TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios Da Gestão Escolar Na Educação De Jovens E Adultos – Eja: Da Tecnologia A Novas Práticas Pedagógicas De Ensino Híbrido Alinhadas A Bncc

Por:   •  24/5/2023  •  Artigo  •  4.436 Palavras (18 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 18

GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

FACULDADE DOM ALBERTO

GESTÃO ESCOLAR

           Lucy Helena Zaniboni

        

   DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA: DA TECNOLOGIA A NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO HÍBRIDO ALINHADAS A BNCC

                         

ARARAS

2022

DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA: DA TECNOLOGIA A NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO HÍBRIDO ALINHADAS A BNCC

Lucy Helena Zaniboni

Declaro que sou autora deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais.

RESUMO

Desafios da gestão escolar na educação de jovens e adultos - EJA da tecnologia a novas práticas pedagógicas de ensino híbrido alinhadas a BNCC

Essa pesquisa teve como objetivo compreender a atuação da gestão escolar no trabalho multidisciplinar na elaboração e configuração de recursos pedagógicos que corroborem para o desenvolvimento educacional dos alunos da educação de jovens e adultos (EJA). Utilizou-se de metodologias de natureza básica de abordagem qualitativa, com objetivo exploratório e de procedimento bibliográfico. Após realizado a busca em periódicos como Scielo, Google Acadêmico e livros com a temática educação de Jovens e Adultos, passou se para a leitura crítica e analítica, dado a proposta investigativa de compreender práticas que corroborem que a atuação da gestão escolar. Os desafios colocados para a garantia do direito dos jovens e adultos à Educação são complexos, a tecnologia trouxe uma nova roupagem para as nossas salas de aula. O papel do professor no processo de curadoria, orientação e mediação da aprendizagem, necessita de acompanhamento e suporte da equipe gestora. Há um novo cenário sobre educar, novas pesquisas que que demonstrem metodologias eficazes e eficiente são de suma importância, estruturações metodológicas e procedimentos efetivos que agreguem de fato conhecimento, saber e atendam o direito a educação que a comunidade de EJA precisa, também colaborará com mais ferramentas de suporte, no auxilia a equipe escolar frente a aprendizagem dos alunos.  

 

PALAVRAS-CHAVE: educação de jovens e adultos. EJA. gestão escolar. BNCC. ensino híbrido.


  1. INTRODUÇÃO

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a modalidade de ensino destinada a garantir os direitos educativos dessa numerosa população com 15 anos ou mais que não teve acesso ou interrompeu estudos antes de concluir a Educação Básica. Conforme assinala Oliveira (1999), a modalidade não é definida propriamente pelo recorte etário ou geracional, e sim pela condição de exclusão socioeconômica, cultural e educacional da parcela da população que constitui seu público-alvo.

Quando procuramos pela identidade pedagógica dos cursos de EJA, na maior parte dos casos, nos deparamos com algo muito assemelhado ao antigo Ensino Supletivo: cursos acelerados voltados à reposição dos mesmos conteúdos escolares veiculados no ensino infantojuvenil. O currículo tende a ser pouco significativo e desconectado das necessidades de aprendizagem dos jovens e adultos. Além do risco de infantilização dos estudantes, essa abordagem compensatória ignora a riqueza de saberes das pessoas jovens e adultas, tendendo a vê-las como indivíduos aos quais faltam conhecimentos.

A questão que se coloca, então, é como tornar o ensino básico para os jovens e adultos mais relevante e atrativo, de modo a reverter a baixa procura, os elevados índices de abandono e o desprestígio da modalidade, e como a gestão escolar atua nesse processo.

Compromisso, entusiasmo e competência são ingredientes necessários às equipes pedagógicas em qualquer modalidade do ensino, mas o impacto de sua atuação depende em grande medida das condições em que realizam o trabalho educativo. Instalações físicas e financiamento adequados, valorização dos profissionais e assistência aos estudantes com alimentação, transporte e material são pré-requisitos para uma EJA mais relevante. Motivado por esses desafios que o EJA proporciona é que se adotou esse tema.

Experiências desse tipo podem ser encontradas nos movimentos por Educação e cultura popular que, inspirados no pensamento de Paulo Freire (1921-1997), marcaram a história brasileira na segunda metade do século XX, e em práticas contemporâneas conduzidas por governos, movimentos, universidades e organizações sociais (Di Pierro et al, 2008; Haddad et al, 2007; Luiz, 2013; Melo et al, 2011; Soares, 2011).

A primeira característica comum a essas iniciativas é o reconhecimento, o acolhimento e a valorização da diversidade dos educandos da EJA, pois antes de serem alunos, esses jovens e adultos são portadores de identidades de classe, gênero, raça e geração. Suas trajetórias de vida são marcadas pela região de origem, pela vivência rural ou urbana, pela migração, pelo trabalho, pela família, pela religião e, em alguns casos, pela condição de portadores de necessidades especiais. A percepção desses fatos é norte para os resultados almejado dessa pesquisa, que visa compreender atuações possíveis da gestão escolar no trabalho multidisciplinar.

Uma das consequências do reconhecimento da diversidade dos educandos é a admissão da heterogeneidade de suas necessidades de aprendizagem, motivações e condições de estudo, o que implica a estruturação de formas de atendimento diversificadas e flexíveis, capazes de acolher diferentes percursos e ritmos formativos. A compilação de práticas pedagógicas que proporcione uma leitura holística de diversos cenários possíveis, é benéfica para a comunidade acadêmica, bem como professores e alunos.

A flexibilidade na organização dos tempos e espaços de ensino e aprendizagem parece ser a chave para caracterizar as propostas pedagógicas inovadoras na EJA, ao lado da criteriosa seleção de conteúdos curriculares conectados ao universo sociocultural dos estudantes, com apoio de recursos didáticos em linguagem apropriada para essa faixa etária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (145.4 Kb)   docx (165.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com