TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO EDUCACIONAL

Por:   •  25/10/2017  •  Dissertação  •  1.561 Palavras (7 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como finalidade apresentar uma reflexão sobre o papel do pedagogo no ambiente escolar e não escolar. Logo, o pedagogo precisa de uma formação que abrange diversas possibilidades, não apenas a escola como única forma de educação possível.

“Todo educador sabe, hoje, que as práticas educativas ocorrem em muitos lugares, em muitas instâncias formais, não-formais, informais. Elas acontecem nas famílias, nos locais de trabalho, na cidade e na rua, nos meios de comunicação e, também, nas escolas. Não é possível mais afirmar que o trabalho pedagógico se reduz ao trabalho docente nas escolas. [...] A Pedagogia é mais ampla que a docência, educação abrange outras instâncias além da sala de aula, profissional da educação é uma expressão mais ampla que profissional da docência, sem pretender com isso diminuir a importância da docência” ( LIBÂNEO E PIMENTA 2002, p.29).

A educação não formal é aquela que ocorre longe dos estabelecimentos educativos formais, mas aponta certo grau de intenção e organização, surgindo para completar esse espaço. Com o crescimento na área de trabalho para os pedagogos, que não se limita unicamente aos espaços escolares e, por confiar na importância, deste progresso. Mesmo sabendo que o curso de licenciatura de Pedagogia destaca basicamente o meio escolar, prepara também o formando para exercer em espaços extraescolares.

(...) seria, pois, aquela estruturada, organizada, planejada intencionalmente, sistemática. Nesse sentido, a educação escolar convencional é tipicamente formal. Mas isso não significa dizer que não ocorra educação formal em outros tipos de educação intencional (vamos chamá-las de não-convencionais). Entende-se, assim, que onde haja ensino (escolar ou não) há educação formal (...) desde que nelas estejam presentes a intencionalidade, a sistematicidade e condições previamente preparadas, atributos que caracterizam um trabalho pedagógico-didático, ainda que realizadas fora do marco do escolar propriamente dito. (LIBANEO, 2001).

Na atualidade o curso de pedagogia adquire um aspecto diferenciado, ocorrem diversas mudanças complementando em suas diretrizes de formação com um caráter diversificado para o pedagogo, para que possa somar a sua graduação conhecimento para exercer tanto na área educação formal quanto informal.

“ O pedagogo, na atualidade, é chamado a trabalhar em diversos campos da sociedade,(...). Nesse contexto, contempla-se que,(...) o pedagogo está igualmente sendo convidado a atuar em diversas outras instituições sociais como empresas, sindicatos e hospitais”.(...).(FELDEN ET AL. 2013, p.76).

2 DESENVOLVIMENTO

O curso de pedagogia foi fundado no Brasil em 1939, e seu principal objetivo era a preparação de docentes para o ensino básico. Surgiu uma nova regulamentação do curso em 1961, com a origem da primeira Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, que manteve a formação do bacharel em pedagogia e anulou a separação entre licenciatura e bacharelado. No início dos anos 80 o curso de pedagogia foi duramente criticado devido a divisão técnica do trabalho na escola, certas faculdades de educação bloquearam as habilitações técnicas como: Supervisão, inspeção e orientação, e focaram somente na formação dos professores para o processo de ensino/aprendizagem em sala de aula. Em 1996 foi aprovada a nova LDB, onde as habilitações eram novamente inseridas, e assim perdurou até o ano de 2006, na qual ampliou a diversidade de atuação do pedagogo para ambientes extraescolares.

Diante da constante transformação que a sociedade tem sofrido, em consequência de diversos fatores sociais e econômicos, existe a necessidade de mudanças socioeducativas, e o pedagogo como agente transformador da sociedade devem acompanhar essa modificação, se transformando em um profissional com uma perspectiva mais abrangente sobre a educação, no sentido de não se restringir apenas a sala de aula. Ao fazer uma análise histórica, nota-se que a formação de pedagogos estava associada unicamente para trabalharem em sala de aula no processo de ensino e aprendizagem, desse modo, nos dias atuais tem se manifestado sobre a importância que o pedagogo tem para a sociedade, uma vez que, sua capacidade está além de uma instituição de ensino, mais sim em todo ambiente onde a necessidade de uma atividade educativa.

A atividade educativa que o pedagogo exerce abrange não somente a instituição de ensino como todo meio social. Conforme afirma Libâneo, (1999, p.17).

Em sentido mais amplo a educação compreende os processos formativos que ocorre no meio social, nos quais os indivíduos estão envolvidos de modo necessário e inevitável pelo simples fato de existirem socialmente, nesse sentido, a pratica educativa existe numa variedade de instruções e atividades decorrentes da organização econômica, política e legal uma sociedade, da religião, dos costumes, das formas de convivência humana. Em sentido restrito, a educação ocorre em instituições especificas, escolares ou não, com finalidade explicita de instrução e ensino mediante uma ação consciente, liberada e planificada, embora sem separa-se daqueles formativos gerais.

Desse modo, pode-se perceber que a atuação do pedagogo acontece em diferentes âmbitos e contextos, e que seu conjunto de práticas e operações tem influência no desenvolvimento humano. Consequentemente, podemos verificar por meio de informações de alguns pedagogos que a educação formal e a informal tem feitio político onde pretendem criar cidadãos capacitados de proporcionar mudanças na sociedade. Quer dizer, não procura somente ensinar assuntos no meio escolar, porém gerar cidadão completo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com