a política educacional brasileira também necessita passar por transformações. Sabemos que em algumas escolas as condições são precárias, sem salas de aulas apropriadas para os alunos.

        No Brasil hoje, temos escolas modernas e alunos sedentos por aprender, com inúmeros recursos, e por outro lado, escolas sem condições de serem freqüentadas e alunos que pouco se interessam pelas atividades escolares.

  1. Caminhos Investigativos

        Este trabalho de pesquisa foi realizado através de uma abordagem qualitativa, quanto a qualidade que envolve o processo de formação de professores, tomando um Estudo de Caso, cujos dados coletados serão transcritos, interpretados e anotados dentro dessa tendência. Para a coleta de dados, utilizamos uma entrevista semiestruturada.

        Além da análise documental, que busca identificar informações a partir de questões ou hipóteses.

        Os dados, os dados foram analisados para identificar as relações existentes entre a formação do professor e sua prática pedagógica, dentro da realidade escolar em que esses professores se encontram.

        A população da pesquisa compôs-se, por professores e alunos de 5ª a 8ª séries de duas escolas pertencentes ao município de Osasco, o resultado foi de um número total de 04 professores e 15 alunos pesquisados.

        A entrevista foi estruturada para obter informações sobre dados dos professores, como tempo de serviço, formação, carga horária, e satisfação salarial, número de turmas, de alunos por turma, interesse dos alunos, metodologia das avaliações, materiais utilizados para as aulas práticas, também informações dos alunos, como a série e escola em que estudam, se concordam com as avaliações, as notas e os recursos utilizados em aula e, ainda quanto a integração dos conteúdos.

  1. O Professor e a sua Prática

        A partir da entrevista realizada nas escolas, obtivemos as seguintes informações da professora de Matemática. Possuí dez anos de serviço. A 5 anos trabalha na escola cuja pesquisa foi realizada. É formada em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Campinas – UNICAMP. Possui carga horária total de trinta horas semanais. A professora é efetiva. A hora/aula na escola é de 60 minutos, ou seja, uma hora/relógio.

        Quanto a sua satisfação salarial a professora relatou que, em relação às outras profissões e aos salários dos professores no país, o seu salário está bom, mas, quanto ao tempo de formação (curso superior), e por trabalhar com crianças dos mais variados níveis intelectuais, emocionais, financeiros e por se tratar de seres humanos, onde nenhum é igual ao outro, o salário é insuficiente. Sua perspectiva para o futuro é de que essa situação tenha melhorias. Ela acredita que se houvesse um aumento nos salários os profissionais poderiam investir mais em cursos de qualificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (142.5 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com