TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO PARTICIPATIVA

Por:   •  7/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.653 Palavras (7 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 7

GESTÃO PARTICIPATIVA

Autor: Romaildo Costa Sousa, Dalveci Costa Souza [1]

Tutor externo: Railda Machado dos Santos[2]

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia (PED2163)

Estágio Curricular Obrigatório III - Gestão Educacional

26/11/2020

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo relatar o estágio realizado na escola, analisando a participação de todos os agentes da comunidade escolar, compreendendo a gestão democrática e participativa como um processo educativo. O estágio na área da gestão escolar permite relacionar os saberes dos gestores para o conhecimento dos educandos, que suscitou a participação de todos os componentes da escola para melhorar o ensino-aprendizagem. os gestores tem o desafio de democratizar os saberes e as práticas dentro da escola, procurando evoluir todos os sujeitos, assim que cada um assuma seu papel e prol de uma escola mais participativa e democrática. A escola é formada por sujeitos pensantes que lutam por uma sociedade mais coletiva, que visem o desenvolvimento e o comportamento de todos os setores da escola. Portanto, a gestão democrática se caracteriza como uma organização e uma unidade social que interage em si e sobre si mesma, através de processos que operam objetivos a serem alcançados pela instituição, para uma formação articulada e uma tomada de controle de decisões, para assim denominar uma gestão participativa e coletiva.

Palavras-chave: Gestão escolar, participação, aprendizagem.

 1 INTRODUÇÃO

Esta pesquisa trata a respeito da gestão escolar, tendo como ponto importante a gestão democrática, para o desenvolvimento do conhecimento dos educandos na sociedade atual. portanto, o gestor como uma liderança na escola, exercendo uma função complexa e diferenciada, e em outros momentos sendo um administrador e educador por isso o diretor necessita-se uma autoridade, coordenando os funcionários de maneira responsável e influenciando os trabalhos pedagógicos. Assim, os gestores escolares tem o desafio de democratizar os saberes e as práticas dentro da escola, procurando envolver todos os sujeitos, afim que cada um assuma seu papel em prol de uma escola mais participativa.

A escola é formada por sujeitos pensantes que lutam por uma sociedade participativa, cada membro e cada setor da escola deve assumir seu papel com qualidade a fim de alcançar os objetivos de forma articulada, é importante ter controle das decisões para a gestão ter o entendimento das ações educativas tanto nos conceitos de prática e teoria ponto final nesta pesquisa o gestor escolar deve ser democrático, permitindo a participação de todos em reuniões, valorizando as diversas opiniões da equipe de profissionais da escola, assumindo um papel de posturas diferentes e de maneira autoritária e não questionável.

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

O exercício de pensar a participação e a gestão escolar remete os seus objetivos da escola, no seu envolvimento na prática educativa que inclui toda a comunidade escolar. Partindo desse pressuposto, a gestão escolar tem a função de aproximar os setores da escola e comunidade, todos terão voz, opinião e sugestões e críticas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. O gestor atua na escola, através de uma gestão participativa, influenciam nos processos que se estabelecem no cotidiano escolar, além de ser responsável legal por toda a instituição e seus acontecimentos. Sua ação deve garantir o bom funcionamento da escola, tanto nos aspectos administrativos quanto pedagógicos, incluindo relacionamentos sociais. LÜCK(2004, p.32) afirma que:

É do diretor da escola responsabilidade máxima quanto a consecução eficaz da política educacional do sistema e desenvolvimento pleno dos objetivos educacionais, organizando, dinamizando e coordenando todos os espaços, nesse sentido é controlar todos os recursos para tal. Devido a sua posição central na escola, o desempenho desse papel exerce forte influência (tanto positiva como negativa) sobre todos os setores pessoais da escola.

Portanto, percebemos que algumas funções são inerentes a função do gestor, e devem ser consideradas como atividades de mediação constante, com a organização e estruturas das disciplinas e conteúdos a serem trabalhados pelos professores em sala de aula. O diretor escolar é responsável pelo funcionamento pedagógico e administrativo da escola, portanto, necessita dos dois conhecimentos, pois desempenha predominantemente a gestão geral e especificamente funções administrativas, repassando a parte pedagógica aos membros da escola, como coordenadores técnicos e professores etc. o diretor tem uma importância muito significativa de fazer com que a escola seja respeitada pela comunidade em geral, usando o seu potencial na promoção de um ambiente escolar educacional positivo respondendo ao questionamento de liderança e estimulando os professores, funcionários, paz, estudante para o bem da comunidade. Um local que busca o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem voltada para a construção do conhecimento no desenvolvimento de pessoas criativas e proativas na resolução de problemas e enfrentamento de dificuldades cotidianas (LÜCK 2000).

Portanto, as competências e habilidades devem ser observadas uma gestão democrática e participativa, relações intrapessoais e interpessoais e também a formação de opinião, tomada de decisões para criatividade e colaboração da equipe gestora para resolução de problemas.

Segundo Libâno: (2001, p.115)

Sendo assim as escolas podem passar seu próprio caminho envolvendo professores, alunos, funcionários, pais e comunidade próxima que se tornam corresponsáveis pelo êxito da instituição no final é assim que a organização da escola se transforma em estância educadora espaço de trabalho coletivo e aprendizagem..

A gestão democrática participativa é formada por diferentes reações: formação do conselho escolar, elaboração do projeto político-pedagógico de uma maneira coletiva e participativo; determinação e fiscalização da verba da escola pela comunidade escolar, transparência e prestação de contas; avaliação institucional da escola, professores, dirigentes estudantis e equipe técnica. Assim, na gestão democrática vai além do processo de tomada de decisões, ela identifica os problemas, acompanha e controla as ações na fiscalização e avaliação dos resultados. Dessa forma, com a democratização da gestão ampliada a participação das pessoas no ambiente escolar de maneira coletiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (241.7 Kb)   docx (324.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com