TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação filosófica e sociológica do educador

Por:   •  4/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.578 Palavras (11 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Belo Horizonte- Unidade 2

Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia.

3 série

DISCIPLINAS NORTEADORAS: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA; DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO; APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA; INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO VIRTUAL; DIREITOS HUMANOS.

Desafio Profissional

Belo Horizonte,21/05/2015.

[pic 2]

Belo Horizonte- Unidade 2

Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia.

A formação filosófica e sociológica do educador.

Tema: 2

Desafio Profissional

Belo Horizonte,30/05/2016.

Resumo na língua vernácula.

Este trabalho visa em si, analisar o que pode interferir na aprendizagem do aluno.

Avaliando a escola, baseado na prova Brasil, julgando assim sua condição sócio-economica, cultural , e tudo que possa envolver na aprendizagem dos alunos.

Ajudando-a ou comprometendo-a.

Resumona lingua estrangeira

This work aims itself, analyze what can interfere with student learning.

Evaluating school, based on the evidence Brazil, so judging their socio-economic, cultural condition, and everything that might involve in student learning.

Helping them or committing to.

Sumário:

Introdução __________________________Pag 6

Desenvolvimento_____________________Pag7

  1.   O que é prova Brasil?______________Pág.8
  2.   Analise da escola ________________  Pág. 10
  3.  Comparação ____________________ Pág.16
  4.  Relatório________________________ Pág 17

Conclusão_________________________  Pág 18

Referências ________________________Pág 19

Introdução

Sabemos que as condições sociais, culturais e econômicas podem atrapalhar o desenvolvimento dos alunos, e isso é nítido nas notas obtidas pela prova Brasil, porém o que pode ser feito quanto a isso?

Por que esses alunos podem ser afetados quanto sua aprendizagem? A classe econômica de uma pessoa pode ajuda-la na hora dos estudos, a própria prova citada acima nos mostra essas respostas.

Nesse trabalho analisamos a nota que uma escola obteve nessa prova, e as condições dessa escola, e comparamos também com algumas outras escolas como escola de rede privada e federal.

Desenvolvimento

O que é Prova Brasil?

A Prova Brasil é uma avaliação do sistema públicode ensino do país. Realizada por amostragem com alunos de de 5° e 9° ano do EnsinoFundamentale do 3º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas urbanas e rurais que tenham pelo menos 20 alunos por série, a prova medirá os conhecimentosdos estudantes em leitura e resolução de problemas, além de ciências para as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.

O intuito, porém, não é avaliar apenas o aluno e sim utilizar os resultados obtidos para promover um diagnóstico da situação do ensino no país, já que os dados coletados na prova são usados para calcular o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). "O objetivo da Prova Brasil é avaliar como anda o direito de aprender dos alunos em cada escola, município, estado e no País, é avaliar e conhecer o sistema educacional brasileiro com profundidade. "A Prova Brasil possui um grande objetivo: avaliar como anda o direito de aprender dos alunos em cada escola, município, estado e no País", explica Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, secretária de Educação Básica do MEC em 2009. A prova é aplicada em alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e do e do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas rurais e urbanas de todo o Brasil, que tenham mais de 20 anos por série.

Ao contrário do que muitos pensam, a Prova Brasil não se preocupa em avaliar o aluno individualmente, e sim o sistema de ensino de cada escola, promovendo um balanço da situação educacional no país. A prova, aplicada em alunos do primeiro e último ano do Ensino Fundamental, não engloba todo o conteúdo do currículo escolar, mas sim as competências que alunos das faixas etárias em questão devem dominar.

"É muito importante que todos participem, pois reunindo os níveis de aprendizagem atingidos pelos alunos de uma determinada escola, para ter uma fotografia do ensino-aprendizagem da escola, que ratifica a importância da prova também em escala nacional. "Posteriormente, reunindo os níveis de aprendizagem das escolas do município para ter um álbum da rede de ensino, e assim por diante, até ter um grande retrato da educação brasileira", completa.

Os professores devem incentivar os alunos e ressaltar a importância da prova é essencial, porém não é o suficiente. Os resultados da Prova Brasil podem ser um grande aliado dos professores. "Em cada escola os profissionais de ensino têm a oportunidade de articular seus resultados com os das avaliações por eles produzidas em sala de aula. Essa articulação ajuda o professor a reorientar suas intervenções pedagógicas em busca da melhoria das aprendizagens das crianças, jovens e adolescentes", diz.

Além disso, antes mesmo da prova, os professores e gestores podem conferir a lista de descritores exigidos e assim tentar reforçar algum conteúdo que possivelmente esteja defasado.

Cabe aos pais incentivar os filhos a fazer a prova e a estudar durante todo o ano também. Apesar de não entrar no boletim, é importante que fique claro aos pais e alunos que esse é um método de avaliar o sistema de ensino brasileiro e não os alunos individualmente, exatamente por isso, a participação de cada um torna-se essencial para compor os resultados totais.

Explique a ele que, com a Prova Brasil e com o Saeb, ele vai ganhar coisa mais importante que pontos no boletim: vai contribuir para a melhoria da educação pública nacional. E vai ser beneficiado diretamente com isso.

Além disso, verificar as notas da escola do seu filho, da sua cidade e cobrar melhorias das autoridades e gestores também é muito importante. Só assim melhorias efetivas podem acontecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (238.2 Kb)   docx (75.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com