TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GRAVIDEZ DA ADOLESCÊNCIA

Por:   •  2/9/2019  •  Monografia  •  4.653 Palavras (19 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 19

REGIANE MIRANDA

GRAVIDEZ DA ADOLESCÊNCIA

[pic 1]

        

PIRACICABA

2016


[pic 2]

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus por ter me ajudado até aqui chegar, me dando força e direção para enfrentar os muitos obstáculos que encontrei no longo dessa jornada de 2 anos e meio, peço a Ele que me ilumine, me guie nesta nova jornada da vida que trilharei, para que os conhecimentos obtidos ao longo deste curso eu consiga  exercer com sabedoria e dedicação e  para a transformação de um mundo melhor,  agradeço a minha família que muito me ajudou e me apoiou para alcançar mais uma etapa da minha vida, agradeço também a minha professora EVELINE por sua paciência  e compreensão de me ajudar na realização desde.


[pic 3]

RESUMO

A gravidez na adolescência está associada a vários fatores biológicos, psicológicos e sociais, onde os maiores índice de gravidez na adolescência está associada a uma situação de pobreza, a um nível escolar baixo, ao pouco conhecimento sobre os métodos contraceptivos e a não importância que os próprios adolescentes dão aos métodos e à atividade sexual iniciar em idade precoce, podendo assim ter a gravidez não desejada. A gravidez na adolescência em alguns casos está relacionada a uma série de conflitos, onde muitas adolescentes engravidam para prender o namorado, pelo desejo de ser mãe, para sair da casa dos pais, por carência afetiva, ou simplesmente para agredir os pais. A gravidez na adolescência é considerada de alto risco, tanto para a mãe como para o bebe, as patologias mais comuns encontradas foram abortos, toxemia, anemia, infecção urinaria.  Estas são doenças que afetam diretamente a saúde materna e fetal. São patologias que podem ser controladas se feito o pré-natal de maneira correta. O pré-natal é parte fundamental no processo de desenvolvimento gestacional saudável, sua função principal é a assistência à gestante durante o período de gestação até o nascimento do bebê.

Palavras-chave:  Gravidez. Adolescência. Gestante. Enfermagem.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        7

2 OBJETIVOS        9

3 MATERIAL E MÉTODO        10

4 CONCEITOS GERAIS        12

4.1 A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL        16

5 ALTERAÇÕES FIFIOLÓGICAS DA GRAVIDEZ        17

5.1 SISTEMA REPRODUTOR        17

5.2 SISTEMA DIGESTIVO        18

5.3 SISTEMA RESPIRATÓRIO        18

5.4 SISTEMA CIRCULATÓRIO        18

5.5 SISTEMA URINÁRIO        19

5.6 SISTEMA NERVOSO        18

5.7 OUTRAS MODIFICAÇÕES        18

6 FASES DA GESTAÇÃO        21

7 ALGUMAS COMPLICAÇÕES NA GESTAÇÃO PRECOCE        22

7.1 TOXEMIA GRAVÍDICA        22

7.2 ABORTO        22

7.3 ANEMIA        23

7.4 INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIO (ITU)        23

8 CONCLUSÃO        24

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        25


1 INTRODUÇÃO

        A adolescência é uma fase da vida cheia de conflitos e dificuldades físicas, psicológicas e sociais, porém, todos esses aspectos fazem parte dessa etapa e são fundamentais para seu amadurecimento. A adolescente vê seu corpo mudando, independentemente de sua vontade, onde passa a ter novos papéis e viver o desprendimento dos pais da infância, sofrendo por não estarem preparados para tantas mudanças e, por não estarem preparados, o humor oscila e eles por vezes começa a ter comportamentos incompreendidos e não aceitos pelos pais. Os adolescentes são facilmente influenciados pela mídia.  Eles se mostram mais agressivos com as figuras paternas, vive uma relação de ambivalência, ora sentem amor, ora raiva.  

        O adolescente é também visto num contexto histórico e subjetivo, onde para alguns, serem adolescente é depender financeiramente dos pais. A gravidez na adolescência é um problema sério de saúde pública enfrentado em vários países. No Brasil não é diferente, estudos revelam que a cada ano cresce o número de adolescentes grávidas com idade entre 10 e 19 anos.  Como consequência, aumenta os casos de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) entre os adolescentes (SANTOS; SCHOR, 2003).

[pic 4]

Figura 1. Comparação entre alunos de escolas privadas e alunos de escolas públicas dos motivos atribuídos para o uso irregular de preservativos.

        Em uma pesquisa realizada entre adolescentes de escola privada e pública (Figura 1) é possível notar que dentre os motivos alegados pelos adolescentes para o não uso de preservativos, não é citada a falta de conhecimento de métodos contraceptivos, ou seja, os adolescentes sabem como prevenir a gravidez, porém não colocam em prática esses métodos por diversos motivos, entre eles a “quebra do clima” e por “não acharem necessário o uso”.

        Outro dado interessante que o gráfico traz é que 20% dos alunos da escola privada dizem não saber usar o preservativo, este número é o dobro do observado para a escola pública, o que nos leva a pensar que os alunos da rede pública têm um maior conhecimento sobre o uso de preservativo. O estudo também revela uma despreocupação por parte dos adolescentes com as Doenças sexualmente transmissíveis, as chamadas DST’s.

        A gravidez na adolescência é considerada de alto risco se comparada com gravidez de mulheres em idade de reprodução. O aumento de casos de gravidez na adolescência está relacionado ao início cada vez mais precoce das relações sexuais e da falta de importância que os adolescentes não dão em relação de como se prevenir, e de como utilizar corretamente os métodos contraceptivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (776.2 Kb)   docx (577 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com