TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Escolar teoria e Prática

Por:   •  28/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]
                          PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE

VENÂNCIA MARIA RODRIGUES

GESTÃO ESCOLAR TEORIA E PRÁTICA

DIALOGANDO, REFLETINDO E PRODUZINDO CONHECIMENTO REFLEXIVO.

BARUERI/SP

                                                                 2021

INTRODUÇÃO

Ao longo de toda matéria apresentada nesta disciplina fomos chamados a reflexão sobre a Gestão Escolar, o que nos trouxe um olhar novo, tirar o foco do professor, do educando  e olhar especificamente para a gestão desde seus primórdios, esse processo foi  de fundamental importância  porque durante ele tivemos a oportunidade de refletir sobre a aprendizagem e suas colaborações socioculturais, econômicas e políticas vistas de um novo angulo.

Este texto tem como objetivo principal refletir sobre a gestão escolar e traçar um paralelo entre a teoria e a prática.

Ao longo do semestre pesquisamos e aprendemos  sobre os teóricos que discutem  gestão escolar por isso esta reflexão está embasada nos trabalhos de alguns deles: José Carlos Libâneo que fala sobre a organização da gestão escolar, Heloisa Lück que enfatiza as dimensões da gestão escolar e suas competências, Vitor Henrique Paro que versa sobre a gestão democrática e participativa e Eliene Pereira da Silva que dá ênfase a importância do gestor para a instituição escolar.

Após esses breves estudos foi possível defini três eixos que nortearam o trabalho: a formação e qualificação do gestor escolar; os membros da direção e suas respectivas funções e a relação família/escola e comunidade, sem nos  a estas especificidades, a pretensão aqui é observar a Gestão Escolar como um todo à luz da leitura e observação dos fatos. Ao final da pesquisa  notamos que ainda há um distanciamento entre a teoria e prática no cotidiano escolar, mas que apesar das dificuldades existem profissionais da educação que estão dispostos a melhorem a realidade educacional e lutam para se manterem em constante formação.

DESENVOLVIMENTO

Como um processo social de formação humana, a educação se assenta sobre fundamentos, princípios e diretrizes para norteá-los e dar unidade e consistência às ações educacionais promovidas pelas escolas, na promoção da formação e aprendizagem das crianças, jovens e adultos que freqüentam o estabelecimento de ensino. (LÜCK, 2009, p.19)

 Este fragmento de LÜCK, destaca a educação como processo social de formação e  nos leva a refletir que o papel da gestão é fundamental para que essa formação seja bem sucedida. A gestão escolar é um aspecto fundamental, pois tem a função de coordenar as várias formas de trabalho da equipe escolar para que a educação oferecida seja de qualidade e alcance suas metas e desafios.

Ao pensar em uma gestão educacional eficaz existem vários fatores que devem ser levados em consideração, tanto no que diz respeito ao gestor, quanto ao ambiente escolar. O gestor educacional deve ter a capacidade de integrar todas as áreas de atuação presente na rotina escolar e de se dedicar a melhorar o desempenho da escola em todos os aspectos, deve ter disposição e criatividade para propiciar a sua equipe um ambiente de trabalho positivo e participativo. Deve o gestor se preocupar com o tipo de gestão desenvolvida e como se dá a participação, tanto de professores quanto de funcionários, nas decisões e objetivos a serem alcançados pela escola.

É  importante que o gestor tenha uma boa relação com a família e com a comunidade.      Sabemos da importância da parceria família/escola e cabe à gestão escolar e sua equipe proporcionar abertura suficiente para que a família se faça presente no ambiente escolar e contribua não só com a formação dos educandos, mas também com a melhoria da escola de uma maneira mais ampla. A participação comunitária na escola não se reduz apenas a um problema pedagógico, é também um problema político. A prática da autonomia implica uma valorização do papel da escola e a co-responsabilização de toda a comunidade educativa. Assim, pode-se entender que a participação não deve, de forma alguma, se restringir ao discurso ou mesmo até suas formas mais externas como as eleições para direção, as assembleias e reuniões, devem estar a serviço dos objetivos de ensino, especialmente da qualidade cognitiva dos processos de ensino e aprendizagem.

A formação e qualificação do gestor escolar

Uma formação permanente, que se prolongue por toda a vida, torna-se crucial numa profissão que lida [...] com a formação humana, numa época em que se renovam os currículos, introduzem-se novas tecnologias, acentuam-se os problemas sociais e econômicos, modificam-se os modos de viver e aprender, reconhece-se a diversidade social e cultural dos alunos. (LIBÂNEO, 2004, p. 227-228)

Responsável pelo desenvolvimento da escola em seus vários aspectos é de extrema importância que o gestor tenha uma formação que lhe permita desenvolver suas funções com competência e responsabilidade. Por isso cabe a este além da graduação ter uma qualificação específica na área da gestão escolar que lhe proporcione conhecimento e desenvolvimento de competências e habilidades que o ajudarão a desempenhar um trabalho de qualidade. Para que a equipe de gestão funcione de forma eficaz e eficiente é necessário que cada membro dessa equipe esteja apto a cumprir suas atividades e contribuir para o bom funcionamento da gestão escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com