TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR FRENTE AS TEORIAS E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS

Por:   •  2/1/2023  •  Dissertação  •  1.631 Palavras (7 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

        INTRODUÇÃO        3

1 A FORMAÇÃO DO PROFESSOR FRENTE AS TEORIAS E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS        4

2 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM -PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DAS CONCEPÇÕES AVALIATIVAS: CLASSIFICATÓRIA E FORMATIVA        4

2.1 Avaliação classificatória        4

2.2 Avaliação formativa        5

3. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – JUSTIFICANDO A RELEVÂNCIA DO PROFESSOR CONHECER COMO SE DEU A CONSTRUÇÃO DO PERCURSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO        5

4. CURRÍCULO ESCOLAR – PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DAS TEORIAS CURRICULARES: NÃO CRITICA OU TRADICIONAL, CRITICA E PÓS-CRITICA        5

4.1 Teoria não critica ou tradicional        6

4.2 Teoria critica        6

4.3 Teoria pós-critica        6

5. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DE SALA DE AULA – EXPOR COMO A GESTÃO DA SALA DE AULA, OU SEJA, AS PRÁTICAS DE ENSINO PODEM OPORTUNIZAR A MELHORIA DA APRENDIZAGEM.        7

6. DIDÁTICA – COMENTAR A RESPEITO DA ATUAÇÃO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS APRENDIZAGENS.        7

CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

  1. INTRODUÇÃO

Na contemporaneidade há vários desafios no processo educativo, é preciso mudar o paradigma de ensino, de um modelo passivo onde o aluno que antes era um mero receptor de informações, para um sujeito dinâmico, interativo, construtivo e crítico.

Nesse novo cenário o professor tem que assumir um novo papel, deixar de ser aquele que exclusivamente detém a informação e assumir o papel de facilitador e mediador do conhecimento, auxiliando o aluno na superação de obstáculos, possibilitando seu auto realização e desenvolvimento integral, formando não apenas para o mercado de trabalho, mas também como cidadãos críticos e transformadores.

Diante desse contexto aparecem novos desafios e demasiadas demandas, das práticas de ensino as quais o educador do século XXI terá que enfrentar para atender as exigências do contexto atual, para tal enfrentamento se faz necessário uma ressignificação dessas práticas, sendo a formação inicial e continuada uma solução para vencer esses desafios.

Como a formação de uma identidade docente acontece através de experiências tanto pessoais, acadêmicas como profissionais, cabe aos estudantes (futuros educadores) na formação inicial, como os que fazem cursos de educação continuada, por sentirem necessidade de se aprimorar devido a pratica no seu dia a dia, se atualizar sobre as novas teorias e concepções pedagógicas contemporâneas.

1 A FORMAÇÃO DO PROFESSOR FRENTE AS TEORIAS E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS

Devido aos novos paradigmas da educação na contemporaneidade faz-se necessário ao futuro educador se preparar para as novas demandas que surgem a cada dia, lembrando que os indivíduos não nascem professores, mas se formam à medida que aprendem, interagem e constroem sua identidade docente.

O papel do professor deixa de ser o único detentor do conhecimento enquanto o aluno apenas absorve e replica o conteúdo e se torna um mediador e facilitador do aprendizado, interagindo com o aluno de forma dinâmica, não só ensinando, mas também aprendendo.

Neste contexto é de extrema importância a formação inicial e continuada, com o educador assumindo o papel de pesquisador, para suprir suas necessidades de aperfeiçoar suas habilidades e de constante construção de seu conhecimento.

2 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM -PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DAS CONCEPÇÕES AVALIATIVAS: CLASSIFICATÓRIA E FORMATIVA

Para se entender como se fundamenta os objetivos e procedimentos da avalição, temos que questionar qual é a relação entre construção de conhecimento e avaliação. Existem várias nomenclaturas e correntes sobre práticas avaliativas, mas a literatura mostra duas tendências a classificatória e a formativa.

2.1 Avaliação classificatória

Ela serve para classificar o aluno emitindo um juízo de valor, geralmente é realizada ao final do curso, para quantificar o que o aluno aprendeu durante o curso a partir de um conteúdo previamente determinado

2.2 Avaliação formativa

A avaliação formativa da informação ao professor, como está o nível de aprendizagem do aluno, onde o professor pode avaliar o aprendizado deste aluno gerando um feedback para que este aluno entenda o que e como aprendeu, como também seu próprio método de ensino fazendo ajustes para ajudar o aluno em suas dificuldades e superar obstáculos, está avaliação se relaciona ao processo de ensino e aprendizagem.

3. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – JUSTIFICANDO A RELEVÂNCIA DO PROFESSOR CONHECER COMO SE DEU A CONSTRUÇÃO DO PERCURSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO

O conhecimento da história da educação para o estudante de pedagogia assim como para professor se faz de suma importância, pois a partir do conhecimento da história da educação se conhece os fatos ocorridos no passado e entende-se como esses fatos influenciam nos dias de hoje, isso capacita o professor a entender as continuidades e mudanças das práticas pedagógicas, possibilitando que ele pense criticamente suas ações, contribuindo assim para a renovação da escola e pedagogia.

4. CURRÍCULO ESCOLAR – PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DAS TEORIAS CURRICULARES: NÃO CRITICA OU TRADICIONAL, CRITICA E PÓS-CRITICA

É necessário que o professor conheça o currículo de sua área de atuação como também suas orientações, pois o currículo ao longo do tempo sofre transformações em suas definições por ser uma construção histórica e também cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (157.6 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com