TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação Pedagógica Para Graduados Em Matemática

Por:   •  23/11/2023  •  Relatório de pesquisa  •  4.503 Palavras (19 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 19

GRUPO SER EDUCACIONAL

“NOME DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO”

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS EM MATEMÁTICA

NOME DO ALUNO

RELATÓRIO PARCIAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS.

NONOAI

2022

NOME DO ALUNO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS.

Relatório Parcial apresentado ao Curso de Graduação em... (nome do curso) do (nome da instituição), como requisito parcial para aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado I.

NONOAI

2022

sumário

1        INTRODUÇÃO        4

2        DESENVOLVIMENTO        6

2.1        Observação das aulas        7

2.2        Participação em aulas        8

2.3        Regência de classe        9

2.4        Atividades extraclasse        15

3        CONCLUSÃO        15

4        REFERÊNCIAS        16

5        ANEXO        17

  1. INTRODUÇÃO

O estágio é um momento de realização de análise local, verificando como ocorre a prática e a rotina escolar, pois o ato de ensinar requer um trabalho específico e reflexão mais ampla sobre a ação pedagógica que ali se desenvolve. Para nós alunos do curso, a observação é muito importante, pois vem esclarecer algumas questões relevantes ao dia a dia das professoras em sala de aula.

Nesse sentido de acompanhar algumas aulas, onde se vê a atuação do professor e como lidar com os alunos de diferentes faixas etárias é muito importante para que possamos projetar nossas expectativas e ganharmos experiência. A observação foi realizada numa escola Estadual de Ensino Médio. O presente estágio tem como objetivo, observar como se desenvolve o ensino em sala de aula, de que maneira a professora conduz a aprendizagem, como se processa a apreensão do conhecimento pelo aluno. Objetiva ainda analisar como é a interação dos alunos com a professora, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar.

O referido estágio é de suma importância para instrumentalizar o estudante e futuro profissional da educação, para que o mesmo se familiarize com a prática da sala de aula, conviva com os alunos e professores e habituem-se ao ambiente escolar com seus problemas, desafios, dificuldades, mas também repleto de alegria, realizações e sobretudo, cheio de crianças e jovens transbordantes de vida e vontade de aprender. O estágio possibilita a observação do cotidiano da sala de aula, como realmente um docente age na prática, na articulação e no desenvolvimento dos conteúdos a ser trabalhados, a interação com as crianças e para que isso aconteça o professor docente tem que ser criativo e dinâmico, tanto em sua perspectiva em relação ao aprendizado de seus alunos quanto na motivação para ensinar.

O Estágio de observação de aulas e docência foi realizado na Escola Municipal Jair de Moura Calixto, situada na travessa de acesso com rua Doutor Pedro Roso, número 001, Centro, CEP 99600000, localizada na cidade de Nonoai, no estado do Rio Grande do Sul. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (54) 3362 1122.

A escola oferta atendimento na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental no período matutino e vespertino, e a Educação de Jovens e Adultos no noturno. A instituição atende um total de 760 alunos, desse total 20 são alunos em processo de inclusão.

A escola Jair de Moura Calixto desenvolve sua prática pedagógica, voltada para ações educativas, garantindo suas especificidades da educação, norteada pelo seu projeto político pedagógico e proposta educacional, baseada na perspectiva histórico cultura. Sendo que a metodologia surge como o propósito de ser integradora construtiva e principalmente, participativa na construção do conhecimento dentro do processo de ensino-aprendizagem.

As concepções usadas pela escola são filosóficas, socioantropológicos e psicopedagógicos.

O homem está no mundo e com o mundo. Tende de captar uma realidade, fazendo-a objetos de seus conhecimentos. Quando o homem compreende sua realidade, pode levantar hipóteses sobre o desafio dessa realidade e procurar soluções. (FREIRE, 1979)

A vivência em sociedade é essencial para a transformação dos seres humanos com princípios, valores e determinação, aguçando sua curiosidade estimulando sua capacidade de pensar agir e ir além dos seus conhecimentos.

Querem um aluno capaz de raciocinar, criticar criar e de participar de uma sociedade onde as diferenças sejam respeitadas e valorizadas.

Com orientação filosófica de base, procuram privilegiar não tanto o saber como o saber fazer e o saber estar, e ainda contribuir para que aprendam a aprender e aprendam a pensar. A escola defende a ideia de transformação, de trabalhar no sentido de que a criança, jovens e adultos assimile ativamente os conhecimentos formando cidadãos críticos e responsáveis. A Proposta Pedagógica da escola foi elaborada parcialmente em conjunto com professores, funcionários e comunidade.

A metodologia utilizada neste relatório foi norteada e embasada nas seguintes atividades desenvolvidas como: a observação, a participação, à regência, utilizei a pesquisa-ação. Através da observação coletei dados sobre a dinâmica utilizada pela professora no processo de ensino-aprendizagem em sua sala de aula.

  1. DESENVOLVIMENTO

As atividades de observação e participação em sala de aula, foram feitas acompanhando uma professora de matemática do ensino Fundamental. A rotina é comum a todas as escolas. Após o sinal, os alunos entram na sala de aula e acomodam-se em seus respectivos lugares, nem todos de maneira pontual, estão em uma fase da vida na qual alguns gostam de chamar atenção, mas são poucos os casos, desta maneira, não cumprem integralmente as regras da escola, mas são salvas as exceções, mais de 90% dos alunos, cumprem integralmente os combinados e regras gerais da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (117.8 Kb)   docx (424.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com