TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTAO ESCOLAR: TEORIA E PRATICA.

Por:   •  16/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.649 Palavras (7 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

PCC: GESTAO ESCOLAR: TEORIA E PRATICA.

VALERIA C. DA SILVA CONCEIÇÃO.

MATRÍCULA: 201902605543

DUQUE DE CAXIAS

2020

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

A GESTÃO EM REDES PRIVADAS DE ENSINO.

Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática e Estágio Supervisionado em Gestão das Organizações Escolares sob a orientação da Professora Caroline Kern

 Curso: Pedagogia

DUQUE DE CAXIAS

2020

[pic 3]

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

“PROFESSOR NÃO É O QUE ENSINA,

MAS O QUE DESPERTA O ALUNO

 “A VONTADE DE APRENDER”

(Jean Piaget)

SUMÁRIO

  1. Introdução----------------------------------------------------------------------------- 5
  1.  Caracterização da Escola e da Turma Observada ---------------------  6

3-Caracterizações da Equipe Gestora e Aspectos a

    serem observados--------------------------------------------------------------------- 8

4-Considerações Finais --------------------------------------------------------------- 9

5- Referências ---------------------------------------------------------------------------- 9

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem a finalidade de apresentar a Gestão das Organizações Escolares em redes privadas. Foi realizado no Centro Educacional Ramos Mota, localizado em Rua Nossa Senhora da Conceição, lote1 quadra 7, Duque de Caxias, Rio de Janeiro.

  Tendo como foco de observação e participação no cotidiano escolar, especialmente nos aspectos de estrutura e funcionamento da organização e comunicação diante do trabalho de uma equipe de gestão escolar.

     O objetivo da observação e da participação dentro do ambiente escolar, é conhecer as dificuldades diante as atividades realizadas de uma equipe de gestão, e também das relações entre esta equipe e as demais pessoas que fazem parte da comunidade escolar. Dentre as práticas oferecidas, o gestor democrático favorece a compreensão da realidade escolar; articula conhecimentos, habilidades e atitudes em ambiente de atuação profissional; identifica afinidade em ambientes de futuras atuações profissionais; possibilita a investigação e a vivência de projetos pedagógicos teoricamente sustentados; dá oportunidade para a prática dos conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso de Pedagogia. Esta ação contribuiu para minha formação, porque tenho a oportunidade de atuar sobre uma realidade concreta e próxima.

            Na primeira parte foi caracterizada a escola e a equipe gestora descrevendo o funcionamento e estrutura da instituição, tentando fazer uma descrição geral do local observando sua estrutura física, o histórico da fundação e o levantamento do quadro de profissionais. Também caracterizei a equipe gestora observada.

            Na segunda parte está descrito o desenvolvimento e análise das atividades observadas e analisadas.

Na terceira parte se apresenta as considerações finais, concluindo todo trabalho observado e realizado.

            Esta experiência foi considerada uma oportunidade impar, pois aumentou o conhecimento na área de gestão escolar, atividade pedagógica que visão contato com a prática funcional para o exercício do trabalho

2-CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA EQUIPE GESTORA OBSERVADA

O Centro Educacional Ramos Mota é uma rede particular, localizado na Rua Nossa Senhora da Conceição - lt 01 qd 07, Duque de Caxias- Rio de Janeiro, CEP: 25233-070, seu email é: cermsecretaria@yahoo.com.br.

Instituição de pequeno porte que oferece turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I em dois turnos, matutino e vespertino. Sua clientela é de pessoas com o nível social médio e baixo e conta com transporte alternativo. A escola está situada entre um supermercado de grande movimento e uma padaria, próximos a Unidade de pronto atendimento do bairro Santo Antônio. A escola participa de programas de bolsas: Mais Educação e Educa Mais Brasil que disponibiliza vagas para todas as turmas com 50% de desconto durante seu ano letivo, bolsas que se renovam a cada inicio de ano proporcionando aos pais e alunos ensino de qualidade pagando um valor que cabe em seu bolso.

Os alunos da instituição são do próprio bairro, e muitos estudam no colégio pois, os pais já foram alunos da escola. Por gostarem da instituição e do processo de ensino e aprendizagem matricularam seus filhos no mesmo colégio.

        O Centro Educacional Ramos Mota, foi aberto em 1984 e sua administração é privada, localizada na área urbana do município de Duque de Caxias - RJ foi batizado com esse nome, pois carrega o sobrenome de suas fundadoras Maria da Glória Ribeiro Ramos e Maria Luzia dos Santos Mota, ambas as mãe e filha que juntas criaram a instituição e desde então vem fazendo o melhor para que as crianças tenham um bom ensino.

       

 A escola possui 6 salas de aula, 1 sala dos professores, 1 cantina,1 secretaria, 1 sala da diretora e 1 pátio onde são realizadas as aulas de educação física, ballet e danças em dias distintos. Na escola trabalham 11 funcionários e estão matriculados 150 crianças, em dois turnos, no período matutino tem turmas de JD II, 3°, 4° e 5° ano, entram ás oito horas, tem a pausa para o recreio ás dez horas e ás dez horas e trinta minutos os alunos retornam a sala saindo ao meio dia no período vespertino Jd I, Jd II, Jd III, 1° e 2° ano, entram ás treze horas, tem um intervalo para o lanche ás quinze horas e as quinze horas e trinta minutos retornam a sala para suas atividades sendo liberados ás dezessete horas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (135.8 Kb)   docx (775.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com