TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação do Professor Frente às Teorias e Concepções Pedagógicas Contemporâneas

Por:   •  11/4/2022  •  Monografia  •  1.960 Palavras (8 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

 [pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

São Paulo

2021

[pic 6]        [pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


        Sumário        

  1. INTRODUÇÃO        3
  1. A formação do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas.

..............        4

3- A ESCOLA EM TEMPOS ATUAIS. .....................................................................................................................................6

4-  O PAPEL DO PROFESSOR NA ATUALIDADE .....................................................................................................................................9

5- A FORMA DE AVALIAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES  DE ENSINO.....................................................................................................................10

6- CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................11

7-REFERÊNCIAS ......................................................................................................12

  1. Introdução.

   O trabalho apresentado traz o tema: A formação do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas,

  • Avaliação na Educação
  • História da Educação
  • Teorias e Práticas do Currículo
  • Sociologia da Educação  
  • Educação Formal e Não Formal
  • Práticas Pedagógicas: Gestão da Sala de aula.
  • Didática.

 Neste trabalho irei apresentar como se deu a evolução da educação, e como os professores atuais estão inserindo a sociedade estes modelos de educação.

Considerando o início da educação e as grandes reformas e constituições e as mudanças, trazendo até novas formas para avaliar os alunos na sala de aula.

2 - Desenvolvimento.

A formação do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas.

 A História da Educação.

                  Em nossa história de Educação traçamos uma linha do tempo em que inicia alfabetização trazida pelos Jesuítas que aproveitavam a religião e inseriam no povo local a educação. Os modos pedagógicos dos Jesuítas percorreram por cerca de 210 anos. Com a chegada de Marque do Pombal que expulsa os Jesuítas e assim com a chegada da Família Real, trazendo cursos que não tínhamos no Brasil. Em 1891 com a Constituição do período Republicano (que predominou em todo período colonial)Que prioriza o ensino nas escolas públicas. Quando Getúlio Vargas assume a Presidência Provisória, há uma queda na educação primaria priorizando assim apenas a mão de obra. E em 1931 o governo Provisório sancionam o decreto 19.850 de educação segundaria e as universidades Brasileiras, e é criado o ministério de Educação e saúde pública. E ainda em sua presidência, em 1934 Promulgação da 3º Constituição Brasileira. Nasceu em 1937 Estado novo, e a UNE. Mas a Educação Brasileira só irá passar por mudanças representativas em 1945 com o fim do Estado novo.1948 tem a apresentação da LDB, que só 1961 veio a regulamentação em da Lei 4.024.       Considerando o início do Educação, se comparada a dos dias atuais, vejo grandes mudanças, em que o aluno tem mais aberturas para apresentar as suas opiniões, deixando assim um ambiente de sala de aula mais democrático. Os professores passaram por grandes reformas na educação aonde tiveram os trabalhos com crianças especiais incluindo-as nas salas de aulas.

3. A Escola em tempo atuais.

         A Escola é uma união de pessoas com culturas diferentes e, tem a sua frente nas salas de aulas os professores, e que acima destes tem os coordenadores e diretores, sabendo assim que os conteúdos não nasciam, na sala de aula e sim por seus gestores ou a equipe diretiva da unidade tem seu papel na organização do projeto escolar, envolvida na implementação e construção do projeto. Assim, professores e estudantes são fundamentais na articulação do projeto da escola. Nas escolas, todos são corresponsáveis e trabalham juntos na construção de uma educação de qualidade. Esse modelo não iniciou com esse formato, essa alteração aconteceu a pouco tempo e pensando nessa perspectiva, a educação nas salas de aula ficaram mais produtivos e didáticos, com a participação dos alunos nas salas. Pensando em uma escola nas atualidades, a equipe de professores identifica as expectativas e necessidades de acordo dos seus estudantes e propõe ou articula oportunidades educativas para atender as necessidades de acordo com cada aluno.

         Os Professores atuais precisam carregar em sua jornada algumas, características capazes de transformar além das salas de aulas. E em seu período escolar, considerar o estudante durante todo o tempo em que está na escola e não apenas na sua sala de aula. Equipe Administrativa e Direção, fica encarregado de apontar necessidades da Instituição, propor projetos e ações inovadoras e se envolver com atividades dos planos que passem da sala de aula. A equipe gestora deve estimular que seu corpo docente acesse novas propostas de Planos educacionais e que conheça novas formas de ensinar essas parcerias acontecem com os pais dos alunos e com os professores da instituição de ensino. O professor deve olhar para o aluno acolhedora, buscando identificar suas diferentes dimensões formativas e como sua atuação. Para garantir o envolvimento desse professor, ele precisa ter tempo na escola. Assim, é fundamental que a gestão pública invista na dedicação exclusiva de professores na escola e que estes tenham garantidas horas de planejamento remuneradas. O plano de carreira do docente deve valorizar seu vínculo com a escola, mantendo os Professores em constantes crescimentos. O professor precisa receber opinião constante de seus gestores e coordenadores pedagógicos. A escola é, muitas vezes, o único local de convívio social dos jovens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (273.1 Kb)   docx (242.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com